REPORTING FINANCEIRO

REPORTING FINANCEIRO
01
Mai

A formação Reporting Financeiro é a ideal para quem pretende desenvolver as suas competências de modo a ter uma melhor gestão financeira da sua empresa. Dirigida a todos os responsáveis da área financeira, esta formação permite conhecer os princípios gerais do reporting financeiro.

Objetivos da formação Reporting Financeiro

  • Determinar as fontes de informação a ter em conta no reporting
  • Conhecer e aplicar os principais instrumentos de reporting
  • Avaliar as melhores ferramentas de gestão da informação para melhorar o processo de decisão e controlo da empresa
  • Apresentar o reporting com um calendário estruturado, de forma clara e precisa e com dados fiáveis

A Quem se Dirige

Diretores de controlo de gestão, diretores de administração e contabilidade, diretores financeiros, responsáveis de consolidação e reporting, controllers, assessores e consultores,

Programa

PRINCÍPIOS GERAIS DO REPORTING

  • A importância do reporting como instrumento de gestão para a tomada de decisões e de controlo da atividade financeira da empresa
  • As áreas e profissionais da empresa envolvidas na elaboração do reporting
  • Identificação dos desafios e objetivos do reporting financeiro

 

ESTRUTURAR E ELABORAR O REPORTING FINANCEIRO

  • Avaliação e definição das necessidades da empresa em matéria de reporting
  • Fontes de informação a ter em conta no reporting
  • Os elementos do reporting financeiro
  • Medição do nível de atividade e rentabilidade
  • Indicadores que mais se adaptam à sua atividade
  • Indicadores flexíveis que se adaptam à mudança de estratégia
  • Reporting interno vs externo
  • Principais instrumentos de reporting
  • Grupos de empresas: como articular de maneira óptima o reporting matriz / filiais

 

IMPLEMENTAR UM PROCESSO DE REPORTING FINANCEIRO OU MELHORAR O EXISTENTE

  • Checklist dos instrumentos utilizados: bases de dados, quadros, ferramentas específicas de reporting
  • Determinar o calendário de reporting e periodicidade do seguimento

 

OTIMIZAR A APRESENTAÇÃO ORAL E ESCRITA DO REPORTING

  • Determinar e validar os suportes a utilizar para o reporting
  • Identificar os destinatários e estruturar a informação adaptada a eles
  • Redigir de forma clara, precisa e exata utilizando gráficos e tabelas

Metodologia da formação Reporting Financeiro

Conhecer as melhores práticas de um processo de reporting.

Formador

Sérgio Rosa

Doutorado em Economia, Mestre em Gestão de Empresas, licenciado em Contabilidade e Auditoria e com Bacharel em Contabilidade e Administração. Possui ainda o título de Especialista em Contabilidade e é docente do ensino superior lecionando em licenciaturas, mestrados e MBA.
Certificado pelo IEFP, possui uma vasta experiência como formador, com cerca de 5.000 horas de formação na área das Ciências Empresariais com especial enfoque nas áreas da Contabilidade e Fiscalidade, Análise e Gestão Financeira e Controlo de Gestão. Com uma experiência profissional alicerçada não só no Ensino mas também, numa componente prática, na área da Contabilidade (Contabilista Certificado (CC)), Finanças e Controlo de Gestão nos setores da Indústria, do Comércio e dos Serviços. Sócio-Gerente de uma empresa de Contabilidade, Gestão.

Código da Formação: 1971507

Preço: Sob consulta

Duração: 7 horas

Quer uma formação à medida para a sua empresa?

  • Determinar as fontes de informação a ter em conta no reporting
  • Conhecer e aplicar os principais instrumentos de reporting
  • Avaliar as melhores ferramentas de gestão da informação para melhorar o processo de decisão e controlo da empresa
  • Apresentar o reporting com um calendário estruturado, de forma clara e precisa e com dados fiáveis

Diretores de controlo de gestão, diretores de administração e contabilidade, diretores financeiros, responsáveis de consolidação e reporting, controllers, assessores e consultores,

PRINCÍPIOS GERAIS DO REPORTING

  • A importância do reporting como instrumento de gestão para a tomada de decisões e de controlo da atividade financeira da empresa
  • As áreas e profissionais da empresa envolvidas na elaboração do reporting
  • Identificação dos desafios e objetivos do reporting financeiro

 

ESTRUTURAR E ELABORAR O REPORTING FINANCEIRO

  • Avaliação e definição das necessidades da empresa em matéria de reporting
  • Fontes de informação a ter em conta no reporting
  • Os elementos do reporting financeiro
  • Medição do nível de atividade e rentabilidade
  • Indicadores que mais se adaptam à sua atividade
  • Indicadores flexíveis que se adaptam à mudança de estratégia
  • Reporting interno vs externo
  • Principais instrumentos de reporting
  • Grupos de empresas: como articular de maneira óptima o reporting matriz / filiais

 

IMPLEMENTAR UM PROCESSO DE REPORTING FINANCEIRO OU MELHORAR O EXISTENTE

  • Checklist dos instrumentos utilizados: bases de dados, quadros, ferramentas específicas de reporting
  • Determinar o calendário de reporting e periodicidade do seguimento

 

OTIMIZAR A APRESENTAÇÃO ORAL E ESCRITA DO REPORTING

  • Determinar e validar os suportes a utilizar para o reporting
  • Identificar os destinatários e estruturar a informação adaptada a eles
  • Redigir de forma clara, precisa e exata utilizando gráficos e tabelas

Conhecer as melhores práticas de um processo de reporting.

Sérgio Rosa

Doutorado em Economia, Mestre em Gestão de Empresas, licenciado em Contabilidade e Auditoria e com Bacharel em Contabilidade e Administração. Possui ainda o título de Especialista em Contabilidade e é docente do ensino superior lecionando em licenciaturas, mestrados e MBA.
Certificado pelo IEFP, possui uma vasta experiência como formador, com cerca de 5.000 horas de formação na área das Ciências Empresariais com especial enfoque nas áreas da Contabilidade e Fiscalidade, Análise e Gestão Financeira e Controlo de Gestão. Com uma experiência profissional alicerçada não só no Ensino mas também, numa componente prática, na área da Contabilidade (Contabilista Certificado (CC)), Finanças e Controlo de Gestão nos setores da Indústria, do Comércio e dos Serviços. Sócio-Gerente de uma empresa de Contabilidade, Gestão.

Course Content

Time: 7 hours
Currículo está vazio

Instructor

Formações ajustadas ao seu negócio

FORMAÇÕES À MEDIDA

Provocamos e aceleramos processos de mudança com a implementação e desenvolvimento de soluções pragmáticas orientadas para os resultados

SABER MAIS