REESTRUTURAÇÃO E DIMENSIONAMENTO DE QUADROS – Live Training

Reestruturação_dimensionamento_quadros_elearning
14
Abr

Objetivos

  • Saber como preparar uma reestruturação enquadrada com a legislação laboral
  • Identificar vantagens e desvantagens de todas as medidas que se podem tomar como alternativa ao despedimento
  • Valorizar o papel da comunicação interna e externa como fator chave para o processo de reestruturação

A Quem se Dirige

• Diretores de recursos humanos
• Chefes de departamento de recursos humanos
• Responsáveis de relações laborais
• Consultores
• Advogados / Assessores jurídicos

Programa

INICIAR UM PLANO DE REESTRUTURAÇÃO DE QUADROS

  • Causas que podem originar uma reestruturação da empresa
  • Aspetos a considerar antes de iniciar uma reestruturação
  • Avaliar e elaborar um diagnóstico da situação
  • Quem se responsabiliza pelo plano de reestruturação
  • Que canais e ferramentas de comunicação interna utilizar para manter toda a empresa informada de todo o processo
  • Como anunciar de forma pouco traumática os cortes e as mudanças organizativas da empresa

 

A REESTRUTURAÇÃO DA EMPRESA TENDO EM CONTA A LEGISLAÇÃO LABORAL

  • Despedimento individual / despedimento coletivo
  • Documentação necessária
  • Intervenientes na negociação
  • Como calcular as indemnizações

 

POSTOS DE TRABALHO AFETADOS PELO DESPEDIMENTO COLETIVO – A AVALIAÇÃO DOS POSTOS DE TRABALHO

  • Como realizar uma redução de pessoal de forma “humana”
  • Que critérios ter em conta no momento de selecionar os trabalhadores que vão ser despedidos

 

OUTRAS PRÁTICAS A ADOTAR DURANTE UM PROCESSO DE REESTRUTURAÇÃO

 

MINIMIZAR O IMPACTO DO REAJUSTE DOS QUADROS NOS TRABALHADORES QUE PERMANECEM NA EMPRESA

  • Efeitos de uma reestruturação no ânimo e motivação dos trabalhadores que permanecem
  • Evitar a falta de motivação e a baixa de produtividade
  • Importância da comunicação interna na hora de gerar confiança mútua entre a empresa e os colaboradores

Metodologia

O Live Training tem por base uma metodologia ativa e colaborativa baseada na troca de experiências e interação entre os participantes e o facilitador.

Será utilizada uma plataforma digital:
user frendly, fácil de usar o que permite que todos consigam facilmente entrar e utilizar as suas funcionalidades,
interativa, que permite ao facilitador fazer uma dinamização muito idêntica à que é feita na formação presencial
com ambiente colaboração virtual – todos os participantes se podem ver uns aos outros e interagir uns com os outros e comunicar através do formato verbal ou escrito em tempo real
que permite trabalhos de grupo, desenvolvidos em salas paralelas à classe principal
que permite partilha de documentos, em qualquer formato e em tempo real

Formador

Código da Formação: 1971204

Preço: Sob consulta

Duração: 1 dia

Quer uma formação à medida para a sua empresa?

  • Saber como preparar uma reestruturação enquadrada com a legislação laboral
  • Identificar vantagens e desvantagens de todas as medidas que se podem tomar como alternativa ao despedimento
  • Valorizar o papel da comunicação interna e externa como fator chave para o processo de reestruturação

• Diretores de recursos humanos
• Chefes de departamento de recursos humanos
• Responsáveis de relações laborais
• Consultores
• Advogados / Assessores jurídicos

INICIAR UM PLANO DE REESTRUTURAÇÃO DE QUADROS

  • Causas que podem originar uma reestruturação da empresa
  • Aspetos a considerar antes de iniciar uma reestruturação
  • Avaliar e elaborar um diagnóstico da situação
  • Quem se responsabiliza pelo plano de reestruturação
  • Que canais e ferramentas de comunicação interna utilizar para manter toda a empresa informada de todo o processo
  • Como anunciar de forma pouco traumática os cortes e as mudanças organizativas da empresa

 

A REESTRUTURAÇÃO DA EMPRESA TENDO EM CONTA A LEGISLAÇÃO LABORAL

  • Despedimento individual / despedimento coletivo
  • Documentação necessária
  • Intervenientes na negociação
  • Como calcular as indemnizações

 

POSTOS DE TRABALHO AFETADOS PELO DESPEDIMENTO COLETIVO – A AVALIAÇÃO DOS POSTOS DE TRABALHO

  • Como realizar uma redução de pessoal de forma “humana”
  • Que critérios ter em conta no momento de selecionar os trabalhadores que vão ser despedidos

 

OUTRAS PRÁTICAS A ADOTAR DURANTE UM PROCESSO DE REESTRUTURAÇÃO

 

MINIMIZAR O IMPACTO DO REAJUSTE DOS QUADROS NOS TRABALHADORES QUE PERMANECEM NA EMPRESA

  • Efeitos de uma reestruturação no ânimo e motivação dos trabalhadores que permanecem
  • Evitar a falta de motivação e a baixa de produtividade
  • Importância da comunicação interna na hora de gerar confiança mútua entre a empresa e os colaboradores

O Live Training tem por base uma metodologia ativa e colaborativa baseada na troca de experiências e interação entre os participantes e o facilitador.

Será utilizada uma plataforma digital:
user frendly, fácil de usar o que permite que todos consigam facilmente entrar e utilizar as suas funcionalidades,
interativa, que permite ao facilitador fazer uma dinamização muito idêntica à que é feita na formação presencial
com ambiente colaboração virtual – todos os participantes se podem ver uns aos outros e interagir uns com os outros e comunicar através do formato verbal ou escrito em tempo real
que permite trabalhos de grupo, desenvolvidos em salas paralelas à classe principal
que permite partilha de documentos, em qualquer formato e em tempo real

Course Content

Time: 1 dia

Curriculum is empty

Instructor

Free
Duração :1 day
Formações ajustadas ao seu negócio

FORMAÇÕES À MEDIDA

Provocamos e aceleramos processos de mudança com a implementação e desenvolvimento de soluções pragmáticas orientadas para os resultados

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