PROTOCOLO E RELAÇÕES PÚBLICAS

Protocolo e Relações Públicas
24
Jun

Objetivos

  • Compreender as regras protocolares de forma a valorizar a imagem da empresa
  • Utilizar corretamente a comunicação oral e escrita
  • Identificar regras e procedimentos para um eventos profissional de sucesso
  • Saber como comunicar com os media

A Quem se Dirige

  • Diretores de comunicação
  • Responsáveis de relações públicas
  • Diretores gerais
  • Todas as pessoas que necessitem de conhecer as regras protocolares e das relações públicas

Programa

ENQUADRAMENTO AO PROTOCOLO E IMAGEM DA ORGANIZAÇÃO

  • Identificar a importância da imagem e do protocolo para a empresa
  • Principais conceitos do protocolo. A importância da 1ªimpressão
  • Características e competências das relações públicas ou chefe de protocolo

 

PROTOCOLO EMPRESARIAL

  • Tipo de evento
  • Equipa organizadora
  • Apresentações e cumprimentos
  • Precedências estabelecidas na lei e as precedências de cortesia
  • O papel e responsabilidades do anfitrião
  • Receção e acolhimento de visitantes
  • Saber como atuar em diferentes situações de acordo com as regras protocolares
  • Instrumentos e ferramentas de comunicação oral e escrita:

 

– ESCRITA: CARTAS, EMAILS, CONVITES. CARTÕES-DE VISITA.ETC….

 

– ORAL: POSTURA PRESENCIAL, TELEFONE E TELEMÓVEL

  • Refeições: escolha do local, da ementa, e decoração, distribuição das pessoas pelas mesas
  • Vestuário adequado a cada situação, formal e informal

EXERCÍCIOS PRÁTICOS: Planear e Organizar um evento. Analisar situações concretas de situações protocolares.

 

A RELAÇÃO COM OS MEDIA

  • A importância da comunicação numa organização e o papel das relações públicas
  • Estabelecer contatos personalizados com a diferente comunicação social
  • Elaborar e difundir comunicados: a imprensa escrita
  • Planear e organizar conferências e comunicados de imprensa. Conceção e produção de dossiers de imprensa

EXERCÍCIO PRÁTICO: Planear uma conferência de Imprensa

Metodologia

No final da formação, deverá conhecer e aplicar as regras de protocolo em contexto empresarial.

Formador

Rita Barrocas – Communication Manager – Sonae MC

Iniciou a sua experiência profissional como Relações Públicas no Gabinete de Protocolo e Relações Públicas da Câmara Municipal do Porto. Foi responsável pelas áreas de comunicação interna e assessoria mediática da Direção de Comunicação Institucional da Sonaecom e Optimus. Em 2004, foi Assessora de Imprensa nos Jogos Olímpicos de Atenas, tendo co-coordenado a comunicação social internacional no Complexo Olímpico de Helliniko, onde decorreram as provas de basquetebol e esgrima. Em 2008, assumiu a responsabilidade da Comunicação da Sonae, desempenhando funções de Assessora de Comunicação dos membros da Comissão Executiva da Sonae e dos restantes porta vozes da empresa (por exemplo: Eng. Belmiro de Azevedo – Chairman da Sonae, Dr. Luís Filipe Reis – CCCO da Sonae, …). Em 2011, passou a Coordenadora de Comunicação Externa da Sonae, nas vertentes de Comunicação Institucional e Assessoria Mediática. Em 2016, transitou para a Sonae MC para assumir o desafio de lançar a área de Comunicação Interna da empresa, com responsabilidade sobre a definição dos objetivos estratégicos da área, ações, budget e recursos humanos.
Paralelamente, é docente e formadora em cursos relacionados com Organização e Gestão de Eventos, Comunicação Empresarial, Relações Públicas, Protocolo e Gestão de Marca em várias instituições de ensino, tais como: ISMAI (Instituto Universitário da Maia), International Faculty for Executives (Grupo IFE), EGE – Atlantic Business School, entre outros.
Mestrada em Ciências de Comunicação – vertente Publicidade e Relações Públicas, na Universidade do Minho. Licenciatura em Relações Públicas pelo ISMAI e Curso Geral de Gestão pela EGP.

Código da Formação: 1971721

Preço: Sob Consulta

Duração: 2 dias

Quer uma formação à medida para a sua empresa?

  • Compreender as regras protocolares de forma a valorizar a imagem da empresa
  • Utilizar corretamente a comunicação oral e escrita
  • Identificar regras e procedimentos para um eventos profissional de sucesso
  • Saber como comunicar com os media
  • Diretores de comunicação
  • Responsáveis de relações públicas
  • Diretores gerais
  • Todas as pessoas que necessitem de conhecer as regras protocolares e das relações públicas

ENQUADRAMENTO AO PROTOCOLO E IMAGEM DA ORGANIZAÇÃO

  • Identificar a importância da imagem e do protocolo para a empresa
  • Principais conceitos do protocolo. A importância da 1ªimpressão
  • Características e competências das relações públicas ou chefe de protocolo

 

PROTOCOLO EMPRESARIAL

  • Tipo de evento
  • Equipa organizadora
  • Apresentações e cumprimentos
  • Precedências estabelecidas na lei e as precedências de cortesia
  • O papel e responsabilidades do anfitrião
  • Receção e acolhimento de visitantes
  • Saber como atuar em diferentes situações de acordo com as regras protocolares
  • Instrumentos e ferramentas de comunicação oral e escrita:

 

– ESCRITA: CARTAS, EMAILS, CONVITES. CARTÕES-DE VISITA.ETC….

 

– ORAL: POSTURA PRESENCIAL, TELEFONE E TELEMÓVEL

  • Refeições: escolha do local, da ementa, e decoração, distribuição das pessoas pelas mesas
  • Vestuário adequado a cada situação, formal e informal

EXERCÍCIOS PRÁTICOS: Planear e Organizar um evento. Analisar situações concretas de situações protocolares.

 

A RELAÇÃO COM OS MEDIA

  • A importância da comunicação numa organização e o papel das relações públicas
  • Estabelecer contatos personalizados com a diferente comunicação social
  • Elaborar e difundir comunicados: a imprensa escrita
  • Planear e organizar conferências e comunicados de imprensa. Conceção e produção de dossiers de imprensa

EXERCÍCIO PRÁTICO: Planear uma conferência de Imprensa

No final da formação, deverá conhecer e aplicar as regras de protocolo em contexto empresarial.

Rita Barrocas – Communication Manager – Sonae MC

Iniciou a sua experiência profissional como Relações Públicas no Gabinete de Protocolo e Relações Públicas da Câmara Municipal do Porto. Foi responsável pelas áreas de comunicação interna e assessoria mediática da Direção de Comunicação Institucional da Sonaecom e Optimus. Em 2004, foi Assessora de Imprensa nos Jogos Olímpicos de Atenas, tendo co-coordenado a comunicação social internacional no Complexo Olímpico de Helliniko, onde decorreram as provas de basquetebol e esgrima. Em 2008, assumiu a responsabilidade da Comunicação da Sonae, desempenhando funções de Assessora de Comunicação dos membros da Comissão Executiva da Sonae e dos restantes porta vozes da empresa (por exemplo: Eng. Belmiro de Azevedo – Chairman da Sonae, Dr. Luís Filipe Reis – CCCO da Sonae, …). Em 2011, passou a Coordenadora de Comunicação Externa da Sonae, nas vertentes de Comunicação Institucional e Assessoria Mediática. Em 2016, transitou para a Sonae MC para assumir o desafio de lançar a área de Comunicação Interna da empresa, com responsabilidade sobre a definição dos objetivos estratégicos da área, ações, budget e recursos humanos.
Paralelamente, é docente e formadora em cursos relacionados com Organização e Gestão de Eventos, Comunicação Empresarial, Relações Públicas, Protocolo e Gestão de Marca em várias instituições de ensino, tais como: ISMAI (Instituto Universitário da Maia), International Faculty for Executives (Grupo IFE), EGE – Atlantic Business School, entre outros.
Mestrada em Ciências de Comunicação – vertente Publicidade e Relações Públicas, na Universidade do Minho. Licenciatura em Relações Públicas pelo ISMAI e Curso Geral de Gestão pela EGP.

Course Content

Time: 2 dias

Curriculum is empty

Instructor

Sob Consulta
Local: Lisboa, Porto
Duração :2 day
Formações ajustadas ao seu negócio

FORMAÇÕES À MEDIDA

Provocamos e aceleramos processos de mudança com a implementação e desenvolvimento de soluções pragmáticas orientadas para os resultados

SABER MAIS