PLANO DE FORMAÇÃO

plano formação
01
Mai

Objetivos

  • Controlar os passos chave no desenvolvimento do plano de formação
  • Determinar o tipo de formação adequada para cada tipo de necessidades
  • Implementar e acompanhar o plano de formação

A Quem se Dirige

Trabalha na área de recursos humanos? Então esta formação profissional em Plano de Formação pode ser do seu interesse. Saiba como desenvolver, comunicar, orçamentar e implementar um plano de formação. Esta formação dirige-se a diretores de recursos humanos, responsáveis de formação, responsáveis de recursos humanos e todos os profissionais implicados na elaboração de um plano de formação.

Programa

O PAPEL DO PLANO DE FORMAÇÃO NA ESTRATÉGIA DE NEGÓCIOS

 

ETAPAS PARA CONSTRUIR O PLANO DE FORMAÇÃO

 

COMO FAZER O DIAGNÓSTICO E LEVANTAMENTO DE NECESSIDADES DE FORMAÇÃO

  • Conciliar os objetivos estratégicos da empresa, as expectativas da hierarquia e os pedidos dos colaboradores
  • Definição das competências essenciais ao desempenho da função

 

QUAIS AS VANTAGENS DOS MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS NO DIAGNÓSTICO DAS NECESSIDADES

  • Quais os métodos e instrumentos de recolha de dados mais utilizados
  • Como escolher e utilizar a técnica mais adequada

 

COMO DESENHAR O PLANO DE FORMAÇÃO

  • A definição dos objetivos da formação
  • A seleção e organização das formações técnicas e operacionais
  • Identificação de hard e soft skills, transversais e específicas
  • A definição das formações internas e externas
  • Identificação de formações dentro da organização com formadores internos ou externos
  • A seleção dos recursos didáticos
  • Calendarização
  • A determinação do número de participantes, local e horários

 

COMO COMUNICAR O PLANO DE FORMAÇÃO

  • Como elaborar um caderno de encargos
  • Que técnicas usar na selecção de fornecedores
  • Como negociar com prestadores de serviços
  • Comunicar com a administração, chefias e colaboradores

 

VALIDAR COM AS CHEFIAS

  • Gerir o processo de consulta
  • Os documentos a usar e os prazos a respeitar

 

ORÇAMENTAR O PLANO DE FORMAÇÃO

  • Como elaborar o orçamento da formação
  • Quais os critérios a ter em conta
  • Quais os custos de formação: diretos, indiretos e de estrutura

 

IMPLEMENTAR O PLANO DE FORMAÇÃO

  • Organizar o plano administrativo e de logística

 

AVALIAÇÃO E RESULTADOS DA FORMAÇÃO

 

A AVALIAÇÃO IMEDIATA DA FORMAÇÃO

  • Avaliação de reacção, de aprendizagem, de comportamentos
  • Quais as técnicas a utilizar

 

A AVALIAÇÃO DA EFICÁCIA DA FORMAÇÃO

  • O que é avaliar a eficácia da formação
  • O cálculo do retorno do investimento (ROI): vantagens e dificuldades

Metodologia

Através de uma metodologia expositiva / ativa serão analisados os temas do programa e situações práticas e concretas.

Formador

Lisboa | Maria de Lurdes Calisto

Professora adjunta na Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, onde também coordena uma equipa de investigação. Possui um Doutoramento em Gestão – especialização em Recursos Humanos – pela Universidade de Évora e é colaboradora do Centro de Estudos e Formação Avançada em Gestão e Economia -UE. Desenvolve investigação na área da gestão estratégica de pessoas, aprendizagem organizacional, capital humano, inovação em serviços, empreendedorismo e intraempreendedorismo. Tem sido oradora em varias conferências cientificas internacionais e possui vários artigos e capítulos publicados em revistas e editores internacionais, é também membro do corpo editorial de revista cientificas internacionais. Com vários anos de experiência profissional no contexto empresarial, é muitas vezes convidada para oradora/moderadora em conferências técnico-profissionais e como formadora. É auditora acreditada pela Investors In People.

 

Porto | Sílvia Ferreira

É formadora Sénior, desde 1998, com uma vasta carreira em Formação Empresarial, nas áreas Comportamental, Liderança e Gestão.
Trabalha ainda, desde 1994, como consultora especialista na área da gestão empresarial, nomeadamente nas áreas Comercial, de Recursos Humanos e Formação.
Licenciada em Gestão, com pós-graduação na mesma área, possui cerca de 24 anos de experiência profissional em grupos empresariais de referência e PME’s e tem dedicado a sua vida a formar profissionais em diferentes vertentes da gestão, utilizando ferramentas e metodologias que permitam o desenvolvimento do trabalho individual e em equipa, que permitam o alcance dos objetivos pessoais e empresariais.
É Coach certificada pela ICC – International Coaching Community e especialista em Executive e Team Coach, desenvolvendo o seu trabalho em empresas de referência nacional.

Código da Formação: 1971208

Preço: 995€(+IVA)

Duração: 2 dias

Local: Lisboa / Porto

Datas: Lisboa
 8 a 9 Maio 2019;
 1 a 2 Outubro 2019
 Porto
 8 a 9 Maio 2019

Quer uma formação à medida para a sua empresa?

  • Controlar os passos chave no desenvolvimento do plano de formação
  • Determinar o tipo de formação adequada para cada tipo de necessidades
  • Implementar e acompanhar o plano de formação

Trabalha na área de recursos humanos? Então esta formação profissional em Plano de Formação pode ser do seu interesse. Saiba como desenvolver, comunicar, orçamentar e implementar um plano de formação. Esta formação dirige-se a diretores de recursos humanos, responsáveis de formação, responsáveis de recursos humanos e todos os profissionais implicados na elaboração de um plano de formação.

O PAPEL DO PLANO DE FORMAÇÃO NA ESTRATÉGIA DE NEGÓCIOS

 

ETAPAS PARA CONSTRUIR O PLANO DE FORMAÇÃO

 

COMO FAZER O DIAGNÓSTICO E LEVANTAMENTO DE NECESSIDADES DE FORMAÇÃO

  • Conciliar os objetivos estratégicos da empresa, as expectativas da hierarquia e os pedidos dos colaboradores
  • Definição das competências essenciais ao desempenho da função

 

QUAIS AS VANTAGENS DOS MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS NO DIAGNÓSTICO DAS NECESSIDADES

  • Quais os métodos e instrumentos de recolha de dados mais utilizados
  • Como escolher e utilizar a técnica mais adequada

 

COMO DESENHAR O PLANO DE FORMAÇÃO

  • A definição dos objetivos da formação
  • A seleção e organização das formações técnicas e operacionais
  • Identificação de hard e soft skills, transversais e específicas
  • A definição das formações internas e externas
  • Identificação de formações dentro da organização com formadores internos ou externos
  • A seleção dos recursos didáticos
  • Calendarização
  • A determinação do número de participantes, local e horários

 

COMO COMUNICAR O PLANO DE FORMAÇÃO

  • Como elaborar um caderno de encargos
  • Que técnicas usar na selecção de fornecedores
  • Como negociar com prestadores de serviços
  • Comunicar com a administração, chefias e colaboradores

 

VALIDAR COM AS CHEFIAS

  • Gerir o processo de consulta
  • Os documentos a usar e os prazos a respeitar

 

ORÇAMENTAR O PLANO DE FORMAÇÃO

  • Como elaborar o orçamento da formação
  • Quais os critérios a ter em conta
  • Quais os custos de formação: diretos, indiretos e de estrutura

 

IMPLEMENTAR O PLANO DE FORMAÇÃO

  • Organizar o plano administrativo e de logística

 

AVALIAÇÃO E RESULTADOS DA FORMAÇÃO

 

A AVALIAÇÃO IMEDIATA DA FORMAÇÃO

  • Avaliação de reacção, de aprendizagem, de comportamentos
  • Quais as técnicas a utilizar

 

A AVALIAÇÃO DA EFICÁCIA DA FORMAÇÃO

  • O que é avaliar a eficácia da formação
  • O cálculo do retorno do investimento (ROI): vantagens e dificuldades

Através de uma metodologia expositiva / ativa serão analisados os temas do programa e situações práticas e concretas.

Lisboa | Maria de Lurdes Calisto

Professora adjunta na Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, onde também coordena uma equipa de investigação. Possui um Doutoramento em Gestão – especialização em Recursos Humanos – pela Universidade de Évora e é colaboradora do Centro de Estudos e Formação Avançada em Gestão e Economia -UE. Desenvolve investigação na área da gestão estratégica de pessoas, aprendizagem organizacional, capital humano, inovação em serviços, empreendedorismo e intraempreendedorismo. Tem sido oradora em varias conferências cientificas internacionais e possui vários artigos e capítulos publicados em revistas e editores internacionais, é também membro do corpo editorial de revista cientificas internacionais. Com vários anos de experiência profissional no contexto empresarial, é muitas vezes convidada para oradora/moderadora em conferências técnico-profissionais e como formadora. É auditora acreditada pela Investors In People.

 

Porto | Sílvia Ferreira

É formadora Sénior, desde 1998, com uma vasta carreira em Formação Empresarial, nas áreas Comportamental, Liderança e Gestão.
Trabalha ainda, desde 1994, como consultora especialista na área da gestão empresarial, nomeadamente nas áreas Comercial, de Recursos Humanos e Formação.
Licenciada em Gestão, com pós-graduação na mesma área, possui cerca de 24 anos de experiência profissional em grupos empresariais de referência e PME’s e tem dedicado a sua vida a formar profissionais em diferentes vertentes da gestão, utilizando ferramentas e metodologias que permitam o desenvolvimento do trabalho individual e em equipa, que permitam o alcance dos objetivos pessoais e empresariais.
É Coach certificada pela ICC – International Coaching Community e especialista em Executive e Team Coach, desenvolvendo o seu trabalho em empresas de referência nacional.

Facilitador que combina know-how com experiência empresarial e competências pedagógicas, para dar resposta a necessidades operacionais e potenciar a aprendizagem.

Course Content

Time: 2 dias

Curriculum is empty

Instructor

ife
995.00€
Local: Lisboa, Porto
Duração :2 day