O PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO

O Processo de Tomada de Decisão
01
Abr

Todos os líderes têm de tomar decisões. Mas como saber quando e como tomar a melhor decisão? Ajudar a identificar as dimensões do processo de tomada de decisão, compreender o interesse dos processos de decisão abertos e utilizar as técnicas de comunicação assertiva para criar condições para a tomada de decisão são os objetivos da formação O Processo de Tomada de Decisão.

Utilizando exercícios práticos para aplicação dos conceitos adquiridos, esta formação é dirigida a todos os responsáveis de equipas.

Objetivos da formação O Processo de Tomada de Decisão

  • Identificar todas as dimensões do processo de tomada de decisão
  • Compreender o interesse dos processos de decisão abertos
  • Utilizar as técnicas da comunicação assertiva para criar condições para a tomada de decisão

A Quem se Dirige

  • Managers
  • Responsáveis de Equipas/departamentos

Programa

DETERMINAR O PERFIL DE DECISOR

  • Como tomo decisões?
  • Quanto tempo demora em média a tomar uma decisão?
  • Como reajo quando tenho de decidir sob pressão?

 

IDENTIFICAR OS DIFERENTES TIPOS DE DECISÃO E AS SUAS IMPLICAÇÕES

  • Categorias de decisões e campo de aplicação
  • Escolher o estilo de decisão mais apropriado a cada situação e em função da sua relevância
  • Os elementos desencadeadores do processo de decisão

 

ESTRUTURAR O PROCESSO DE DECISÃO

  • Analisar e recolher a informação necessária para decidir com eficácia
  • Medir as responsabilidades para efetuar a escolha do tipo de decisão e tomar a melhor opção
  • Refletir e procurar a compreensão. Determinar a origem e as causas dos erros
  • Medir os efeitos e as consequências da decisão

 

COMUNICAR E ARGUMENTAR AS DECISÕES

  • Escolher como comunicar uma decisão
  • Eleger o meio mais adequado para transmitir a decisão em função da sua importância e implicação
  • Argumentar para convencer da sua validade e ultrapassar objeções ou eventuais reservas
  • Colocar convicção e intensidade emocional controlada
  • Utilizar técnicas da comunicação assertiva para promover a adesão e diminuir resistências: Saber argumentar e expor os principais elementos a transmitir; Ser assertivo sem ofender; Mostrar firmeza e convicção; Desenvolver a capacidade de ouvir, como ponto-chave da comunicação; Saber fazer concessões
  • Avaliar as condições de eficácia das decisões individuais e das decisões partilhadas: Perceber as vantagens, desvantagens delimitações de cada opção; Assumir o risco da tomada de decisão

Metodologia da formação O Processo de Tomada de Decisão

Realização de exercícios práticos para aplicação dos conceitos adquiridos.

Formador

Cristina Ferreira

É formadora Sénior, desde 1998, com uma vasta carreira nas áreas comportamentais, nomeadamente: comunicação e relacionamento interpessoal, liderança e gestão de equipas. Tem desenvolvido vários projetos de formação “à medida” em organizações de diversos setores de atividade.

Desenvolve também projetos formativos nas áreas do atendimento, relação com o cliente e vendas| negociação.

É uma das formadoras da IFE na solução exclusiva “Best Talks – Realizar apresentações com impacto”

Certificação CPBA (DISC) – CERTIFIED BEHAVIOUR PROFESSIONAL ANALYST
Pela TTI SUCCESS INSIGHTS

Licenciada em Relações Internacionais, possui formação complementar nas áreas pedagógicas, criatividade, inteligência emocional e Igualdade de Género.

Código da Formação: 1971120

Preço: Sob Consulta

Duração: 2 dias

Quer uma formação à medida para a sua empresa?

Todos os líderes têm de tomar decisões. Mas como saber quando e como tomar a melhor decisão? Ajudar a identificar as dimensões do processo de tomada de decisão, compreender o interesse dos processos de decisão abertos e utilizar as técnicas de comunicação assertiva para criar condições para a tomada de decisão são os objetivos da formação O Processo de Tomada de Decisão.

Utilizando exercícios práticos para aplicação dos conceitos adquiridos, esta formação é dirigida a todos os responsáveis de equipas.

  • Identificar todas as dimensões do processo de tomada de decisão
  • Compreender o interesse dos processos de decisão abertos
  • Utilizar as técnicas da comunicação assertiva para criar condições para a tomada de decisão
  • Managers
  • Responsáveis de Equipas / de departamentos

DETERMINAR O PERFIL DE DECISOR

  • Como tomo decisões?
  • Quanto tempo demora em média a tomar uma decisão?
  • Como reajo quando tenho de decidir sob pressão?

 

IDENTIFICAR OS DIFERENTES TIPOS DE DECISÃO E AS SUAS IMPLICAÇÕES

  • Categorias de decisões e campo de aplicação
  • Escolher o estilo de decisão mais apropriado a cada situação e em função da sua relevância
  • Os elementos desencadeadores do processo de decisão

 

ESTRUTURAR O PROCESSO DE DECISÃO

  • Analisar e recolher a informação necessária para decidir com eficácia
  • Medir as responsabilidades para efetuar a escolha do tipo de decisão e tomar a melhor opção
  • Refletir e procurar a compreensão. Determinar a origem e as causas dos erros
  • Medir os efeitos e as consequências da decisão

 

COMUNICAR E ARGUMENTAR AS DECISÕES

  • Escolher como comunicar uma decisão
  • Eleger o meio mais adequado para transmitir a decisão em função da sua importância e implicação
  • Argumentar para convencer da sua validade e ultrapassar objeções ou eventuais reservas
  • Colocar convicção e intensidade emocional controlada
  • Utilizar técnicas da comunicação assertiva para promover a adesão e diminuir resistências: Saber argumentar e expor os principais elementos a transmitir; Ser assertivo sem ofender; Mostrar firmeza e convicção; Desenvolver a capacidade de ouvir, como ponto-chave da comunicação; Saber fazer concessões
  • Avaliar as condições de eficácia das decisões individuais e das decisões partilhadas: Perceber as vantagens, desvantagens delimitações de cada opção; Assumir o risco da tomada de decisão

Realização de exercícios práticos para aplicação dos conceitos adquiridos.

Cristina Ferreira

É formadora Sénior, desde 1998, com uma vasta carreira nas áreas comportamentais, nomeadamente: comunicação e relacionamento interpessoal, liderança e gestão de equipas. Tem desenvolvido vários projetos de formação “à medida” em organizações de diversos setores de atividade.

Desenvolve também projetos formativos nas áreas do atendimento, relação com o cliente e vendas| negociação.

É uma das formadoras da IFE na solução exclusiva “Best Talks – Realizar apresentações com impacto”

Certificação CPBA (DISC) – CERTIFIED BEHAVIOUR PROFESSIONAL ANALYST
Pela TTI SUCCESS INSIGHTS

Licenciada em Relações Internacionais, possui formação complementar nas áreas pedagógicas, criatividade, inteligência emocional e Igualdade de Género.

Course Content

Time: 2 dias

Curriculum is empty

Instructor

Sob Consulta
Local: Lisboa, Porto
Duração :2 day
Formações ajustadas ao seu negócio

FORMAÇÕES À MEDIDA

Provocamos e aceleramos processos de mudança com a implementação e desenvolvimento de soluções pragmáticas orientadas para os resultados

SABER MAIS