MEDIAÇÃO: FERRAMENTA EFICAZ DE GESTÃO DE CONFLITOS

MEDIAÇÃO FERRAMENTA EFICAZ DE GESTÃO DE CONFLITOS
05
Abr

A existência de conflitos pessoais e/ou profissionais entre colaboradores de uma empresa pode ser a fonte de vários problemas que impedem um bom desempenho profissional. A mediação de conflitos é, assim, uma forma de resolução desses problemas. Com a formação Mediação: Ferramenta Eficaz de Gestão de Conflitos poderá ser capaz de reconhecer as diferentes formas e fontes do conflito e criar soluções para a sua resolução.

Objetivos da formação Mediação: Ferramenta Eficaz de Gestão de Conflitos

  • Compreender o processo de mediação como um método alternativo de resolução de conflitos
  • Desenvolver uma posição de mediador para prevenir e resolver conflitos
  • Realizar mediações num contexto profissional para manter um bom ambiente de trabalho

A Quem se Dirige

Managers e gestores de equipas e todas as pessoas que pretendam desenvolver as suas competências de mediador.

Programa

COMPREENDER OS MECANISMOS DO CONFLITO E OS PRINCÍPIOS DA MEDIAÇÃO

 

COMPREENDER OS MECANISMOS DO CONFLITO

  • Reconhecer as diferentes formas e fontes do conflito
  • Identificar comportamentos típicos e interpretações individuais dos conflitos
  • Identificar as consequências de um conflito no clima e no desempenho da equipa

 

ESPECIFICIDADES DA MEDIAÇÃO COMO UM MÉTODO ALTERNATIVO DE RESOLUÇÃO DE CONFLITOS

  • Compreender os objetivos da mediação e restaurar o diálogo
  • Distinguir a mediação de outras abordagens: arbitragem, negociação, conciliação

 

DESENVOLVER UMA POSIÇÃO MEDIADORA: FERRAMENTAS E TÉCNICAS

 

DESENVOLVER O POTENCIAL COMO MEDIADOR

  • Desenvolver a comunicação entre as partes
  • Demonstrar capacidade de permanecer neutro, objetivo e imparcial
  • Desenvolver uma posição de facilitador
  • Ser capaz de colocar as perceções em perspetiva e focar no distanciamento

 

DOMINAR AS HABILIDADES DE COMUNICAÇÃO DO MEDIADOR

  • Desenvolver e facilitar uma comunicação global: emocional e corporal
  • Permitir o retorno ao diálogo através da escuta ativa e postura assertiva
  • Dominar as técnicas essenciais à mediação: reformulação e reorientação
  • Utilizar técnicas de questionamento

 

REALIZAR UMA MEDIAÇÃO

 

RESPEITAR OS DIFERENTES ESTÁGIOS DE MEDIAÇÃO

  • Explicar o processo de mediação, os objetivos e as regras
  • Permitir que as partes expressem a sua opinião, com respeito
  • Compreender o valor das entrevistas individuais no processo de mediação

 

FORMALIZAR A SAÍDA DO CONFLITO

  • Identificar soluções e validar o cenário coletivamente
  • Garantir a implementação de soluções concretas
  • Determinar as responsabilidades compartilhadas na implementação da solução
  • Garantir o compromisso bilateral das partes com a sustentabilidade do relacionamento

Metodologia da formação Mediação: Ferramenta Eficaz de Gestão de Conflitos

Propomos utilizar uma metodologia ativa, dinâmica e participativa, através da realização de vários exercícios e jogos pedagógicos, discussão de casos e role-plays, promovendo a descoberta, fomentando a partilha e favorecendo a aprendizagem informal.

Formador

Código da Formação: 1971163

Preço: Sob consulta

Duração: 1 dia

Quer uma formação à medida para a sua empresa?

  • Compreender o processo de mediação como um método alternativo de resolução de conflitos
  • Desenvolver uma posição de mediador para prevenir e resolver conflitos
  • Realizar mediações num contexto profissional para manter um bom ambiente de trabalho

Managers e gestores de equipas e todas as pessoas que pretendam desenvolver as suas competências de mediador.

COMPREENDER OS MECANISMOS DO CONFLITO E OS PRINCÍPIOS DA MEDIAÇÃO

 

COMPREENDER OS MECANISMOS DO CONFLITO

  • Reconhecer as diferentes formas e fontes do conflito
  • Identificar comportamentos típicos e interpretações individuais dos conflitos
  • Identificar as consequências de um conflito no clima e no desempenho da equipa

 

ESPECIFICIDADES DA MEDIAÇÃO COMO UM MÉTODO ALTERNATIVO DE RESOLUÇÃO DE CONFLITOS

  • Compreender os objetivos da mediação e restaurar o diálogo
  • Distinguir a mediação de outras abordagens: arbitragem, negociação, conciliação

 

DESENVOLVER UMA POSIÇÃO MEDIADORA: FERRAMENTAS E TÉCNICAS

 

DESENVOLVER O POTENCIAL COMO MEDIADOR

  • Desenvolver a comunicação entre as partes
  • Demonstrar capacidade de permanecer neutro, objetivo e imparcial
  • Desenvolver uma posição de facilitador
  • Ser capaz de colocar as perceções em perspetiva e focar no distanciamento

 

DOMINAR AS HABILIDADES DE COMUNICAÇÃO DO MEDIADOR

  • Desenvolver e facilitar uma comunicação global: emocional e corporal
  • Permitir o retorno ao diálogo através da escuta ativa e postura assertiva
  • Dominar as técnicas essenciais à mediação: reformulação e reorientação
  • Utilizar técnicas de questionamento

 

REALIZAR UMA MEDIAÇÃO

 

RESPEITAR OS DIFERENTES ESTÁGIOS DE MEDIAÇÃO

  • Explicar o processo de mediação, os objetivos e as regras
  • Permitir que as partes expressem a sua opinião, com respeito
  • Compreender o valor das entrevistas individuais no processo de mediação

 

FORMALIZAR A SAÍDA DO CONFLITO

  • Identificar soluções e validar o cenário coletivamente
  • Garantir a implementação de soluções concretas
  • Determinar as responsabilidades compartilhadas na implementação da solução
  • Garantir o compromisso bilateral das partes com a sustentabilidade do relacionamento

Propomos utilizar uma metodologia ativa, dinâmica e participativa, através da realização de vários exercícios e jogos pedagógicos, discussão de casos e role-plays, promovendo a descoberta, fomentando a partilha e favorecendo a aprendizagem informal.

Course Content

Time: 1 dia
Currículo está vazio

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