LIDERANÇA SITUACIONAL

LIDERANCA SITUACIONAL
14
Mai

Objetivos

  • Conhecer os perfis comportamentais e as acções a adotar em cada situação em conformidade com a teoria de Ken Blanchard
  • Definir objetivos comuns, delegando tarefas, incutindo a responsabilidade e coesão na equipa
  • Saber avaliar o desempenho da equipa e da organização, transmitindo resultados

A Quem se Dirige

Profissionais com funções de chefia que pretendam desenvolver os seus conhecimentos e capacidades práticas de liderança.

Programa

MODELO DE LIDERANÇA SITUACIONAL DE KEN BLANCHARD

  • Adaptação do líder aos diferentes níveis de desenvolvimento das pessoas com quem
    colabora
  • Caracterização dos 4 níveis básicos de liderança
  • Análise dos passos fundamentais para a implementação da liderança situacional com sucesso


LIDERANÇA

  • O papel do líder no desenvolvimento da equipa
  • A evolução da equipa: estádios de desenvolvimento
  • Promoção da cooperação
  • A adequação do estilo de liderança: o papel do líder nas diferentes fases de evolução da equipa
  • A gestão de equipas de elevada performance
  • Delegação e empowerment na liderança de equipas


COMUNICAÇÃO

  • A comunicação em liderança – a motivação e a orientação
  • A comunicação e liderança: inspirar e motivar para resultados
  • A cultura organizacional
  • A liderança situacional e os perfis de maturidade dos colaboradores
  • Descobrir o potencial de cada colaborador
  • O coaching de colaboradores
  • A criação de sentido e a liderança por objetivos

 

DELEGAÇÃO

  • Desenvolvimento de competências e autonomia dos colaboradores
  • Diagnosticar as necessidades de evolução dos colaboradores
  • (Re)definir funções e responsabilizar
  • A gestão de expectativas
  • A importância do feedback
  • Assumir o papel de coach: acompanhar e controlar o desenvolvimento e desempenho de cada colaborador
  • A avaliação dos resultados alcançados


FEEDBACK

  • O feedback e o alinhamento para a visão
  • A necessidade de feedback nas equipas
  • Como e quando dar feedback
  • Objetivos, elogios e repreensões
  • Como receber feedback dos colaboradores
  • As desculpas e o erro do líder

Metodologia

Metodologia que utiliza o jogo didático “Exploradores” que promove a aprendizagem dos conceitos através de estudos de caso, role-plays e outros desafios que são colocados aos participantes jogando em equipas.

Formador

Vânia Prudêncio

Sólida experiência em liderar pessoas, trabalhou durante 10 anos em diversas funções na área do exercício físico: Gerente, Comercial, Coordenadora técnica, Coordenadora de Equipas, Personal Trainer e Formadora. Foi na formação e liderança de equipas que descobriu a paixão pelo desenvolvimento de pessoas. Enquanto Formadora e Coach, nos últimos 5 anos desenvolveu trabalho em diversas áreas, sempre com o foco no desenvolvimento e no potencial de cada indivíduo. Considera que cada indivíduo tem um potencial gigante que muitas vezes desconhece.

Certificada em coaching pela ICF (International Coach Federation) e pela Be Coach. Licenciou-se em Educação Física e Desporto pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, e completou a Pós-Graduação em Gestão de Health Clubs, também na ULHT.

Código da Formação: 1971102

Preço: 750€(+IVA)

Duração: 2 dias

Datas: 7 a 8 Outubro 2020
 

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  • Conhecer os perfis comportamentais e as acções a adotar em cada situação em conformidade com a teoria de Ken Blanchard
  • Definir objetivos comuns, delegando tarefas, incutindo a responsabilidade e coesão na equipa
  • Saber avaliar o desempenho da equipa e da organização, transmitindo resultados

Profissionais com funções de chefia que pretendam desenvolver os seus conhecimentos e capacidades práticas de liderança.

MODELO DE LIDERANÇA SITUACIONAL DE KEN BLANCHARD

  • Adaptação do líder aos diferentes níveis de desenvolvimento das pessoas com quem
    colabora
  • Caracterização dos 4 níveis básicos de liderança
  • Análise dos passos fundamentais para a implementação da liderança situacional com sucesso


LIDERANÇA

  • O papel do líder no desenvolvimento da equipa
  • A evolução da equipa: estádios de desenvolvimento
  • Promoção da cooperação
  • A adequação do estilo de liderança: o papel do líder nas diferentes fases de evolução da equipa
  • A gestão de equipas de elevada performance
  • Delegação e empowerment na liderança de equipas


COMUNICAÇÃO

  • A comunicação em liderança – a motivação e a orientação
  • A comunicação e liderança: inspirar e motivar para resultados
  • A cultura organizacional
  • A liderança situacional e os perfis de maturidade dos colaboradores
  • Descobrir o potencial de cada colaborador
  • O coaching de colaboradores
  • A criação de sentido e a liderança por objetivos

 

DELEGAÇÃO

  • Desenvolvimento de competências e autonomia dos colaboradores
  • Diagnosticar as necessidades de evolução dos colaboradores
  • (Re)definir funções e responsabilizar
  • A gestão de expectativas
  • A importância do feedback
  • Assumir o papel de coach: acompanhar e controlar o desenvolvimento e desempenho de cada colaborador
  • A avaliação dos resultados alcançados


FEEDBACK

  • O feedback e o alinhamento para a visão
  • A necessidade de feedback nas equipas
  • Como e quando dar feedback
  • Objetivos, elogios e repreensões
  • Como receber feedback dos colaboradores
  • As desculpas e o erro do líder

Metodologia que utiliza o jogo didático “Exploradores” que promove a aprendizagem dos conceitos através de estudos de caso, role-plays e outros desafios que são colocados aos participantes jogando em equipas.

Vânia Prudêncio

Sólida experiência em liderar pessoas, trabalhou durante 10 anos em diversas funções na área do exercício físico: Gerente, Comercial, Coordenadora técnica, Coordenadora de Equipas, Personal Trainer e Formadora. Foi na formação e liderança de equipas que descobriu a paixão pelo desenvolvimento de pessoas. Enquanto Formadora e Coach, nos últimos 5 anos desenvolveu trabalho em diversas áreas, sempre com o foco no desenvolvimento e no potencial de cada indivíduo. Considera que cada indivíduo tem um potencial gigante que muitas vezes desconhece.

Certificada em coaching pela ICF (International Coach Federation) e pela Be Coach. Licenciou-se em Educação Física e Desporto pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, e completou a Pós-Graduação em Gestão de Health Clubs, também na ULHT.

Course Content

Time: 2 dias

Curriculum is empty

Instructor

750.00€
Local: Lisboa
Duração :2 day
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