FORECAST – TÉCNICAS DE PREVISÃO DE VENDAS

01
Abr

Objetivos

  • Compreender quais as atribuições e competências necessárias para o responsável de compras
  •  Implementar uma política e estratégia de compras eficazes
  • Conhecer as melhores estratégias de selecção e negociação com fornecedores
  • Identificar as vantagens da análise total de custos e as melhores metodologias de controlo de custos
  • Conhecer e explorar os principais métodos de previsão de vendas
  • Extrapolar um histórico e ter em conta a validade do tempo das previsões
  • Interpretar os desvios e avaliar o nível de fiabilidade das previsões realizadas

A Quem se Dirige

Dirigindo-se a Diretores e responsáveis comerciais, Diretores e chefes de venda e Responsáveis de produto, esta formação profissional em Forecast – Técnicas de previsão de vendas tem como objetivo perceber como fazer a previsão de vendas, começando pela definição de objetivos da previsão de vendas, seguindo-se pela análise de histórico de vendas, construção de uma previsão a partir desse mesmo histórico, conhecer os vários métodos de previsão e análise de desvios. Se trabalha em vendas/área comercial, esta formação é para si

Programa

DEFINIR OS OBJETIVOS DA PREVISÃO DE VENDAS

  • Os objetivos das previsões (nível de serviço, conhecimento do negócio, etc.)
  • Os limites de um sistema de previsão
  • As ferramentas para elaborar previsões

 

ANALISAR UM HISTÓRICO DE VENDAS

  • Que valores e indicadores estudar
  • Que período de tempo analisar para elaborar uma análise
  • Distinguir tendências e periodicidade

 

CONSTRUIR UMA PREVISÃO A PARTIR DE UM HISTÓRICO

  • Métodos de extrapolação
  • O uso das comunicações móveis
  • Cálculo de coeficiente temporal

 

CONHECER E COMPREENDER OS MÉTODOS DE PREVISÃO

  • Métodos objetivos e subjetivos
  • O impacto das causas endógenas, exógenas, dos elementos excepcionais
  • A analogia, os cenários e a experiência
  • A previsão sobre os novos produtos

 

ANALISAR OS DESVIOS

  • Medir os desvios: valores ou percentagens?
  • Distinguir e identificar as causas dos desvios
  • Qual a margem de erro?
  • Qual o intervalo de confiança?
  • Como calcular a fiabilidade de uma previsão

Metodologia

Formação ativa e participativa baseada na experiência de todos os intervenientes da formação e em exercícios práticos.

Formador

Teresa Vieira

Atualmente é consultora e formadora em clientes de diferentes setores de atividade. É também docente, com a categoria de assistente convidado, no departamento de finanças -ISCTE-IUL.

É especialista em gestão e administração, com pós-graduação em gestão para executivos, pela Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais da Universidade Católica e licenciada em economia pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. É Técnico de Contas inscrito na Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas.

Código da Formação: 1971613

Preço: 750€(+IVA)

Duração: 1 dia

Local: Lisboa / Porto

Datas: Lisboa
 30 Junho 2020;
 26 Novembro 2020
 Porto
 26 Novembro 2020

Quer uma formação à medida para a sua empresa?

  • Compreender quais as atribuições e competências necessárias para o responsável de compras
  •  Implementar uma política e estratégia de compras eficazes
  • Conhecer as melhores estratégias de selecção e negociação com fornecedores
  • Identificar as vantagens da análise total de custos e as melhores metodologias de controlo de custos
  • Conhecer e explorar os principais métodos de previsão de vendas
  • Extrapolar um histórico e ter em conta a validade do tempo das previsões
  • Interpretar os desvios e avaliar o nível de fiabilidade das previsões realizadas

Dirigindo-se a Diretores e responsáveis comerciais, Diretores e chefes de venda e Responsáveis de produto, esta formação profissional em Forecast – Técnicas de previsão de vendas tem como objetivo perceber como fazer a previsão de vendas, começando pela definição de objetivos da previsão de vendas, seguindo-se pela análise de histórico de vendas, construção de uma previsão a partir desse mesmo histórico, conhecer os vários métodos de previsão e análise de desvios. Se trabalha em vendas/área comercial, esta formação é para si

DEFINIR OS OBJETIVOS DA PREVISÃO DE VENDAS

  • Os objetivos das previsões (nível de serviço, conhecimento do negócio, etc.)
  • Os limites de um sistema de previsão
  • As ferramentas para elaborar previsões

 

ANALISAR UM HISTÓRICO DE VENDAS

  • Que valores e indicadores estudar
  • Que período de tempo analisar para elaborar uma análise
  • Distinguir tendências e periodicidade

 

CONSTRUIR UMA PREVISÃO A PARTIR DE UM HISTÓRICO

  • Métodos de extrapolação
  • O uso das comunicações móveis
  • Cálculo de coeficiente temporal

 

CONHECER E COMPREENDER OS MÉTODOS DE PREVISÃO

  • Métodos objetivos e subjetivos
  • O impacto das causas endógenas, exógenas, dos elementos excepcionais
  • A analogia, os cenários e a experiência
  • A previsão sobre os novos produtos

 

ANALISAR OS DESVIOS

  • Medir os desvios: valores ou percentagens?
  • Distinguir e identificar as causas dos desvios
  • Qual a margem de erro?
  • Qual o intervalo de confiança?
  • Como calcular a fiabilidade de uma previsão

Formação ativa e participativa baseada na experiência de todos os intervenientes da formação e em exercícios práticos.

Teresa Vieira

Atualmente é consultora e formadora em clientes de diferentes setores de atividade. É também docente, com a categoria de assistente convidado, no departamento de finanças -ISCTE-IUL.

É especialista em gestão e administração, com pós-graduação em gestão para executivos, pela Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais da Universidade Católica e licenciada em economia pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. É Técnico de Contas inscrito na Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas.

Course Content

Time: 1 dia

Curriculum is empty

Instructor

750.00€
Local: Lisboa, Porto
Duração :1 day