FACILITAÇÃO DA MUDANÇA

Facilitação da Mudança
01
Mai

Objetivos

  • Identificar os diferentes tipos de mudança e as suas consequências
  • Utilizar estratégias de gestão das emoções e de preocupações
  • Reconhecer as várias barreiras à mudança e utilizar estratégias para as ultrapassar
  • Otimizar a capacidade de comunicação, empatia e resiliência em processos de mudança
  • Utilizar estratégias de gestão/mediação de conflitos ligados a processos de mudança
  • Utilizar ferramentas para promover, estimular e implementar a mudança nas equipas que integra e/ou lidera

A Quem se Dirige

Dirigindo-se a managers ou responsáveis de equipa/departamentos, esta formação profissional em Facilitação da Mudança tem como objetivo saber como utilizar estratégias de gestão de emoções e gestão de conflitos para promover a abertura à mudança. Desenvolva a sua capacidade de comunicação e de liderança com esta formação.

Programa

O QUE NOS FAZ MUDAR?

  • Autodiagnóstico: qual o meu nível de abertura à mudança?
  • Tipos de mudança, fatores desencadeadores e respetivos efeitos
  • A fórmula mágica da mudança: custo vs benefício no processo de mudança 

 

FACILITAR OS PROCESSOS DE MUDANÇA

  • Utilizar estratégias que promovem a abertura à mudança
    • Desenvolver auto confiança, autoeficácia e a motivação intrínseca
    • Identificar barreiras à mudança e estratégias para as ultrapassar
      • Sair da zona de conforto
      • O privilégio da adversidade
    • O papel das crenças, expectativas e da seletividade percetiva na atitude face à mudança
    • O efeito de Pigmalião: autorrealização de profecias
    • Condutor ou passageiro? Atitude reativa vs. atitude proativa 

 

GESTÃO DAS EMOÇÕES

  • O papel das emoções nos contextos de mudança
  • Técnica para gerir as preocupações 

 

COMUNICAÇÃO EM CONTEXTOS DE MUDANÇA

  • A importância da comunicação para promover a adesão
    • Níveis de escuta, tipos de perguntas
    • Dar e receber feedback
    • Reconhecer e reforçar comportamentos de sucesso no processo de mudança 

 

GESTÃO E MEDIAÇÃO DE CONFLITOS LIGADOS À MUDANÇA

  • Identificar os sinais precursores e a natureza dos conflitos
  • Diferentes estratégias de gestão de conflitos 

 

A GESTÃO DO DESEMPENHO NO PROCESSO DE MUDANÇA

  • Utilizar estratégias de gestão das objeções à mudança e influenciar positivamente a mudança de atitude/comportamentos
  • Estabelecer objetivos e desenvolver um plano de ação

Metodologia

Desenvolvimento de exercícios práticos, entre eles a realização de um autodiagnóstico para perceber a abertura à mudança.

Formador

Carla Milhano – Formadora e consultora da área comportamental

Senior Trainer com mais de 15 anos de experiência em formação, sendo especialista nas áreas da Motivação, Bem-estar, Gestão de Tempo, Gestão de Conflitos, Gestão de Stress, Liderança, Comunicação, Trabalho em Equipa, Gestão de Reclamações, Desenvolvimento pessoal e aprendizagem, formação de formadores. Licenciada em Psicologia Clinica, pela FPCE-UL. Psicóloga Clinica com especialização no âmbito das Terapias Cognitivo Comportamentais, e com um mestrado em Psicologia na área de Stress e Bem Estar.

Código da Formação: 1971924

Preço: 750€(+IVA)

Duração: 2 dias

Local: Lisboa / Porto

Datas: Lisboa
 5 a 6 Junho 2019;
 4 a 5 Novembro 2019
 Porto
 4 a 5 Novembro 2019

Quer uma formação à medida para a sua empresa?

  • Identificar os diferentes tipos de mudança e as suas consequências
  • Utilizar estratégias de gestão das emoções e de preocupações
  • Reconhecer as várias barreiras à mudança e utilizar estratégias para as ultrapassar
  • Otimizar a capacidade de comunicação, empatia e resiliência em processos de mudança
  • Utilizar estratégias de gestão/mediação de conflitos ligados a processos de mudança
  • Utilizar ferramentas para promover, estimular e implementar a mudança nas equipas que integra e/ou lidera

Dirigindo-se a managers ou responsáveis de equipa/departamentos, esta formação profissional em Facilitação da Mudança tem como objetivo saber como utilizar estratégias de gestão de emoções e gestão de conflitos para promover a abertura à mudança. Desenvolva a sua capacidade de comunicação e de liderança com esta formação.

O QUE NOS FAZ MUDAR?

  • Autodiagnóstico: qual o meu nível de abertura à mudança?
  • Tipos de mudança, fatores desencadeadores e respetivos efeitos
  • A fórmula mágica da mudança: custo vs benefício no processo de mudança 

 

FACILITAR OS PROCESSOS DE MUDANÇA

  • Utilizar estratégias que promovem a abertura à mudança
    • Desenvolver auto confiança, autoeficácia e a motivação intrínseca
    • Identificar barreiras à mudança e estratégias para as ultrapassar
      • Sair da zona de conforto
      • O privilégio da adversidade
    • O papel das crenças, expectativas e da seletividade percetiva na atitude face à mudança
    • O efeito de Pigmalião: autorrealização de profecias
    • Condutor ou passageiro? Atitude reativa vs. atitude proativa 

 

GESTÃO DAS EMOÇÕES

  • O papel das emoções nos contextos de mudança
  • Técnica para gerir as preocupações 

 

COMUNICAÇÃO EM CONTEXTOS DE MUDANÇA

  • A importância da comunicação para promover a adesão
    • Níveis de escuta, tipos de perguntas
    • Dar e receber feedback
    • Reconhecer e reforçar comportamentos de sucesso no processo de mudança 

 

GESTÃO E MEDIAÇÃO DE CONFLITOS LIGADOS À MUDANÇA

  • Identificar os sinais precursores e a natureza dos conflitos
  • Diferentes estratégias de gestão de conflitos 

 

A GESTÃO DO DESEMPENHO NO PROCESSO DE MUDANÇA

  • Utilizar estratégias de gestão das objeções à mudança e influenciar positivamente a mudança de atitude/comportamentos
  • Estabelecer objetivos e desenvolver um plano de ação

Desenvolvimento de exercícios práticos, entre eles a realização de um autodiagnóstico para perceber a abertura à mudança.

Carla Milhano – Formadora e consultora da área comportamental

Senior Trainer com mais de 15 anos de experiência em formação, sendo especialista nas áreas da Motivação, Bem-estar, Gestão de Tempo, Gestão de Conflitos, Gestão de Stress, Liderança, Comunicação, Trabalho em Equipa, Gestão de Reclamações, Desenvolvimento pessoal e aprendizagem, formação de formadores. Licenciada em Psicologia Clinica, pela FPCE-UL. Psicóloga Clinica com especialização no âmbito das Terapias Cognitivo Comportamentais, e com um mestrado em Psicologia na área de Stress e Bem Estar.

Facilitador que combina know-how com experiência empresarial e competências pedagógicas, para dar resposta a necessidades operacionais e potenciar a aprendizagem.

Course Content

Time: 2 dias

Curriculum is empty

Instructor

ife
750.00€
Local: Lisboa, Porto
Duração :2 day