EXCEL APLICADO À LOGÍSTICA

EXCEL APLICADO À LOGÍSTICA
01
Abr

Objetivos

  • Conhecer as principais funções do Excel e parametrizar as opções determinantes para aplicar à logística
  • Criar tabelas dinâmicas e partilhar documentos de forma a facilitar a análise das informações
  • Saber atualizar e manipular tabelas dinâmicas
  • Apresentar o sistema de informação logístico através de gráficos, mapas e tabelas
  • Construir mapas que permitam controlar a evolução dos preços e stocks
  • Identificar formas que permitam reduzir erros e simplificar processos usados na gestão e valorização de stocks
  • Desenvolver uma base de dados em Excel para cadastro e análise de fornecedores
  • Definir modelos de análise de dados e informações que permitem realizar uma boa previsão da procura
  • Saber como garantir a segurança das informações nas folhas de cálculo: passwords e ocultação de fórmulas

A Quem se Dirige

Dirigindo-se a diretores e responsáveis de logística/diretores e responsáveis de compras/diretores e responsáveis de aprovisionamentos/gestores de stocks e responsáveis de armazém, esta formação profissional em Excel aplicado à Logística tem como objetivo perceber quais as principais funções do Excel, criar tabelas dinâmicas e partilhar documentos, desenvolver uma base de dados em Excel e saber como garantir a segurança das informações nas folhas de cálculo: passwords e ocultação de fórmulas. Se trabalha na área de compras e logística e quer desenvolver as suas competências com o Excel esta formação é para si.

Programa

COMO COMBINAR A GESTÃO LOGÍSTICA COM AS FUNÇÕES DA FOLHA DE CÁLCULO

  • Conhecer as principais funções do Excel
  • Parametrizar importantes opções do Excel
  • Saber quais as funções e fórmulas mais utilizadas na área da logística
  • Criar e utilizar funções e fórmulas que permitem gerir de forma eficiente o fluxo de informações
  • Explorar fórmulas que auxiliam a análise periódica de depósito e facilitam a distribuição de informações estatísticas
  • Tratar processos de atualização periódica através de fórmulas que não necessitam de intervenção manual
  • Utilizar corretamente os mecanismos de cópia

COMO ESTRUTURAR OS DADOS DE FORMA A FACILITAR A SUA ANÁLISE

  • Criar tabelas dinâmicas e partilha de documentos para sintetizar a informação
  • Elaborar o tratamento da informação e a condução dos processos de inventário
  • Fazer a atualização e manipulação de tabelas dinâmicas
  • Utilizar formatações de tabela e formatações condicionais
  • Saber compor, consolidar e relatar dados

COMO APRESENTAR O SISTEMA DE INFORMAÇÃO LOGÍSTICO ATRAVÉS DE GRÁFICOS, MAPAS E TABELAS

  • Elaborar gráficos como facilitadores da interpretação da informação
  • Criar mapas comparativos que suportem a análise da melhor oferta (preços, cronograma de entregas)
  • Construir mapas e tabelas como controles fundamentais na análise de gastos e decisões de compras
  • Sistematizar a informação do processo de compra através de mapas e tabelas: controlar de forma eficaz o exame dos processos, o equilíbrio dos stocks, os prazos de pagamento e avaliação dos fornecedores
  • Criar mapas de acompanhamento de propostas e cotações e avaliação de preços
  • Controlar a evolução dos preços e stocks
  • Avaliar a performance dos fornecedores

A AUTOMATIZAÇÃO DAS TAREFAS MAIS UTILIZADAS ATRAVÉS DAS MACROS

  • Minimizar tempos de execução em tarefas repetitivas (gestão de stocks)
  • Conhecer a programação de macros utilizando o Visual Basic
  • Reduzir erros e simplificar processos usados na gestão e valorização de stocks

COMO CRIAR RELATÓRIOS UTILIZANDO INFORMAÇÃO PROVENIENTE DE BASE DE DADOS EM EXCEL

  • Construir uma base de dados em Excel para cadastro e análise de fornecedores
  • Analisar custos, preços e margens de lucros
  • Recolher informação por intermédio de formulários
  • Compor relatórios através de dados

A INTERAÇÃO DO EXCEL COM OUTROS PROGRAMAS DE APOIO À LOGÍSTICA E GESTÃO DE STOCK E APLICATIVOS DO MICROSOFT OFFICE ™

  • Importar dados de outros programas e repositórios
  • Exportar informação para aplicativos do Microsoft Office TM
  • Distinguir os tipos de dados externos

OS MODELOS DE ANÁLISE DE DADOS E INFORMAÇÕES QUE PERMITEM REALIZAR UMA BOA PREVISÃO DA PROCURA

  • Organizar a informação em função de diferentes critérios
  • Estimar acerca de acontecimentos futuros incertos, feita por extrapolação, baseada em acontecimentos passados
  • Melhorar as tomadas de decisão e a planificação

SEGURANÇA DAS INFORMAÇÕES NAS FOLHAS DE CÁLCULO

  • Proteger folhas, livros e dados
  • Utilizar passwords e ocultação de fórmulas
  • Conhecer a opção de recuperação automática

Metodologia

Formação 100% prática – Aprendizagem realizada em PC para o desenvolvimento dos exercícios propostos

Formador

Ricardo Ricci

Atualmente é membro do núcleo de planeamento e controlo dos Serviços Centrais da Fundação Calouste Gulbenkian.Especialista e formador certificado em ferramentas Microsoft Office (Access, Excel, PowerPoint, Word), em programação com macros (Visual Basic), sistemas operativos Windows e Internet Explorer.
É analista e programador de vários projetos com ênfase nas áreas financeira, logística, comercial e na gestão de recursos humanos.
Anteriormente teve ao seu cargo a coordenação da equipa da área de vendas da Fundação Calouste Gulbenkian com responsabilidade técnica e funcional sobre todos os pontos de venda.
Foi chefe de divisão da área informática da Fundação Calouste Gulbenkian e responsável pela manutenção dos módulos SAP/SD e MM e integrou a equipa de acompanhamento e implantação do projeto de instalação e parametrização do sistema SAP/R3 dos módulos Material Management (MM), Financial Accounting (FI), Controlling (CO) e Sales and Distribution (SD), em substituição aos Sistemas baseados em plataforma AS/400.
Ainda como analista de sistema foi responsável pelo desenvolvimento e manutenção de módulos de contabilidade, compras e remunerações em ambientes Mainframes IBM (9221; 4341) e IBM (AS/400), participou no projeto de migração dos Sistemas da plataforma IBM Mainframe para AS/400 e assegurou a manutenção técnica e o desenvolvimento de aplicações em ABAP/4.
Estudou Gestão de Empresas na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras “São Marcos” (São Paulo, SP – Brasil).

Código da Formação: 1972003

Preço: 995€(+IVA)

Duração: 2 dias

Local: Lisboa

Datas: Lisboa
 25 a 26 Setembro 2019
 

Quer uma formação à medida para a sua empresa?

  • Conhecer as principais funções do Excel e parametrizar as opções determinantes para aplicar à logística
  • Criar tabelas dinâmicas e partilhar documentos de forma a facilitar a análise das informações
  • Saber atualizar e manipular tabelas dinâmicas
  • Apresentar o sistema de informação logístico através de gráficos, mapas e tabelas
  • Construir mapas que permitam controlar a evolução dos preços e stocks
  • Identificar formas que permitam reduzir erros e simplificar processos usados na gestão e valorização de stocks
  • Desenvolver uma base de dados em Excel para cadastro e análise de fornecedores
  • Definir modelos de análise de dados e informações que permitem realizar uma boa previsão da procura
  • Saber como garantir a segurança das informações nas folhas de cálculo: passwords e ocultação de fórmulas

Dirigindo-se a diretores e responsáveis de logística/diretores e responsáveis de compras/diretores e responsáveis de aprovisionamentos/gestores de stocks e responsáveis de armazém, esta formação profissional em Excel aplicado à Logística tem como objetivo perceber quais as principais funções do Excel, criar tabelas dinâmicas e partilhar documentos, desenvolver uma base de dados em Excel e saber como garantir a segurança das informações nas folhas de cálculo: passwords e ocultação de fórmulas. Se trabalha na área de compras e logística e quer desenvolver as suas competências com o Excel esta formação é para si.

COMO COMBINAR A GESTÃO LOGÍSTICA COM AS FUNÇÕES DA FOLHA DE CÁLCULO

  • Conhecer as principais funções do Excel
  • Parametrizar importantes opções do Excel
  • Saber quais as funções e fórmulas mais utilizadas na área da logística
  • Criar e utilizar funções e fórmulas que permitem gerir de forma eficiente o fluxo de informações
  • Explorar fórmulas que auxiliam a análise periódica de depósito e facilitam a distribuição de informações estatísticas
  • Tratar processos de atualização periódica através de fórmulas que não necessitam de intervenção manual
  • Utilizar corretamente os mecanismos de cópia

COMO ESTRUTURAR OS DADOS DE FORMA A FACILITAR A SUA ANÁLISE

  • Criar tabelas dinâmicas e partilha de documentos para sintetizar a informação
  • Elaborar o tratamento da informação e a condução dos processos de inventário
  • Fazer a atualização e manipulação de tabelas dinâmicas
  • Utilizar formatações de tabela e formatações condicionais
  • Saber compor, consolidar e relatar dados

COMO APRESENTAR O SISTEMA DE INFORMAÇÃO LOGÍSTICO ATRAVÉS DE GRÁFICOS, MAPAS E TABELAS

  • Elaborar gráficos como facilitadores da interpretação da informação
  • Criar mapas comparativos que suportem a análise da melhor oferta (preços, cronograma de entregas)
  • Construir mapas e tabelas como controles fundamentais na análise de gastos e decisões de compras
  • Sistematizar a informação do processo de compra através de mapas e tabelas: controlar de forma eficaz o exame dos processos, o equilíbrio dos stocks, os prazos de pagamento e avaliação dos fornecedores
  • Criar mapas de acompanhamento de propostas e cotações e avaliação de preços
  • Controlar a evolução dos preços e stocks
  • Avaliar a performance dos fornecedores

A AUTOMATIZAÇÃO DAS TAREFAS MAIS UTILIZADAS ATRAVÉS DAS MACROS

  • Minimizar tempos de execução em tarefas repetitivas (gestão de stocks)
  • Conhecer a programação de macros utilizando o Visual Basic
  • Reduzir erros e simplificar processos usados na gestão e valorização de stocks

COMO CRIAR RELATÓRIOS UTILIZANDO INFORMAÇÃO PROVENIENTE DE BASE DE DADOS EM EXCEL

  • Construir uma base de dados em Excel para cadastro e análise de fornecedores
  • Analisar custos, preços e margens de lucros
  • Recolher informação por intermédio de formulários
  • Compor relatórios através de dados

A INTERAÇÃO DO EXCEL COM OUTROS PROGRAMAS DE APOIO À LOGÍSTICA E GESTÃO DE STOCK E APLICATIVOS DO MICROSOFT OFFICE ™

  • Importar dados de outros programas e repositórios
  • Exportar informação para aplicativos do Microsoft Office TM
  • Distinguir os tipos de dados externos

OS MODELOS DE ANÁLISE DE DADOS E INFORMAÇÕES QUE PERMITEM REALIZAR UMA BOA PREVISÃO DA PROCURA

  • Organizar a informação em função de diferentes critérios
  • Estimar acerca de acontecimentos futuros incertos, feita por extrapolação, baseada em acontecimentos passados
  • Melhorar as tomadas de decisão e a planificação

SEGURANÇA DAS INFORMAÇÕES NAS FOLHAS DE CÁLCULO

  • Proteger folhas, livros e dados
  • Utilizar passwords e ocultação de fórmulas
  • Conhecer a opção de recuperação automática

Formação 100% prática – Aprendizagem realizada em PC para o desenvolvimento dos exercícios propostos

Ricardo Ricci

Atualmente é membro do núcleo de planeamento e controlo dos Serviços Centrais da Fundação Calouste Gulbenkian.Especialista e formador certificado em ferramentas Microsoft Office (Access, Excel, PowerPoint, Word), em programação com macros (Visual Basic), sistemas operativos Windows e Internet Explorer.
É analista e programador de vários projetos com ênfase nas áreas financeira, logística, comercial e na gestão de recursos humanos.
Anteriormente teve ao seu cargo a coordenação da equipa da área de vendas da Fundação Calouste Gulbenkian com responsabilidade técnica e funcional sobre todos os pontos de venda.
Foi chefe de divisão da área informática da Fundação Calouste Gulbenkian e responsável pela manutenção dos módulos SAP/SD e MM e integrou a equipa de acompanhamento e implantação do projeto de instalação e parametrização do sistema SAP/R3 dos módulos Material Management (MM), Financial Accounting (FI), Controlling (CO) e Sales and Distribution (SD), em substituição aos Sistemas baseados em plataforma AS/400.
Ainda como analista de sistema foi responsável pelo desenvolvimento e manutenção de módulos de contabilidade, compras e remunerações em ambientes Mainframes IBM (9221; 4341) e IBM (AS/400), participou no projeto de migração dos Sistemas da plataforma IBM Mainframe para AS/400 e assegurou a manutenção técnica e o desenvolvimento de aplicações em ABAP/4.
Estudou Gestão de Empresas na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras “São Marcos” (São Paulo, SP – Brasil).

Facilitador que combina know-how com experiência empresarial e competências pedagógicas, para dar resposta a necessidades operacionais e potenciar a aprendizagem.

Course Content

Time: 2 dias

Curriculum is empty

Instructor

ife
995.00€
Local: Lisboa
Duração :2 day