ESCUTA ATIVA

Escuta ativa
01
Abr

Objetivos

  • Desenvolver uma escuta centrada na pessoa para uma maior eficácia nas relações profissionais
  • Adotar uma posição relacional que favorece a escuta e a comunicação interpessoal
  • Adquirir ferramentas e comportamentos que favorecem a escuta em diversas situações da vida profissional

A Quem se Dirige

Aprenda técnicas de escuta ativa com esta formação profissional. Dirigindo-se a todas as pessoas que desejem melhorar as suas capacidades de escuta ativa, esta formação em Escuta Ativa irá abordar temas como: como obter uma comunicação relacional positiva, conhecer as ferramentas de escuta ativa, e como melhorar as relações profissionais.

Programa

FAZER COM QUE A COMUNICAÇÃO SEJA UMA FERRAMENTA DE DESEMPENHO COLETIVO

 

IDENTIFICAR OS SEUS OBSTÁCULOS PESSOAIS AO ESCUTAR OUTRAS PESSOAS

  • Ter em conta as suas emoções
  • Avaliar o peso das suas crenças e preconceitos
  • Estudar os conceitos de ressonância e projeção

 

PASSAR DA FALTA DE COMUNICAÇÃO À IMPLEMENTAÇÃO DE RELAÇÕES PROFISSIONAIS POSITIVAS

  • Identificar os cinco fenómenos da falta de comunicação
  • Analisar os seus efeitos
  • Permitir uma comunicação relacional positiva

 

PROPOR EIXOS PARA UMA COMUNICAÇÃO CRIATIVA

  • Conhecer os conceitos estruturantes
  • Utilizar ferramentas eficazes
  • Propor uma atitude colaborativa

 

PRATICAR UMA ESCUTA ATIVA PARA COMUNICAR MELHOR

 

AUTO DIAGNÓSTICO: DAS SUAS CAPACIDADES DE ESCUTA ATUAIS

 

AS FERRAMENTAS DA ESCUTA ATIVA

  • Utilizar as técnicas de questionamento
  • Reformular as questões para entender melhor o seu interlocutor
  • Sintetizar para avançar com base num bom entendimento

 

COLOCAR-SE EM POSIÇÃO DE ESCUTA

  • Sincronizar-se com o seu interlocutor
  • Praticar os vários níveis de escuta
  • Adoptar atitudes facilitadoras: a disponibilidade, o não julgamento, a objetividade, a não defesa…

 

COLOCAR O SEU INTERLOCUTOR NO CENTRO DA SUA ESCUTA

 

IDENTIFICAR TODAS AS LINGUAGENS

  • Evitar a incompreensão
  • Entender e fazer dizer o sentido oculto de determinadas questões

EXERCÍCIO PRÁTICO: A PARTIR DE SITUAÇÕES DE ESCUTA

 

MANTER AS SUAS QUALIDADES DE ESCUTA EM TODAS AS SITUAÇÕES

  • Adaptar-se às situações de stress, de agressividade, etc.
  • Posicionar-se de acordo com os diferentes interlocutores
  • Dominar as técnicas de escuta durante uma reunião

PLANO DE AÇÃO PESSOAL: Elaboração dos eixos de trabalho para melhorar a sua capacidade de escutar.

Metodologia

No fim desta formação, saberá como desenvolver as suas capacidades de escuta ativa e de sincronização para comunicar melhor.

Formador

Código da Formação: 1971109

Preço: 495€(+IVA)

Duração: 1 dia

Local: Lisboa / Porto

Datas: Lisboa
 13 Fevereiro 2020;
 30 Junho 2020;
 15 Outubro 2020
 Porto
 30 Junho 2020

Quer uma formação à medida para a sua empresa?

  • Desenvolver uma escuta centrada na pessoa para uma maior eficácia nas relações profissionais
  • Adotar uma posição relacional que favorece a escuta e a comunicação interpessoal
  • Adquirir ferramentas e comportamentos que favorecem a escuta em diversas situações da vida profissional

Aprenda técnicas de escuta ativa com esta formação profissional. Dirigindo-se a todas as pessoas que desejem melhorar as suas capacidades de escuta ativa, esta formação em Escuta Ativa irá abordar temas como: como obter uma comunicação relacional positiva, conhecer as ferramentas de escuta ativa, e como melhorar as relações profissionais.

FAZER COM QUE A COMUNICAÇÃO SEJA UMA FERRAMENTA DE DESEMPENHO COLETIVO

 

IDENTIFICAR OS SEUS OBSTÁCULOS PESSOAIS AO ESCUTAR OUTRAS PESSOAS

  • Ter em conta as suas emoções
  • Avaliar o peso das suas crenças e preconceitos
  • Estudar os conceitos de ressonância e projeção

 

PASSAR DA FALTA DE COMUNICAÇÃO À IMPLEMENTAÇÃO DE RELAÇÕES PROFISSIONAIS POSITIVAS

  • Identificar os cinco fenómenos da falta de comunicação
  • Analisar os seus efeitos
  • Permitir uma comunicação relacional positiva

 

PROPOR EIXOS PARA UMA COMUNICAÇÃO CRIATIVA

  • Conhecer os conceitos estruturantes
  • Utilizar ferramentas eficazes
  • Propor uma atitude colaborativa

 

PRATICAR UMA ESCUTA ATIVA PARA COMUNICAR MELHOR

 

AUTO DIAGNÓSTICO: DAS SUAS CAPACIDADES DE ESCUTA ATUAIS

 

AS FERRAMENTAS DA ESCUTA ATIVA

  • Utilizar as técnicas de questionamento
  • Reformular as questões para entender melhor o seu interlocutor
  • Sintetizar para avançar com base num bom entendimento

 

COLOCAR-SE EM POSIÇÃO DE ESCUTA

  • Sincronizar-se com o seu interlocutor
  • Praticar os vários níveis de escuta
  • Adoptar atitudes facilitadoras: a disponibilidade, o não julgamento, a objetividade, a não defesa…

 

COLOCAR O SEU INTERLOCUTOR NO CENTRO DA SUA ESCUTA

 

IDENTIFICAR TODAS AS LINGUAGENS

  • Evitar a incompreensão
  • Entender e fazer dizer o sentido oculto de determinadas questões

EXERCÍCIO PRÁTICO: A PARTIR DE SITUAÇÕES DE ESCUTA

 

MANTER AS SUAS QUALIDADES DE ESCUTA EM TODAS AS SITUAÇÕES

  • Adaptar-se às situações de stress, de agressividade, etc.
  • Posicionar-se de acordo com os diferentes interlocutores
  • Dominar as técnicas de escuta durante uma reunião

PLANO DE AÇÃO PESSOAL: Elaboração dos eixos de trabalho para melhorar a sua capacidade de escutar.

No fim desta formação, saberá como desenvolver as suas capacidades de escuta ativa e de sincronização para comunicar melhor.

Facilitador que combina know-how com experiência empresarial e competências pedagógicas, para dar resposta a necessidades operacionais e potenciar a aprendizagem.

Course Content

Time: 1 dia

Curriculum is empty

Instructor

ife
495.00€
Local: Lisboa, Porto
Duração :1 day