ESCREVER PARA A WEB

Escrever para web
01
Mai

Objetivos

  • Identificar os elementos comunicacionais para construir conteúdos com impacto na escrita online
  • Conhecer regras de clareza do texto online e técnicas para editorial web
  • Analisar regras de escrita online e criar conteúdos com impacto
  • Perceber as características da escrita para diferentes formatos

A Quem se Dirige

Se quer criar conteúdos com impacto para a web, esta formação profissional em Escrever para a web é para si. Dirigindo-se a diretores de marketing e e-marketing, diretores de comunicação, diretores de comércio eletrónico, responsáveis pela área de internet, community managers, responsáveis de produtos e marcas e a qualquer profissional interessado em desenvolver a sua formação em marketing digital, fique a conhecer as regras de escrita online com esta formação.

Programa

O QUE É CONSIDERADO UM TEXTO DE LEITURA NA WEB

  • Visibilidade, legibilidade e impacto da escrita online
  • Comunicação no ecrã: os elementos que atraem a atenção
  • Integrar os conceitos de ergonomia visual: as regras de legibilidade
  • Como lêem os internautas?
  • Escrita para ser referenciada nas ferramentas de pesquisa

 

A IMPORTÂNCIA DA ESTRUTURA EDITORIAL

  • Tipologia de diferente conteúdo editorial: artigos, notas, comentários…
  • Organização e hierarquização de informações: as regras de consistência
  • Navegação intuitiva

 

REGRAS DE CLAREZA DO TEXTO ONLINE

  • Contextualizar a informação
  • Projetar um guião adequado
  • Ajustar a tipografia do ecrã e identificar os formatos mais legíveis
  • Utilizar as hiperligações
  • Combinar texto, formas e cores (a relação entre o texto e a imagem)

 

TÉCNICAS PARA EDITORIAL WEB

  • Entender o seu público-alvo: determinar e ajustar a mensagem
  • Definir mensagens claras e palavras-chave
  • Identificar as restrições e controlo editorial do tom dos seus escritos
  • Aplicar a regra da pirâmide invertida
  • Validar a estrutura da frase e parágrafo
  • Usar a técnica de revisão/verificação de ortografia e pontuação

 

CONTEÚDOS COM IMPACTO: REGRAS DA ESCRITA ONLINE

  • Trabalhar com as palavras e escrever frases simples
  • Introduzir palavras de ligação para reforçar as suas ideias
  • Escrever para diferentes formatos

Metodologia

Os participantes vão ter a possibilidade de analisar diferentes cases studies.

Formador

Alda Benamor, Diretora Geral, PLUG More

Alda Benamor é, desde 2002, Diretora Geral da PLUG More  (consultoria em Comunicação e Marketing), tendo dedicado os últimos 17 anos da sua carreira profissional à consultoria estratégica em Comunicação, Marketing e Relações Públicas, a par da formação desenvolvida on-job e no sector profissional nas mesmas áreas. Tendo passado por empresas nacionais e multinacionais de Comunicação, já desenvolveu e coordenou projetos comunicacionais para empresas de grande destaque, tais como a McDonald’s, Coca-Cola, JcDecaux, Nestlé, Henkel, Schwarzkopf Professional, L’Oréal e Portugal Telecom, entre muitas outras. Com formação superior em Comunicação, tem uma pós-graduação em Comunicação em Gestão de Crises e encontra-se a finalizar a tese de Doutoramento em Comunicação Social, pela Universidad Complutense de Madrid. Paralelamente, é formadora certificada pelo IFP, nas áreas da Comunicação, do Marketing e do Desenvolvimento Pessoal.

Código da Formação: 1971719

Preço: 750€(+IVA)

Duração: 1 dia

Local: Lisboa / Porto

Datas: Lisboa
 10 Maio 2019;
 18 Novembro 2019
 Porto
 10 Maio 2019

Quer uma formação à medida para a sua empresa?

  • Identificar os elementos comunicacionais para construir conteúdos com impacto na escrita online
  • Conhecer regras de clareza do texto online e técnicas para editorial web
  • Analisar regras de escrita online e criar conteúdos com impacto
  • Perceber as características da escrita para diferentes formatos

Se quer criar conteúdos com impacto para a web, esta formação profissional em Escrever para a web é para si. Dirigindo-se a diretores de marketing e e-marketing, diretores de comunicação, diretores de comércio eletrónico, responsáveis pela área de internet, community managers, responsáveis de produtos e marcas e a qualquer profissional interessado em desenvolver a sua formação em marketing digital, fique a conhecer as regras de escrita online com esta formação.

O QUE É CONSIDERADO UM TEXTO DE LEITURA NA WEB

  • Visibilidade, legibilidade e impacto da escrita online
  • Comunicação no ecrã: os elementos que atraem a atenção
  • Integrar os conceitos de ergonomia visual: as regras de legibilidade
  • Como lêem os internautas?
  • Escrita para ser referenciada nas ferramentas de pesquisa

 

A IMPORTÂNCIA DA ESTRUTURA EDITORIAL

  • Tipologia de diferente conteúdo editorial: artigos, notas, comentários…
  • Organização e hierarquização de informações: as regras de consistência
  • Navegação intuitiva

 

REGRAS DE CLAREZA DO TEXTO ONLINE

  • Contextualizar a informação
  • Projetar um guião adequado
  • Ajustar a tipografia do ecrã e identificar os formatos mais legíveis
  • Utilizar as hiperligações
  • Combinar texto, formas e cores (a relação entre o texto e a imagem)

 

TÉCNICAS PARA EDITORIAL WEB

  • Entender o seu público-alvo: determinar e ajustar a mensagem
  • Definir mensagens claras e palavras-chave
  • Identificar as restrições e controlo editorial do tom dos seus escritos
  • Aplicar a regra da pirâmide invertida
  • Validar a estrutura da frase e parágrafo
  • Usar a técnica de revisão/verificação de ortografia e pontuação

 

CONTEÚDOS COM IMPACTO: REGRAS DA ESCRITA ONLINE

  • Trabalhar com as palavras e escrever frases simples
  • Introduzir palavras de ligação para reforçar as suas ideias
  • Escrever para diferentes formatos

Os participantes vão ter a possibilidade de analisar diferentes cases studies.

Alda Benamor, Diretora Geral, PLUG More

Alda Benamor é, desde 2002, Diretora Geral da PLUG More  (consultoria em Comunicação e Marketing), tendo dedicado os últimos 17 anos da sua carreira profissional à consultoria estratégica em Comunicação, Marketing e Relações Públicas, a par da formação desenvolvida on-job e no sector profissional nas mesmas áreas. Tendo passado por empresas nacionais e multinacionais de Comunicação, já desenvolveu e coordenou projetos comunicacionais para empresas de grande destaque, tais como a McDonald’s, Coca-Cola, JcDecaux, Nestlé, Henkel, Schwarzkopf Professional, L’Oréal e Portugal Telecom, entre muitas outras. Com formação superior em Comunicação, tem uma pós-graduação em Comunicação em Gestão de Crises e encontra-se a finalizar a tese de Doutoramento em Comunicação Social, pela Universidad Complutense de Madrid. Paralelamente, é formadora certificada pelo IFP, nas áreas da Comunicação, do Marketing e do Desenvolvimento Pessoal.

Facilitador que combina know-how com experiência empresarial e competências pedagógicas, para dar resposta a necessidades operacionais e potenciar a aprendizagem.

Course Content

Time: 1 dia

Curriculum is empty

Instructor

ife
750.00€
Local: Lisboa, Porto
Duração :1 day