ESCREVER EMAILS EFICAZES

Escrever emails eficazes
09
Set

Objetivos

  • Estabelecer critérios para a comunicação por email
  • Ganhar eficácia na redação de emails
  • Redigir emails claros, eficazes e atrativos

A Quem se Dirige

Dirigindo-se a todas as pessoas que queiram otimizar a sua comunicação por email e redigir emails eficazes, esta formação profissional em Escrever emails eficazes irá abordar vários temas: quando escrever um email, como escrever um email, como fazer com que as pessoas queiram ler o seu email e como adaptar os emails a várias situações. Desenvolva as suas competências de gestão e persuasão com esta formação.

Programa

COMUNICAR POR EMAIL: QUANDO E COMO

  • Identificar as vantagens e desvantagens da utilização do email
  • Quando escrever um email …e quando não escrever
  • Conhecer as regras de escrita própria para emails e as regras das boas maneiras

ESTUDO DE CASO: a partir de emails dos próprios participantes

 

DEFINIR A MENSAGEM E GANHAR TEMPO NA SUA REDAÇÃO

  • Conceber uma mensagem concisa e estruturada
  • Ter em mente o objetivo final da comunicação
  • Adaptar o seu estilo, ao objetivo e ao interlocutor
  • Ter em atenção a forma e o conteúdo
  • Organizar o email de forma legível
  • Conhecer formas de ganhar tempo
  • Ler os emails antes de enviar para não deixar passar erros e imprecisões

EXERCÍCIO: Escolha das palavras de acordo com a finalidade do email

 

 FAZER DOS SEUS EMAILS FERRAMENTAS DE COMUNICAÇÃO ATRATIVAS

  • Chamar a atenção para o seu tema e fazer querer ler o email
  • Corrigir imprecisões e possíveis erros de entoação
  • Ter um slogan e concluir eficazmente

EXERCÍCIO PRÁTICO: Reescrever um email trazido pelos participantes e redigir uma situação real

 

ADAPTAR OS EMAILS A DIVERSAS SITUAÇÕES

  • Adoptar uma entoação firme e cordial sem ofender
  • Identificar formulas a evitar e a privilegiar
  • Gerir situações delicadas: lembretes, reclamações, recusas, pedidos
  • Redigir emails específicos: a um superior hierárquico, proposta comercial…..

EXERCÍCIO PRÁTICO: Redigir mensagens tipo. Redigir emails em reação a situações críticas e/ou situações de pressão

Metodologia

Realização de exercícios práticos e análise de estudos de caso.

Formador

Alda Benamor, Diretora Geral, PLUG More

Alda Benamor é, desde 2002, Diretora Geral da PLUG More (consultoria em Comunicação e Marketing), tendo dedicado os últimos 17 anos da sua carreira profissional à consultoria estratégica em Comunicação, Marketing e Relações Públicas, a par da formação desenvolvida on-job e no sector profissional nas mesmas áreas. Tendo passado por empresas nacionais e multinacionais de Comunicação, já desenvolveu e coordenou projetos comunicacionais para empresas de grande destaque, tais como a McDonald’s, Coca-Cola, JcDecaux, Nestlé, Henkel, Schwarzkopf Professional, L’Oréal e Portugal Telecom, entre muitas outras. Com formação superior em Comunicação, tem uma pós-graduação em Comunicação em Gestão de Crises e encontra-se a finalizar a tese de Doutoramento em Comunicação Social, pela Universidad Complutense de Madrid. Paralelamente, é formadora certificada pelo IFP, nas áreas da Comunicação, do Marketing e do Desenvolvimento Pessoal.

Código da Formação: 1971146

Preço: 495€(+IVA)

Duração: 1 dia

Local: Lisboa / Porto

Datas: Lisboa
 29 Janeiro 2020;
 14 Maio 2020;
 23 Setembro 2020
 Porto
 23 Setembro 2020

Quer uma formação à medida para a sua empresa?

  • Estabelecer critérios para a comunicação por email
  • Ganhar eficácia na redação de emails
  • Redigir emails claros, eficazes e atrativos

Dirigindo-se a todas as pessoas que queiram otimizar a sua comunicação por email e redigir emails eficazes, esta formação profissional em Escrever emails eficazes irá abordar vários temas: quando escrever um email, como escrever um email, como fazer com que as pessoas queiram ler o seu email e como adaptar os emails a várias situações. Desenvolva as suas competências de gestão e persuasão com esta formação.

COMUNICAR POR EMAIL: QUANDO E COMO

  • Identificar as vantagens e desvantagens da utilização do email
  • Quando escrever um email …e quando não escrever
  • Conhecer as regras de escrita própria para emails e as regras das boas maneiras

ESTUDO DE CASO: a partir de emails dos próprios participantes

 

DEFINIR A MENSAGEM E GANHAR TEMPO NA SUA REDAÇÃO

  • Conceber uma mensagem concisa e estruturada
  • Ter em mente o objetivo final da comunicação
  • Adaptar o seu estilo, ao objetivo e ao interlocutor
  • Ter em atenção a forma e o conteúdo
  • Organizar o email de forma legível
  • Conhecer formas de ganhar tempo
  • Ler os emails antes de enviar para não deixar passar erros e imprecisões

EXERCÍCIO: Escolha das palavras de acordo com a finalidade do email

 

 FAZER DOS SEUS EMAILS FERRAMENTAS DE COMUNICAÇÃO ATRATIVAS

  • Chamar a atenção para o seu tema e fazer querer ler o email
  • Corrigir imprecisões e possíveis erros de entoação
  • Ter um slogan e concluir eficazmente

EXERCÍCIO PRÁTICO: Reescrever um email trazido pelos participantes e redigir uma situação real

 

ADAPTAR OS EMAILS A DIVERSAS SITUAÇÕES

  • Adoptar uma entoação firme e cordial sem ofender
  • Identificar formulas a evitar e a privilegiar
  • Gerir situações delicadas: lembretes, reclamações, recusas, pedidos
  • Redigir emails específicos: a um superior hierárquico, proposta comercial…..

EXERCÍCIO PRÁTICO: Redigir mensagens tipo. Redigir emails em reação a situações críticas e/ou situações de pressão

Realização de exercícios práticos e análise de estudos de caso.

Alda Benamor, Diretora Geral, PLUG More

Alda Benamor é, desde 2002, Diretora Geral da PLUG More (consultoria em Comunicação e Marketing), tendo dedicado os últimos 17 anos da sua carreira profissional à consultoria estratégica em Comunicação, Marketing e Relações Públicas, a par da formação desenvolvida on-job e no sector profissional nas mesmas áreas. Tendo passado por empresas nacionais e multinacionais de Comunicação, já desenvolveu e coordenou projetos comunicacionais para empresas de grande destaque, tais como a McDonald’s, Coca-Cola, JcDecaux, Nestlé, Henkel, Schwarzkopf Professional, L’Oréal e Portugal Telecom, entre muitas outras. Com formação superior em Comunicação, tem uma pós-graduação em Comunicação em Gestão de Crises e encontra-se a finalizar a tese de Doutoramento em Comunicação Social, pela Universidad Complutense de Madrid. Paralelamente, é formadora certificada pelo IFP, nas áreas da Comunicação, do Marketing e do Desenvolvimento Pessoal.

Facilitador que combina know-how com experiência empresarial e competências pedagógicas, para dar resposta a necessidades operacionais e potenciar a aprendizagem.

Course Content

Time: 1 dia

Curriculum is empty

Instructor

ife
495.00€
Local: Lisboa, Porto
Duração :1 day