DESIGN THINKING NA GESTÃO DE PROJETOS

DESIGN_THINKING_GESTÃO_PROJETOS
01
Mai

Objetivos

  • Dominar os conceitos de criatividade, inovação empresarial e intraempreendedorismo
  • Compreender como é que através do processo criativo os problemas são abordados e são encontradas novas soluções
  • Construir um itinerário a partir do Problem Solving e Ideation
  • Conhecer e utilizar ferramentas geradoras de ideias e inovação
  • Conhecer e aplicar métodos para avaliar ideias inovadoras
  • Perceber as etapas de transformação de ideias em oportunidades – empreendedorismo organizacional

A Quem se Dirige

No mundo dos negócios cada vez mais é importante ter um pensamento criativo. Dirigindo-se a colaboradores das organizações, sejam gestores, consultores, empresários, líderes de equipas, de diferentes áreas funcionais, envolvidos na gestão de projetos no desempenho da sua atividade profissional, esta formação profissional em Design Thinking na Gestão de Projetos tem como objetivo encontrar soluções para problemas complexos. Através de brainstorming e brainwriting, crie ideias para o seu negócio e desenvolva as suas competências de gestão.

Programa

WHO

  • Autoliderança na Gestão de Projetos
  • Inteligência Emocional na Gestão de Projetos
  • Escuta Ativa, Colocar Questões
  • Empatia e Rapport

 

WHAT

  • Warm Ups e Energizers
  • Alinhamento de Equipas
  • O Processo Criativo – Caos ou Sistema?
  • Motivações e Bloqueios ao desenvolvimento da nossa criatividade
  • Definição de Propósito e Âmbito
  • Identificar
  • Missão do Projeto

 

WHAT IS

  • Definir Estado Atual
  • Insights, Reflexões e Conclusões
  • Identificação de Conceitos-Chave do Projeto
  • Dot Voting
  • Mind Map Projeto
  • Pré-Morten – o que que pode falhar (análise de risco)
  • Temas e Insights | Aprendizagens e Hipóteses
  • Gerar as melhores Questões para gerar as melhores Ideias

 

WHAT  IF?

  • Gerar Ideias
  • Brainstorming
  • Brainwriting
  • Analogias
  • Outras ferramentas criativas alinhadas com os inputs surgidos nas fases anteriores

 

WHAT WILL?

  • Definir Prioridades das Ideias Geradas e Criar Experiências
  • Criar um Mini Business Case para Ideias-Chave
  • Definir um Plano de Ação – Atividades, Responsabilidades, Timings
  • Follow-Up
  • WrapUp – Reflexões e Conclusões Finais

 

COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER

  • Empatia
  • Colaboração
  • Comunicação
  • Observação
  • Pensamento visual
  • Cultura de discussão aberta
  • Co-criação
  • Confiança criativa
  • Visão multidisciplinar
  • Experimentação

Metodologia

Formação prática de 2 dias: através do learning by doing utilizar o Design Thinking na Gestão de Projetos

Formador

Hugo Gonçalves

Trabalha há mais de 10 anos como consultor, facilitador e formador em várias áreas de negócio, nomeadamente, automotive, utilities, retail, manufacturing e executive training.

Ajuda pessoas e negócios a transformar o seu potencial em Performance, combinando disciplinas como Coaching, Estratégia, Business Models, Design Thinking; Automotive Core Tools, Criatividade e outras dentro do Desenvolvimento Orgazinacional e do Capital Humano.

Certificado em Coaching pela ISPC (International School of Professional Coaching) e com diversos cursos executivos e avançados nas área da Liderança, Melhoria Contínua e Criatividade.

Licenciado em Engenharia Eletrotécnica e pós-graduação em Gestão Industrial.

Código da Formação: 1971917

Preço: 750€(+IVA)

Duração: 2 dias

Local: Lisboa / Porto

Datas: Lisboa
 24 a 25 Junho 2020;
 23 a 24 Novembro 2020;
 4 a 5 Março 2020
 Porto
 4 a 5 Março 2020

Quer uma formação à medida para a sua empresa?

  • Dominar os conceitos de criatividade, inovação empresarial e intraempreendedorismo
  • Compreender como é que através do processo criativo os problemas são abordados e são encontradas novas soluções
  • Construir um itinerário a partir do Problem Solving e Ideation
  • Conhecer e utilizar ferramentas geradoras de ideias e inovação
  • Conhecer e aplicar métodos para avaliar ideias inovadoras
  • Perceber as etapas de transformação de ideias em oportunidades – empreendedorismo organizacional

No mundo dos negócios cada vez mais é importante ter um pensamento criativo. Dirigindo-se a colaboradores das organizações, sejam gestores, consultores, empresários, líderes de equipas, de diferentes áreas funcionais, envolvidos na gestão de projetos no desempenho da sua atividade profissional, esta formação profissional em Design Thinking na Gestão de Projetos tem como objetivo encontrar soluções para problemas complexos. Através de brainstorming e brainwriting, crie ideias para o seu negócio e desenvolva as suas competências de gestão.

WHO

  • Autoliderança na Gestão de Projetos
  • Inteligência Emocional na Gestão de Projetos
  • Escuta Ativa, Colocar Questões
  • Empatia e Rapport

 

WHAT

  • Warm Ups e Energizers
  • Alinhamento de Equipas
  • O Processo Criativo – Caos ou Sistema?
  • Motivações e Bloqueios ao desenvolvimento da nossa criatividade
  • Definição de Propósito e Âmbito
  • Identificar
  • Missão do Projeto

 

WHAT IS

  • Definir Estado Atual
  • Insights, Reflexões e Conclusões
  • Identificação de Conceitos-Chave do Projeto
  • Dot Voting
  • Mind Map Projeto
  • Pré-Morten – o que que pode falhar (análise de risco)
  • Temas e Insights | Aprendizagens e Hipóteses
  • Gerar as melhores Questões para gerar as melhores Ideias

 

WHAT  IF?

  • Gerar Ideias
  • Brainstorming
  • Brainwriting
  • Analogias
  • Outras ferramentas criativas alinhadas com os inputs surgidos nas fases anteriores

 

WHAT WILL?

  • Definir Prioridades das Ideias Geradas e Criar Experiências
  • Criar um Mini Business Case para Ideias-Chave
  • Definir um Plano de Ação – Atividades, Responsabilidades, Timings
  • Follow-Up
  • WrapUp – Reflexões e Conclusões Finais

 

 COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER

  • Empatia
  • Colaboração
  • Comunicação
  • Observação
  • Pensamento visual
  • Cultura de discussão aberta
  • Co-criação
  • Confiança criativa
  • Visão multidisciplinar
  • Experimentação

Formação prática de 2 dias: através do learning by doing utilizar o Design Thinking na Gestão de Projetos

Hugo Gonçalves

Trabalha há mais de 10 anos como consultor, facilitador e formador em várias áreas de negócio, nomeadamente, automotive, utilities, retail, manufacturing e executive training.

Ajuda pessoas e negócios a transformar o seu potencial em Performance, combinando disciplinas como Coaching, Estratégia, Business Models, Design Thinking; Automotive Core Tools, Criatividade e outras dentro do Desenvolvimento Orgazinacional e do Capital Humano.

Certificado em Coaching pela ISPC (International School of Professional Coaching) e com diversos cursos executivos e avançados nas área da Liderança, Melhoria Contínua e Criatividade.

Licenciado em Engenharia Eletrotécnica e pós-graduação em Gestão Industrial.

Course Content

Time: 2 dias

Curriculum is empty

Instructor

750.00€
Local: Lisboa, Porto
Duração :2 day