COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL – Live Training

Comunicacao_institucional_elearning
14
Abr

Objetivos

  • Conhecer as especificidades da comunicação institucional
  • Definir e controlar a identidade da empresa
  • Delinear toda a comunicação de forma global
  • Melhorar e controlar a imagem de marca da empresa
  • Identificar as ferramentas que permitem desenvolver a notoriedade da empresa

A Quem se Dirige

  • Diretores
  • Responsáveis de Comunicação
  • Responsáveis de Relações Públicas

Programa

COMPREENDER AS QUESTÕES E PRINCÍPIOS DA COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL

  • Conhecer as especificidades da comunicação corporativa
  • Definir uma comunicação global para apoiar a comunicação operacional, coordenar as comunicações da empresa e antecipar situações de crise
  • Encontrar o equilíbrio entre os valores da empresa e as expetativas sociais

 

DEFINIR A IDENTIDADE CORPORATIVA

  • Definir os valores, a visão e a missão corporativa de forma coerente com a identidade global
  • Escolher um posicionamento claro e diferenciador e expressar uma identidade corporativa
  • Definir os atributos da imagem para que seja desejada e credível
  • Desenvolver e formalizar o seu discurso

 

PLANEAR UM REFERENCIAL DE IDENTIDADE

  • Escolher um estilo de comunicação em função da imagem desejada
  • Fazer evoluir o logotipo de acordo para a imagem desejada

 

IMPLEMENTAR UMA ESTRATÉGIA

  • Qualificar e definir os objetivos institucionais
  • Escolher um campo de comunicação: desenvolvimento sustentável, ético e socialmente responsável
  • Conhecer os principais recursos da comunicação institucional para colocar em prática os valores e o discurso da empres
  • Utilizar as ferramentas necessárias para desenvolver a sua visibilidade: identidade visual, impressa (em folheto) e digital (sites, blogues, new media)
  • Utilizar ferramentas para desenvolver a notoriedade e reputação e valorizar a imagem: relações públicas, assessoria de imprensa, publicidade, mecenato, patrocínio de eventos, realização de eventos

Metodologia

O Live Training tem por base uma metodologia ativa e colaborativa baseada na troca de experiências e interação entre os participantes e o facilitador.

Será utilizada uma plataforma digital:
user frendly, fácil de usar o que permite que todos consigam facilmente entrar e utilizar as suas funcionalidades.
interativa, que permite ao facilitador fazer uma dinamização muito idêntica à que é feita na formação presencial.
com ambiente colaboração virtual – todos os participantes se podem ver uns aos outros e interagir uns com os outros e comunicar através do formato verbal ou escrito em tempo real.
que permite trabalhos de grupo, desenvolvidos em salas paralelas à classe principal.
que permite partilha de documentos, em qualquer formato e em tempo real.

Formador

Rita Barrocas – Communication Manager – Sonae MC

Iniciou a sua experiência profissional como Relações Públicas no Gabinete de Protocolo e Relações Públicas da Câmara Municipal do Porto. Foi responsável pelas áreas de comunicação interna e assessoria mediática da Direção de Comunicação Institucional da Sonaecom e Optimus. Em 2004, foi Assessora de Imprensa nos Jogos Olímpicos de Atenas, tendo co-coordenado a comunicação social internacional no Complexo Olímpico de Helliniko, onde decorreram as provas de basquetebol e esgrima. Em 2008, assumiu a responsabilidade da Comunicação da Sonae, desempenhando funções de Assessora de Comunicação dos membros da Comissão Executiva da Sonae e dos restantes porta vozes da empresa (por exemplo: Eng. Belmiro de Azevedo – Chairman da Sonae, Dr. Luís Filipe Reis – CCCO da Sonae, …). Em 2011, passou a Coordenadora de Comunicação Externa da Sonae, nas vertentes de Comunicação Institucional e Assessoria Mediática. Em 2016, transitou para a Sonae MC para assumir o desafio de lançar a área de Comunicação Interna da empresa, com responsabilidade sobre a definição dos objetivos estratégicos da área, ações, budget e recursos humanos.
Paralelamente, é docente e formadora em cursos relacionados com Organização e Gestão de Eventos, Comunicação Empresarial, Relações Públicas, Protocolo e Gestão de Marca em várias instituições de ensino, tais como: ISMAI (Instituto Universitário da Maia), International Faculty for Executives (Grupo IFE), EGE – Atlantic Business School, entre outros.
Mestrada em Ciências de Comunicação – vertente Publicidade e Relações Públicas, na Universidade do Minho. Licenciatura em Relações Públicas pelo ISMAI e Curso Geral de Gestão pela EGP.

Código da Formação: 1971718

Preço: Sob consulta

Duração: 1 dia

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  • Conhecer as especificidades da comunicação institucional
  • Definir e controlar a identidade da empresa
  • Delinear toda a comunicação de forma global
  • Melhorar e controlar a imagem de marca da empresa
  • Identificar as ferramentas que permitem desenvolver a notoriedade da empresa
  • Diretores
  • Responsáveis de Comunicação
  • Responsáveis de Relações Públicas

COMPREENDER AS QUESTÕES E PRINCÍPIOS DA COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL

  • Conhecer as especificidades da comunicação corporativa
  • Definir uma comunicação global para apoiar a comunicação operacional, coordenar as comunicações da empresa e antecipar situações de crise
  • Encontrar o equilíbrio entre os valores da empresa e as expetativas sociais

 

DEFINIR A IDENTIDADE CORPORATIVA

  • Definir os valores, a visão e a missão corporativa de forma coerente com a identidade global
  • Escolher um posicionamento claro e diferenciador e expressar uma identidade corporativa
  • Definir os atributos da imagem para que seja desejada e credível
  • Desenvolver e formalizar o seu discurso

 

PLANEAR UM REFERENCIAL DE IDENTIDADE

  • Escolher um estilo de comunicação em função da imagem desejada
  • Fazer evoluir o logotipo de acordo para a imagem desejada

 

IMPLEMENTAR UMA ESTRATÉGIA

  • Qualificar e definir os objetivos institucionais
  • Escolher um campo de comunicação: desenvolvimento sustentável, ético e socialmente responsável
  • Conhecer os principais recursos da comunicação institucional para colocar em prática os valores e o discurso da empres
  • Utilizar as ferramentas necessárias para desenvolver a sua visibilidade: identidade visual, impressa (em folheto) e digital (sites, blogues, new media)
  • Utilizar ferramentas para desenvolver a notoriedade e reputação e valorizar a imagem: relações públicas, assessoria de imprensa, publicidade, mecenato, patrocínio de eventos, realização de eventos

O Live Training tem por base uma metodologia ativa e colaborativa baseada na troca de experiências e interação entre os participantes e o facilitador.

Será utilizada uma plataforma digital:
user frendly, fácil de usar o que permite que todos consigam facilmente entrar e utilizar as suas funcionalidades.
interativa, que permite ao facilitador fazer uma dinamização muito idêntica à que é feita na formação presencial.
com ambiente colaboração virtual – todos os participantes se podem ver uns aos outros e interagir uns com os outros e comunicar através do formato verbal ou escrito em tempo real.
que permite trabalhos de grupo, desenvolvidos em salas paralelas à classe principal.
que permite partilha de documentos, em qualquer formato e em tempo real.

Rita Barrocas – Communication Manager – Sonae MC

Iniciou a sua experiência profissional como Relações Públicas no Gabinete de Protocolo e Relações Públicas da Câmara Municipal do Porto. Foi responsável pelas áreas de comunicação interna e assessoria mediática da Direção de Comunicação Institucional da Sonaecom e Optimus. Em 2004, foi Assessora de Imprensa nos Jogos Olímpicos de Atenas, tendo co-coordenado a comunicação social internacional no Complexo Olímpico de Helliniko, onde decorreram as provas de basquetebol e esgrima. Em 2008, assumiu a responsabilidade da Comunicação da Sonae, desempenhando funções de Assessora de Comunicação dos membros da Comissão Executiva da Sonae e dos restantes porta vozes da empresa (por exemplo: Eng. Belmiro de Azevedo – Chairman da Sonae, Dr. Luís Filipe Reis – CCCO da Sonae, …). Em 2011, passou a Coordenadora de Comunicação Externa da Sonae, nas vertentes de Comunicação Institucional e Assessoria Mediática. Em 2016, transitou para a Sonae MC para assumir o desafio de lançar a área de Comunicação Interna da empresa, com responsabilidade sobre a definição dos objetivos estratégicos da área, ações, budget e recursos humanos.
Paralelamente, é docente e formadora em cursos relacionados com Organização e Gestão de Eventos, Comunicação Empresarial, Relações Públicas, Protocolo e Gestão de Marca em várias instituições de ensino, tais como: ISMAI (Instituto Universitário da Maia), International Faculty for Executives (Grupo IFE), EGE – Atlantic Business School, entre outros.
Mestrada em Ciências de Comunicação – vertente Publicidade e Relações Públicas, na Universidade do Minho. Licenciatura em Relações Públicas pelo ISMAI e Curso Geral de Gestão pela EGP.

Course Content

Time: 1 dia

Curriculum is empty

Instructor

Free
Duração :1 day