COMUNICAÇÃO ESCRITA – REDIGIR DOCUMENTOS CLAROS E ESTRUTURADOS

COMUNICAÇÃO ESCRITA e REDIGIR DOCUMENTOS  CLAROS ESTRUTURADOS
20
Ago

Objetivos

  • Identificar aspetos base para a construção de um texto
  • Estruturar e organizar o texto e encadear as ideias
  • Estabelecer o estilo e as técnicas de redação mais adequadas ao tipo de documento
  • Redigir textos profissionais para desencadear a ação

A Quem se Dirige

Dirigindo-se a profissionais que necessitem comunicar por escrito, assim como todos os profissionais das áreas de comunicação, conheça algumas regras e truques para utilizar na redação de documentos com esta formação profissional em Comunicação Escrita – Redigir Documentos Claros e Estruturados. Determine as ideias-chave, saiba como estruturar um texto tendo em conta a organização de ideias e fique a conhecer os vários fatores de eficácia de um texto com esta formação. Desenvolva as suas competências e ponha à prova a sua criatividade.

Programa

IDENTIFICAR ASPETOS BASE PARA A CONSTRUÇÃO DE UM TEXTO

  • O destinatário e as suas características
  • Identificar o objetivo do texto e a sua finalidade
  • A estratégia de imagem da organização nos textos a produzir
  • O texto como ato de comunicação

 

ESTRUTURAR O PENSAMENTO

  • Determinar as ideias-chave
  • Distinguir o essencial do acessório
  • Elaborar um plano claro e coerente evidenciando as ideias-chave

 

ESTRUTURAR O TEXTO

  • Estruturar e organizar o texto
  • Encadear as ideias
  • As sínteses, os assuntos e os títulos
  • Dominar os principais argumentos para responder adequadamente
  • Definir as especificidades dos vários textos
  • E-mail
  • Textos curtos (carta)
  • Textos longos (estudos, relatórios)

 

REDIGIR TEXTOS PROFISSIONAIS PARA DESENCADEAR A AÇÃO

  • Importância de utilizar toda a informação disponível na comunicação escrita
  • Associar informação, convicção e firmeza na comunicação escrita
  • Identificar os fatores de eficácia de um texto
  • Legibilidade – parágrafos, frases, palavras e pontuação
  • Utilizar a linguagem adequada
  • Informalidade e respeito

Metodologia

Formador

Alda Benamor, Diretora Geral, PLUG More

Alda Benamor é, desde 2002, Diretora Geral da PLUG More (consultoria em Comunicação e Marketing), tendo dedicado os últimos 17 anos da sua carreira profissional à consultoria estratégica em Comunicação, Marketing e Relações Públicas, a par da formação desenvolvida on-job e no sector profissional nas mesmas áreas. Tendo passado por empresas nacionais e multinacionais de Comunicação, já desenvolveu e coordenou projetos comunicacionais para empresas de grande destaque, tais como a McDonald’s, Coca-Cola, JcDecaux, Nestlé, Henkel, Schwarzkopf Professional, L’Oréal e Portugal Telecom, entre muitas outras. Com formação superior em Comunicação, tem uma pós-graduação em Comunicação em Gestão de Crises e encontra-se a finalizar a tese de Doutoramento em Comunicação Social, pela Universidad Complutense de Madrid. Paralelamente, é formadora certificada pelo IFP, nas áreas da Comunicação, do Marketing e do Desenvolvimento Pessoal.

Código da Formação: 1971145

Preço: 495€(+IVA)

Duração: 1 dia

Local: Lisboa / Porto

Datas: Lisboa
 4 Abril 2019;
 3 Julho 2019;
 28 Novembro 2019
 Porto
 3 Julho 2019

Quer uma formação à medida para a sua empresa?

  • Identificar aspetos base para a construção de um texto
  • Estruturar e organizar o texto e encadear as ideias
  • Estabelecer o estilo e as técnicas de redação mais adequadas ao tipo de documento
  • Redigir textos profissionais para desencadear a ação

Dirigindo-se a profissionais que necessitem comunicar por escrito, assim como todos os profissionais das áreas de comunicação, conheça algumas regras e truques para utilizar na redação de documentos com esta formação profissional em Comunicação Escrita – Redigir Documentos Claros e Estruturados. Determine as ideias-chave, saiba como estruturar um texto tendo em conta a organização de ideias e fique a conhecer os vários fatores de eficácia de um texto com esta formação. Desenvolva as suas competências e ponha à prova a sua criatividade.

IDENTIFICAR ASPETOS BASE PARA A CONSTRUÇÃO DE UM TEXTO

  • O destinatário e as suas características
  • Identificar o objetivo do texto e a sua finalidade
  • A estratégia de imagem da organização nos textos a produzir
  • O texto como ato de comunicação

 

ESTRUTURAR O PENSAMENTO

  • Determinar as ideias-chave
  • Distinguir o essencial do acessório
  • Elaborar um plano claro e coerente evidenciando as ideias-chave

 

ESTRUTURAR O TEXTO

  • Estruturar e organizar o texto
  • Encadear as ideias
  • As sínteses, os assuntos e os títulos
  • Dominar os principais argumentos para responder adequadamente
  • Definir as especificidades dos vários textos
  • E-mail
  • Textos curtos (carta)
  • Textos longos (estudos, relatórios)

 

REDIGIR TEXTOS PROFISSIONAIS PARA DESENCADEAR A AÇÃO

  • Importância de utilizar toda a informação disponível na comunicação escrita
  • Associar informação, convicção e firmeza na comunicação escrita
  • Identificar os fatores de eficácia de um texto
  • Legibilidade – parágrafos, frases, palavras e pontuação
  • Utilizar a linguagem adequada
  • Informalidade e respeito

Alda Benamor, Diretora Geral, PLUG More

Alda Benamor é, desde 2002, Diretora Geral da PLUG More (consultoria em Comunicação e Marketing), tendo dedicado os últimos 17 anos da sua carreira profissional à consultoria estratégica em Comunicação, Marketing e Relações Públicas, a par da formação desenvolvida on-job e no sector profissional nas mesmas áreas. Tendo passado por empresas nacionais e multinacionais de Comunicação, já desenvolveu e coordenou projetos comunicacionais para empresas de grande destaque, tais como a McDonald’s, Coca-Cola, JcDecaux, Nestlé, Henkel, Schwarzkopf Professional, L’Oréal e Portugal Telecom, entre muitas outras. Com formação superior em Comunicação, tem uma pós-graduação em Comunicação em Gestão de Crises e encontra-se a finalizar a tese de Doutoramento em Comunicação Social, pela Universidad Complutense de Madrid. Paralelamente, é formadora certificada pelo IFP, nas áreas da Comunicação, do Marketing e do Desenvolvimento Pessoal.

Facilitador que combina know-how com experiência empresarial e competências pedagógicas, para dar resposta a necessidades operacionais e potenciar a aprendizagem.

Course Content

Time: 1 dia

Curriculum is empty

Instructor

ife
495.00€
Local: Lisboa, Porto
Duração :1 day