COMPETÊNCIAS E TÉCNICAS DE MANAGEMENT PARA SECRETÁRIAS EXECUTIVAS

COMPETÊNCIAS_TÉCNICAS_MANAGEMENT_SECRETÁRIAS_EXECUTIVAS
01
Mai

Objetivos

  • Identificar as formas de promover uma colaboração eficaz entre a assistente e a chefia
  • Caracterizar os princípios e ferramentas para uma boa gestão do tempo
  • Conhecer as competências imprescindíveis para gerir conflitos
  • Perceber a importância da apresentação pessoal na projeção da imagem profissional

A Quem se Dirige

Dirigindo-se a secretárias e assessores de direção, assistentes de direção e de administração, personal assistants (PA) e secretárias / assistentes de departamentos.

Programa

NÍVEIS DE RESPONSABILIDADE E FUNÇÕES NO ÂMBITO DO SECRETARIADO

  • Ética e deontologia profissional
  • Novas designações que o mercado atribui à função de secretariado
  • Competência profissional: a exigência no mundo dos negócios globalizados
  • A assistente como produtora de competências: saber agir com pertinência, saber transpor e saber executar

 

COLABORAÇÃO EFICAZ COM A CHEFIA

  • A troca e a partilha de informação
  • A importância da confiança e do respeito mútuo no binómio secretariado/chefia
  • Qual o grau de autonomia de uma assistente? Até que ponto se pode desenvolver a criatividade?

 

GERIR AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS NO SEIO DA ORGANIZAÇÃO

  • Gerir comportamentos: agressividade, passividade, manipulação e afirmação pessoal
  • Desenvolver a assertividade no âmbito da função
  • Aprender a saber dizer não com diplomacia

 

A GESTÃO DO TEMPO

  • Identificar os “ladrões” frequentes de tempo
  • Estabelecer compromissos de realização de tarefas que satisfaçam as necessidades de todos
  • Benefícios que se alcançam com a adequada gestão das prioridades e tarefas

 

LIDAR COM SITUAÇÕES DE CONFLITO

  • As causas frequentes de conflito
  • Saber atuar e lidar com situações de stress
  • A inteligência emocional

 

PRINCÍPIOS TEÓRICOS NA ORGANIZAÇÃO DE UM EVENTO

  • Dicas para otimizar a organização de eventos
  • Organizar eventos com refeições: pequeno-almoço, receção, “cocktail”, almoço, banquete

 

IMAGEM PROFISSIONAL

  • Saber ser e saber estar: tudo comunica
  • A importância da apresentação pessoal na projeção da imagem profissional

Metodologia

Formação ativa e participativa com um bom equilíbrio entre a componente teórica e prática. Desenvolvimento de exercícios e apresentação de casos práticos.

Formador

Alcina Monteiro
É licenciada em Estudos Modernos Europeus pela University of West London e fez Erasmus em Ciências Sociais, durante um semestre, na Université Méditerranée Aix-Marseille II, no Sul de França. É pós-graduada em Consultoria de Imagem pela Universidade Europeia, antigo ISLA.
Tem experiência de 17 anos em jornalismo, tendo passado pela Rádio Comercial Norte, TSF, Reuters e SIC. Foi assessora de Imprensa durante um ano na Câmara Municipal de Barcelos e durante dois anos na Moda Lisboa. Trabalha em Consultoria de Comunicação há 10 anos, nas área de moda, beleza, teatro, consumo e turismo, em paralelo com a Consultoria de Imagem. Dá formações em Imagem e Comunicação, concretamente Imagem Pessoal e Imagem Profissional; Comunicação Verbal e Não Verbal; Como fazer apresentações e Conquistar Audiências, com e sem técnicas teatrais; Como Comunicar com Facilidade e Destreza.

Código da Formação: 1971802

Preço: 750€(+IVA)

Duração: 2 dias

Local: Lisboa / Porto

Datas: Lisboa
 9 a 10 Abril 2019;
 16 a 17 Outubro 2019
 Porto
 9 a 10 Abril 2019

Quer uma formação à medida para a sua empresa?

  • Identificar as formas de promover uma colaboração eficaz entre a assistente e a chefia
  • Caracterizar os princípios e ferramentas para uma boa gestão do tempo
  • Conhecer as competências imprescindíveis para gerir conflitos
  • Perceber a importância da apresentação pessoal na projeção da imagem profissional

Dirigindo-se a secretárias e assessores de direção, assistentes de direção e de administração, personal assistants (PA) e secretárias / assistentes de departamentos.

Formação ativa e participativa com um bom equilíbrio entre a componente teórica e prática. Desenvolvimento de exercícios e apresentação de casos práticos.

NÍVEIS DE RESPONSABILIDADE E FUNÇÕES NO ÂMBITO DO SECRETARIADO

  • Ética e deontologia profissional
  • Novas designações que o mercado atribui à função de secretariado
  • Competência profissional: a exigência no mundo dos negócios globalizados
  • A assistente como produtora de competências: saber agir com pertinência, saber transpor e saber executar

 

COLABORAÇÃO EFICAZ COM A CHEFIA

  • A troca e a partilha de informação
  • A importância da confiança e do respeito mútuo no binómio secretariado/chefia
  • Qual o grau de autonomia de uma assistente? Até que ponto se pode desenvolver a criatividade?

 

GERIR AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS NO SEIO DA ORGANIZAÇÃO

  • Gerir comportamentos: agressividade, passividade, manipulação e afirmação pessoal
  • Desenvolver a assertividade no âmbito da função
  • Aprender a saber dizer não com diplomacia

 

A GESTÃO DO TEMPO

  • Identificar os “ladrões” frequentes de tempo
  • Estabelecer compromissos de realização de tarefas que satisfaçam as necessidades de todos
  • Benefícios que se alcançam com a adequada gestão das prioridades e tarefas

 

LIDAR COM SITUAÇÕES DE CONFLITO

  • As causas frequentes de conflito
  • Saber atuar e lidar com situações de stress
  • A inteligência emocional

 

PRINCÍPIOS TEÓRICOS NA ORGANIZAÇÃO DE UM EVENTO

  • Dicas para otimizar a organização de eventos
  • Organizar eventos com refeições: pequeno-almoço, receção, “cocktail”, almoço, banquete

 

IMAGEM PROFISSIONAL

  • Saber ser e saber estar: tudo comunica
  • A importância da apresentação pessoal na projeção da imagem profissional

Formação ativa e participativa com um bom equilíbrio entre a componente teórica e prática. Desenvolvimento de exercícios e apresentação de casos práticos.

Alcina Monteiro
É licenciada em Estudos Modernos Europeus pela University of West London e fez Erasmus em Ciências Sociais, durante um semestre, na Université Méditerranée Aix-Marseille II, no Sul de França. É pós-graduada em Consultoria de Imagem pela Universidade Europeia, antigo ISLA.
Tem experiência de 17 anos em jornalismo, tendo passado pela Rádio Comercial Norte, TSF, Reuters e SIC. Foi assessora de Imprensa durante um ano na Câmara Municipal de Barcelos e durante dois anos na Moda Lisboa. Trabalha em Consultoria de Comunicação há 10 anos, nas área de moda, beleza, teatro, consumo e turismo, em paralelo com a Consultoria de Imagem. Dá formações em Imagem e Comunicação, concretamente Imagem Pessoal e Imagem Profissional; Comunicação Verbal e Não Verbal; Como fazer apresentações e Conquistar Audiências, com e sem técnicas teatrais; Como Comunicar com Facilidade e Destreza.

Facilitador que combina know-how com experiência empresarial e competências pedagógicas, para dar resposta a necessidades operacionais e potenciar a aprendizagem.

Course Content

Time: 2 dias

Curriculum is empty

Instructor

ife
750.00€
Local: Lisboa, Porto
Duração :2 day