COMPETÊNCIAS DIGITAIS PARA FORMADORES

Competências Digitais para Formadores
15
Fev

Se é um formador que pretende incluir novas ferramentas nas suas formações, esta formação profissional em Competências Digitais para Formadores é para si. Saiba quais são as novas tendências da formação, o que é a formação 4.0 e experimente várias apps. Desenvolva as suas competências e incorpore as apps nas formações. Ganhe uma visão mais digital.

Objetivos da formação Competências Digitais para Formadores

  • Conhecer as novas tendências da aprendizagem
  • Caracterizar o novo learner
  • Experimentar os códigos digitais – abertura, coconstrução, partilha e agilidade
  • Criar a Persona do formador 4.0
  • Descomplicar o digital em formação e demonstrar que qualquer pessoa se pode adaptar a esta abordagem
  • Construir atividades pedagógicas para cada uma das áreas, utilizando as ferramentas escolhidas
  • Partilhar as atividades desenvolvidas com os outros grupos

A Quem se Dirige

Formadores que pretendem incluir novas ferramentas nas suas formações.

Programa

NOVOS TERRITÓRIOS DA FORMAÇÃO

 

APRESENTAÇÃO DAS TENDÊNCIAS E DOS NOVOS TERRITÓRIOS DA FORMAÇÃO/APRENDIZAGEM

  • Os novos formatos de formação
  • As estratégias que o marketing nos pode ensinar
  • A pedagogia do “fazer”: os hackathons
  • Curadoria vs. Criação de conteúdo
  • Gamification: o jogo na aprendizagem
  • A formação omnicanal & on-the-job

 

CARACTERIZAÇÃO DA PERSONA DO LEARNER

 

PITCH – O QUE É O 4.0?

  • Todos os formandos são convidados a fazer um pitch, dando a sua opinião sobre o que consideram que é a formação 4.0

 

A NOSSA VISÃO DE FUTURO

 

COM BASE NA ABORDAGEM GOLDEN CIRCLE, OS FORMADORES SÃO CONVIDADOS EM GRUPO ALARGADO A DEFINIR A VISÃO DO FORMADOR 4.0

  • Os participantes projetam-se em 2020 e utilizando a abordagem Golden Circle respondem às seguintes questões:
    • Why? – Porquê que é que eu tenho que ser um formador 4.0?
    • O que inspira os learners, quais são os seus valores, as suas crenças e o que os motiva profundamente a aprender?
    • How? – Como é que eu faço para ser um formador 4.0?
    • Que abordagem, que metodologias utilizo, que competências tenho de desenvolver?
    • What? – Que experiência de formação 4.0 proporciono?
    • Que tipo de formações/formatos entrego, que atividades/dinâmicas desenvolvo?

 

CARACTERIZAÇÃO  DA PERSONA FORMADOR 4.0

 

EXPERIMENTAR VÁRIAS APPS

 

5 CLUSTERS DE APPS

  • Curadoria de conteúdos
  • Multimédia: Vídeos e Tutoriais
  • Quizz / Gamification
  • Templates e infografias
  • Mind Maps / Brainstorming

 

INCORPORAÇÃO DAS APPS NAS FORMAÇÕES

Utilizando as ferramentas selecionadas de cada um dos 5 Clusters de apps e tendo por base os conteúdos e atividades pedagógicas utilizadas nas ações de formação de cada uma das áreas, os formandos vão desenvolver uma atividade por Cluster que será posteriormente integrada nas suas ações de formação.

Metodologia da formação Competências Digitais para Formadores

Todos os formandos testam algumas apps e vão identificar os aspetos positivos e negativos de cada uma e selecionar as que consideram mais adequadas a aplicar. Todos constroem uma atividade que possa ser incluída numa formação sua.

Formador

Código da Formação: 1971938

Preço: Sob consulta

Duração: 2 dias

Quer uma formação à medida para a sua empresa?

  • Conhecer as novas tendências da aprendizagem
  • Caracterizar o novo learner
  • Experimentar os códigos digitais – abertura, coconstrução, partilha e agilidade
  • Criar a Persona do formador 4.0
  • Descomplicar o digital em formação e demonstrar que qualquer pessoa se pode adaptar a esta abordagem
  • Construir atividades pedagógicas para cada uma das áreas, utilizando as ferramentas escolhidas
  • Partilhar as atividades desenvolvidas com os outros grupos

Formadores que pretendem incluir novas ferramentas nas suas formações.

NOVOS TERRITÓRIOS DA FORMAÇÃO

 

APRESENTAÇÃO DAS TENDÊNCIAS E DOS NOVOS TERRITÓRIOS DA FORMAÇÃO/APRENDIZAGEM

  • Os novos formatos de formação
  • As estratégias que o marketing nos pode ensinar
  • A pedagogia do “fazer”: os hackathons
  • Curadoria vs. Criação de conteúdo
  • Gamification: o jogo na aprendizagem
  • A formação omnicanal & on-the-job

 

CARACTERIZAÇÃO DA PERSONA DO LEARNER

 

PITCH – O QUE É O 4.0?

  • Todos os formandos são convidados a fazer um pitch, dando a sua opinião sobre o que consideram que é a formação 4.0

 

A NOSSA VISÃO DE FUTURO

 

COM BASE NA ABORDAGEM GOLDEN CIRCLE, OS FORMADORES SÃO CONVIDADOS EM GRUPO ALARGADO A DEFINIR A VISÃO DO FORMADOR 4.0

  • Os participantes projetam-se em 2020 e utilizando a abordagem Golden Circle respondem às seguintes questões:
    • Why? – Porquê que é que eu tenho que ser um formador 4.0?
    • O que inspira os learners, quais são os seus valores, as suas crenças e o que os motiva profundamente a aprender?
    • How? – Como é que eu faço para ser um formador 4.0?
    • Que abordagem, que metodologias utilizo, que competências tenho de desenvolver?
    • What? – Que experiência de formação 4.0 proporciono?
    • Que tipo de formações/formatos entrego, que atividades/dinâmicas desenvolvo?

 

CARACTERIZAÇÃO  DA PERSONA FORMADOR 4.0

 

EXPERIMENTAR VÁRIAS APPS

 

5 CLUSTERS DE APPS

  • Curadoria de conteúdos
  • Multimédia: Vídeos e Tutoriais
  • Quizz / Gamification
  • Templates e infografias
  • Mind Maps / Brainstorming

 

INCORPORAÇÃO DAS APPS NAS FORMAÇÕES

Utilizando as ferramentas selecionadas de cada um dos 5 Clusters de apps e tendo por base os conteúdos e atividades pedagógicas utilizadas nas ações de formação de cada uma das áreas, os formandos vão desenvolver uma atividade por Cluster que será posteriormente integrada nas suas ações de formação.

Todos os formandos testam algumas apps e vão identificar os aspetos positivos e negativos de cada uma e selecionar as que consideram mais adequadas a aplicar. Todos constroem uma atividade que possa ser incluída numa formação sua.

Course Content

Time: 2 dias
Currículo está vazio

Instructor

Formações ajustadas ao seu negócio

FORMAÇÕES À MEDIDA

Provocamos e aceleramos processos de mudança com a implementação e desenvolvimento de soluções pragmáticas orientadas para os resultados

SABER MAIS