COMPETÊNCIAS DE MENTORING

Competências de Mentoring
01
Abr

Objetivos

  • Conhecer a natureza do mentoring e o seu papel no contexto da empresa
  • Refletir sobre o perfil do mentor e assegurar o seu alinhamento com a cultura da empresa
  • Analisar formas de orientar e desenvolver o outro, estimulando a autonomia e respeitando a liberdade individual
  • Treinar as competências de comunicação fundamentais num processo de mentoring
  • Conduzir o processo de mentoring, assegurando o cumprimento dos acordos efetuados e a eficácia do mesmo
  • Utilizar ferramentas de condução do processo e de apoio ao acompanhamento do mentorado

A Quem se Dirige

Colaboradores entusiastas, influenciadores, inspiradores, comprometidos e envolvidos com a organização que pretendam apoiar o desenvolvimento da mudança corporativa.

Programa

O QUE É O MENTORING

  • Origem e definição do conceito
  • Distinção entre o mentoring e outros modelos de desenvolvimento profissional
  • O mentoring como processo de reconhecimento e desenvolvimento do potencial

 

O PAPEL DO MENTORING NO QUADRO DA EMPRESA

  • A estratégia da organização e o mentoring
  • Benefícios do mentoring para o mentor, mentee e empresa
  • Mentoring formal e informal
  • Preparação, conceção, criação, desenvolvimento e implementação do processo de mentoring
  • Abordagens ao desenvolvimento: orientação de curto-prazo vs orientação estratégica

 

PERFIL DO MENTOR E DOMÍNIO DE COMPETÊNCIAS DE MENTORING

  • Papéis, responsabilidades e competências do mentor
  • Estratégias para o estabelecimento de uma relação de mentoring bem sucedida
  • Competências de comunicação fundamentais num processo de mentoring
    – Escuta ativa
    – Técnicas de questionamento
    – Feedback

 

CONDUÇÃO DO PROCESSO DE MENTORING

  • Processo de mentoring: estabelecer a relação, clarificar expetativas e obter o compromisso
  • Conduzir reuniões de mentoring
  • Especificidades da primeira reunião e contributos para as reuniões subsequentes

 

FERRAMENTAS DE SUPORTE AO PROCESSO DE MENTORING

  • Tipologias de instrumentos de suporte ao processo de mentoring mapas, grelhas de observação e avaliação
  • Criação e desenvolvimento de instrumentos de suporte
  • O Plano de desenvolvimento individual
  • Acompanhamento do plano de desenvolvimento individual e balanço dos sucessos e insucessos
  • Avaliação do processo de mentoring

Metodologia

Treino de competências da comunicação fundamentais ao exercício de mentoring.

Formador

Graça Oliveira

É formadora sénior e certificada nas áreas da liderança e gestão de equipas, comunicação, PNL, gestão da mudança e outros temas relacionados com a relação cliente (atendimento, vendas, negociação).
Tem trabalhado com grandes empresas nacionais dos mais variados setores – desde a Renault, Mercedes-Benz, ao Sport Lisboa e Benfica, Sonae, Galp Energia.

Experiência na conceção, desenvolvimento, gestão e facilitação de projetos nas áreas de Liderança, Coaching e Mentoring.

É Coach certificada em Executive Coaching pela Escola Europeia de Coaching, Accredited Coach Training Program (ACTP) pela International Coach Federation, 2011.
Tem também as certificações em Identity Compass Consultant pela Identity Compass International GmbH, 2011 e em Practitioner PNL pela IANLP

É licenciada em Gestão e Administração Pública pelo ISCSP.

Código da Formação: 1971121

Preço: 750€(+IVA)

Duração: 2 dias

Local: Lisboa / Porto

Datas: Lisboa
 4 a 5 Março 2020;
 13 a 14 Julho 2020;
 14 a 15 Dezembro 2020
 Porto
 4 a 5 Março 2020

Quer uma formação à medida para a sua empresa?

  • Conhecer a natureza do mentoring e o seu papel no contexto da empresa
  • Refletir sobre o perfil do mentor e assegurar o seu alinhamento com a cultura da empresa
  • Analisar formas de orientar e desenvolver o outro, estimulando a autonomia e respeitando a liberdade individual
  • Treinar as competências de comunicação fundamentais num processo de mentoring
  • Conduzir o processo de mentoring, assegurando o cumprimento dos acordos efetuados e a eficácia do mesmo
  • Utilizar ferramentas de condução do processo e de apoio ao acompanhamento do mentorado

Colaboradores entusiastas, influenciadores, inspiradores, comprometidos e envolvidos com a organização que pretendam apoiar o desenvolvimento da mudança corporativa.

O QUE É O MENTORING

  • Origem e definição do conceito
  • Distinção entre o mentoring e outros modelos de desenvolvimento profissional
  • O mentoring como processo de reconhecimento e desenvolvimento do potencial

 

O PAPEL DO MENTORING NO QUADRO DA EMPRESA

  • A estratégia da organização e o mentoring
  • Benefícios do mentoring para o mentor, mentee e empresa
  • Mentoring formal e informal
  • Preparação, conceção, criação, desenvolvimento e implementação do processo de mentoring
  • Abordagens ao desenvolvimento: orientação de curto-prazo vs orientação estratégica

 

PERFIL DO MENTOR E DOMÍNIO DE COMPETÊNCIAS DE MENTORING

  • Papéis, responsabilidades e competências do mentor
  • Estratégias para o estabelecimento de uma relação de mentoring bem sucedida
  • Competências de comunicação fundamentais num processo de mentoring
    – Escuta ativa
    – Técnicas de questionamento
    – Feedback

 

CONDUÇÃO DO PROCESSO DE MENTORING

  • Processo de mentoring: estabelecer a relação, clarificar expetativas e obter o compromisso
  • Conduzir reuniões de mentoring
  • Especificidades da primeira reunião e contributos para as reuniões subsequentes

 

FERRAMENTAS DE SUPORTE AO PROCESSO DE MENTORING

  • Tipologias de instrumentos de suporte ao processo de mentoring mapas, grelhas de observação e avaliação
  • Criação e desenvolvimento de instrumentos de suporte
  • O Plano de desenvolvimento individual
  • Acompanhamento do plano de desenvolvimento individual e balanço dos sucessos e insucessos
  • Avaliação do processo de mentoring

Treino de competências da comunicação fundamentais ao exercício de mentoring.

Graça Oliveira

É formadora sénior e certificada nas áreas da liderança e gestão de equipas, comunicação, PNL, gestão da mudança e outros temas relacionados com a relação cliente (atendimento, vendas, negociação).
Tem trabalhado com grandes empresas nacionais dos mais variados setores – desde a Renault, Mercedes-Benz, ao Sport Lisboa e Benfica, Sonae, Galp Energia.

Experiência na conceção, desenvolvimento, gestão e facilitação de projetos nas áreas de Liderança, Coaching e Mentoring.

É Coach certificada em Executive Coaching pela Escola Europeia de Coaching, Accredited Coach Training Program (ACTP) pela International Coach Federation, 2011.
Tem também as certificações em Identity Compass Consultant pela Identity Compass International GmbH, 2011 e em Practitioner PNL pela IANLP

É licenciada em Gestão e Administração Pública pelo ISCSP.

Facilitador que combina know-how com experiência empresarial e competências pedagógicas, para dar resposta a necessidades operacionais e potenciar a aprendizagem.

Course Content

Time: 2 dias

Curriculum is empty

Instructor

ife
750.00€
Local: Lisboa, Porto
Duração :2 day