BUSINESS PLAN

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01
Mai

Objetivos

  • Conhecer as fases de elaboração de um business plan
  • Alinhar o business plan com os objetivos estratégicos da empresa
  • Analisar como efectuar uma correcta avaliação dos recursos financeiros disponíveis
  • Detetar erros durante a sua execução e dispor de ferramentas para situações de contingência e correção

A Quem se Dirige

Dirigindo-se a diretores gerais, diretores financeiros, diretores de investimento, diretores de planificação estratégica e a diretores de controlo de gestão, esta formação profissional em Business Plan tem como objetivo a elaboração de um plano de negócios e a sua implementação. Se trabalha na área de finanças, contabilidade ou fiscalidade, esta formação é para si.

Programa

IDENTIFICAR O NOSSO POSICIONAMENTO ESTRATÉGICO E DO BUSINESS PLAN NA ESTRATÉGIA GLOBAL DA EMPRESA

  • Objetivos e metas a alcançar. Onde estamos e onde queremos estar?
  • Como ter o apoio de todos os níveis hierárquicos afectados pelo business plan

 

COMO ELABORAR O BUSINESS PLAN

  • Conteúdo mínimo
  • Análise de mercado e da concorrência
  • Plano de marketing e organização do pessoal
  • Que áreas vão estar afetadas e que recursos necessitamos
  • Como evitar desequilíbrios entre as metas fixadas e os recursos disponíveis

 

A ESTRATÉGIA FINANCEIRA COMO NÚCLEO ESSENCIAL DO BUSINESS PLAN

  • Garantir as necessidades de financiamento: recursos próprios vs financiamento externo
  • Impacto económico, contabilístico e fiscal dos instrumentos de financiamento
  • O cálculo do custo da dívida e do capital
  • O pagamento da dívida como base da sustentabilidade do business plan
  • Elementos que compõem o capital asset pricing model
  • A gestão de tesouraria e fluxos de caixa

 

AVALIAÇÃO DA RENTABILIDADE FINANCEIRA DO BUSINESS PLAN

  • Diferenças entre rentabilidade e viabilidade financeira
  • Principais rácios e métricas para considerar na análise do business plan

 

COMO EFETUAR O SEGUIMENTO E ASSEGURAR A SUA IMPLEMENTAÇÃO EFETIVA

  • Indicadores que permitem prever erros e desvios em cada fase e corrigi-los
  • Ferramentas de controlo
  • Medição da criação de valor para a empresa depois de enfrentar um business plan

Metodologia

Formação prática que permitirá aos participantes conhecer os aspetos chave para a gestão e avaliação de um business plan em diferentes cenários.

Formador

Miguel Rodrigues – Consultor, Coordenador Pós Graduação em Finanças Empresariais no IPAM; Professor no ISCTE

É Partner da TopValor – Consultoria de Gestão desde 2001. É consultor de empresas, desde 1991, nas áreas de candidaturas a sistemas de incentivos, avaliação de empresas, estudos de viabilidade económica e financeira, elaboração de planos de negócio, montagem e estruturação de financiamentos, etc. É Licenciado em Administração e Gestão de Empresas pela Universidade Católica Portuguesa e MBA pelo ISCTE. É professor do IPAM, nas Licenciaturas de Gestão de Marketing e de Ciências do Consumo, e no ISCTE, nos Mestrados Executivos de Direcção Comercial, Marketing Management e Gestão de Marcas.

Código da Formação: 1971508

Preço: 750€(+IVA)

Duração: 1 dia

Local: Lisboa / Porto

Datas: Lisboa
 16 Julho 2019;
 17 Setembro 2019
 Porto
 17 Setembro 2019

Quer uma formação à medida para a sua empresa?

  • Conhecer as fases de elaboração de um business plan
  • Alinhar o business plan com os objetivos estratégicos da empresa
  • Analisar como efectuar uma correcta avaliação dos recursos financeiros disponíveis
  • Detetar erros durante a sua execução e dispor de ferramentas para situações de contingência e correção

Dirigindo-se a diretores gerais, diretores financeiros, diretores de investimento, diretores de planificação estratégica e a diretores de controlo de gestão, esta formação profissional em Business Plan tem como objetivo a elaboração de um plano de negócios e a sua implementação. Se trabalha na área de finanças, contabilidade ou fiscalidade, esta formação é para si.

IDENTIFICAR O NOSSO POSICIONAMENTO ESTRATÉGICO E DO BUSINESS PLAN NA ESTRATÉGIA GLOBAL DA EMPRESA

  • Objetivos e metas a alcançar. Onde estamos e onde queremos estar?
  • Como ter o apoio de todos os níveis hierárquicos afectados pelo business plan

 

COMO ELABORAR O BUSINESS PLAN

  • Conteúdo mínimo
  • Análise de mercado e da concorrência
  • Plano de marketing e organização do pessoal
  • Que áreas vão estar afetadas e que recursos necessitamos
  • Como evitar desequilíbrios entre as metas fixadas e os recursos disponíveis

 

A ESTRATÉGIA FINANCEIRA COMO NÚCLEO ESSENCIAL DO BUSINESS PLAN

  • Garantir as necessidades de financiamento: recursos próprios vs financiamento externo
  • Impacto económico, contabilístico e fiscal dos instrumentos de financiamento
  • O cálculo do custo da dívida e do capital
  • O pagamento da dívida como base da sustentabilidade do business plan
  • Elementos que compõem o capital asset pricing model
  • A gestão de tesouraria e fluxos de caixa

 

AVALIAÇÃO DA RENTABILIDADE FINANCEIRA DO BUSINESS PLAN

  • Diferenças entre rentabilidade e viabilidade financeira
  • Principais rácios e métricas para considerar na análise do business plan

 

COMO EFETUAR O SEGUIMENTO E ASSEGURAR A SUA IMPLEMENTAÇÃO EFETIVA

  • Indicadores que permitem prever erros e desvios em cada fase e corrigi-los
  • Ferramentas de controlo
  • Medição da criação de valor para a empresa depois de enfrentar um business plan

Formação prática que permitirá aos participantes conhecer os aspetos chave para a gestão e avaliação de um business plan em diferentes cenários.

Miguel Rodrigues – Consultor, Coordenador Pós Graduação em Finanças Empresariais no IPAM; Professor no ISCTE

É Partner da TopValor – Consultoria de Gestão desde 2001. É consultor de empresas, desde 1991, nas áreas de candidaturas a sistemas de incentivos, avaliação de empresas, estudos de viabilidade económica e financeira, elaboração de planos de negócio, montagem e estruturação de financiamentos, etc. É Licenciado em Administração e Gestão de Empresas pela Universidade Católica Portuguesa e MBA pelo ISCTE. É professor do IPAM, nas Licenciaturas de Gestão de Marketing e de Ciências do Consumo, e no ISCTE, nos Mestrados Executivos de Direcção Comercial, Marketing Management e Gestão de Marcas.

Facilitador que combina know-how com experiência empresarial e competências pedagógicas, para dar resposta a necessidades operacionais e potenciar a aprendizagem.

Course Content

Time: 1 dia

Curriculum is empty

Instructor

ife
750.00€
Local: Lisboa, Porto
Duração :1 day