ASSERTIVIDADE E LIDERANÇA

Assertividade e Liderança
01
Mai

Objetivos

  • Conhecer e utilizar técnicas que permitem exprimir os pontos de vista diferentes
  • Saber lidar com a passividade, a agressividade e a manipulação
  • Definir objetivos comuns, delegando tarefas, incutindo a responsabilidade e coesão na equipa
  • Aplicar as metodologias adequadas para gerir a motivação e lidar com a desmotivação

A Quem se Dirige

A formação em Assertividade e Liderança irá ajudar profissionais a ter mais autoconfiança na sua liderança, a gerir a motivação e a lidar com a manipulação, criando relações mais produtivas com os colegas. Saiba como gerir uma equipa e ter uma comunicação mais assertiva. A motivação das equipas é cada vez mais importante para a obtenção de melhores resultados, e por isso é importante desenvolver competências em leadership, motivando as equipas de forma produtiva.

Programa

O PAPEL DO LÍDER NO DESENVOLVIMENTO DA EQUIPA

  • A adequação do estilo de liderança
  • A gestão de equipas de elevada performance
  • Delegação e empowerment na liderança de equipas
  • A gestão da motivação da equipa

 

ASSERTIVIDADE COMO ESTILO DE COMUNICAÇÃO

  • A afirmação pessoal como uma alternativade comunicação
  • Regras básicas para uma comunicação assertiva
  • O autodiagnóstico: elaboração de um plano de evolução individual

 

TÉCNICAS PARA FOMENTAR A ASSERTIVIDADE

  • Saber escutar, questionar, saber dizer não
  • Utilizar a reformulação: estimulando a comunicação construtiva
  • Desenvolver a autoconfiança e o autocontrolo

 

COMO GERIR COMPORTAMENTOS NÃO ASSERTIVOS

  • Saber lidar com a passividade, a agressividade e a manipulação
  • Potenciar nos outros atitudes facilitadoras do entendimento recíproco
  • Desenvolver uma postura construtiva nas relações interpessoais

 

DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS E AUTONOMIA DOS COLABORADORES

  • Diagnosticar as necessidades de evolução dos colaboradores
  • A gestão de expectativas
  • A importância do feedback
  • A avaliação dos resultados alcançados

 

COMO SER ASSERTIVO EM SITUAÇÕES DE CONFLITO

  • Pontos-chave que permitem criticar positiva e construtivamente
  • Técnicas que permitem lidar com a crítica destrutiva e mal intencionada
  • Como mostrar desacordos de opinião e pedir mudanças de comportamento
  • Utilizar a negociação para gerir conflitos

Metodologia

Componente prática: serão feitos exercícios e questionários de autodiagnóstico e simulações de treino comportamental.

Formador

Código da Formação: 1971111

Preço: 750€(+IVA)

Duração: 2 dias

Local: Lisboa / Porto

Datas: Lisboa
 28 a 29 Março 2019;
 13 a 14 Maio 2019;
 24 a 25 Setembro 2019
 Porto
 24 a 25 Setembro 2019

Quer uma formação à medida para a sua empresa?

  • Conhecer e utilizar técnicas que permitem exprimir os pontos de vista diferentes
  • Saber lidar com a passividade, a agressividade e a manipulação
  • Definir objetivos comuns, delegando tarefas, incutindo a responsabilidade e coesão na equipa
  • Aplicar as metodologias adequadas para gerir a motivação e lidar com a desmotivação

A formação em Assertividade e Liderança irá ajudar profissionais a ter mais autoconfiança na sua liderança, a gerir a motivação e a lidar com a manipulação, criando relações mais produtivas com os colegas. Saiba como gerir uma equipa e ter uma comunicação mais assertiva. A motivação das equipas é cada vez mais importante para a obtenção de melhores resultados, e por isso é importante desenvolver competências em leadership, motivando as equipas de forma produtiva.

O PAPEL DO LÍDER NO DESENVOLVIMENTO DA EQUIPA

  • A adequação do estilo de liderança
  • A gestão de equipas de elevada performance
  • Delegação e empowerment na liderança de equipas
  • A gestão da motivação da equipa

 

ASSERTIVIDADE COMO ESTILO DE COMUNICAÇÃO

  • A afirmação pessoal como uma alternativade comunicação
  • Regras básicas para uma comunicação assertiva
  • O autodiagnóstico: elaboração de um plano de evolução individual

 

TÉCNICAS PARA FOMENTAR A ASSERTIVIDADE

  • Saber escutar, questionar, saber dizer não
  • Utilizar a reformulação: estimulando a comunicação construtiva
  • Desenvolver a autoconfiança e o autocontrolo

 

COMO GERIR COMPORTAMENTOS NÃO ASSERTIVOS

  • Saber lidar com a passividade, a agressividade e a manipulação
  • Potenciar nos outros atitudes facilitadoras do entendimento recíproco
  • Desenvolver uma postura construtiva nas relações interpessoais

 

DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS E AUTONOMIA DOS COLABORADORES

  • Diagnosticar as necessidades de evolução dos colaboradores
  • A gestão de expectativas
  • A importância do feedback
  • A avaliação dos resultados alcançados

 

COMO SER ASSERTIVO EM SITUAÇÕES DE CONFLITO

  • Pontos-chave que permitem criticar positiva e construtivamente
  • Técnicas que permitem lidar com a crítica destrutiva e mal intencionada
  • Como mostrar desacordos de opinião e pedir mudanças de comportamento
  • Utilizar a negociação para gerir conflitos

Componente prática: serão feitos exercícios e questionários de autodiagnóstico e simulações de treino comportamental.

Facilitador que combina know-how com experiência empresarial e competências pedagógicas, para dar resposta a necessidades operacionais e potenciar a aprendizagem.

Course Content

Time: 2 dias

Curriculum is empty

Instructor

ife
750.00€
Local: Lisboa, Porto
Duração :2 day