A Expo RH Series traz-lhe o que de melhor aconteceu durante os 5 dias do evento, todos os insights que combinam a gestão de pessoas e todos os aspetos que a rodeiam – prepare-se para se inspirar e ver e rever os testemunhos dos protagonistas do evento! 💡

15 de junho

MESA REDONDA

APROXIMAR AS UNIVERSIDADES ÀS EMPRESAS

Irene Moreira, Strategy and Business Developer da IFE by Abilways, moderou a mesa-redonda ‘Aproximar as Universidades às Empresas’, que reuniu Orlando Rodrigues, Presidente do Instituto Politécnico de Bragança, e Rui Filipe Pinto Pedrosa, Presidente do Instituto Politécnico de Leiria. Como promover relações de confiança entre instituições de ensino e empresas, de forma a construir laboratórios vivos de conhecimento e aprendizagem que apoiem o crescimento das organizações? Conheça os exemplos reais do relacionamento entre universidades e empresas.

KEYNOTE SPEAKER

TALENT AND INNOVATION

Os Rebeldes são imprescindíveis às organizações: o que significa ser rebelde e fazer “ruído” com propósito, não sendo ruidoso. O rebelde até pode usar gravata e a idade não é um rótulo. O pensamento crítico e criativo junta peças que aparentemente não encaixam e que no entanto geram oportunidades e fazem crescer as empresas.

16 de junho

PONTOS DE VISTA SOBRE UPSKILLING

A CHAVE DA REQUALIFICAÇÃO

Cláudio Pimentel, Diretor de Sistemas de Informação da Cofidis, partilha o projeto de requalificação interna ‘Re:START’, um programa de formação, focado no desenvolvimento de competências de transformação digital e tecnologia e que dá aos colaboradores a oportunidade de se reinventarem dentro da organização.

PONTOS DE VISTA SOBRE UPSKILLING

MAPEAR OS GAPS DE CONHECIMENTO E COMPETÊNCIAS NA SUA ORGANIZAÇÃO

Vala Rohani apresenta a razão pela qual devemos desenvolver competências em analytics e como trabalhar essas competências, ir além dos departamentos de IT e tornar esta “linguagem” acessível a todos os colaboradores, ou seja, “data democratization”. Clarificou também como é possível descobrir dentro da organização talentos que podem ser desenvolvidos ao nível da data science.

INTERVENÇÃO

EXPLORAR NOVAS TENDÊNCIAS DE APRENDIZAGEM

Marion Breuleux, diretora de inovação da Abilways, falou sobre novas tendências de aprendizagem, do momento “multi-model” que vivemos e dos diferentes ritmos de aprendizagem. Destacou a aprendizagem como uma experiência social e sensorial, em que todos os “sentidos” são chamados a intervir sempre que experienciamos processos reais de aprendizagem – um novo paradigma de formação que tem de começar a ser implementado.

17 de junho

MESA REDONDA

QUESTÕES MENTAIS E EMOCIONAIS DO DESEMPENHO HUMANO

Ana Rita Costa, Jornalista, moderou a mesa-redonda ‘Questões mentais e emocionais do desempenho humano’, que reuniu Carolina Gomes, HR Manager Portugal da Mais Óptica, e Inês Viana Pinto, Human Resources Business Partner da Glintt. A saúde mental, enquanto pilar fundamental no desempenho do colaborador, não pode ser um tabu. O que fazer para criar condições que promovam o bem-estar e evitem o stress e o burnout dos colaboradores?

MESA REDONDA

MAIS DO QUE RECRUTAR, COMO ACEDER AO TALENTO

Ana Maria Petrucci, HR & Marketing Director da Intelcia, moderou a mesa-redonda ‘Mais do que recrutar, como aceder ao talento’ que reuniu Brunno Ribeiro, Director of People da DefinedCrowd, Sandrina Salvado, Head of Human Resources da Bee Engineering, e Joana Cambas, Recruitment & Sourcing Manager da IKEA Portugal. A busca por talento foi o ponto principal do debate, centrado em como a tecnologia transformou a realidade do recrutamento e de que forma os tempos de pandemia acentuaram essa transformação. No entanto, a relação humana continua, como sempre o foi, a ser o pilar na atração e retenção de talentos.

PONTOS DE VISTA

BE MYSELF: EQUILÍBRIO PROFISSIONAL E INDIVIDUAL

Graça Rebocho, Diretora de Recursos Humanos da Altice, destaca a importância da felicidade no trabalho e quais as estratégias da empresa para promover o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional dos colaboradores.

PONTOS DE VISTA

BE MYSELF: EQUILÍBRIO PROFISSIONAL E INDIVIDUAL

Sofia Castro, Head of Area – Talent, Culture & Communication da Sonae MC partilhou a importância de mapear a experiência dos colaboradores e de os envolver na construção de projetos internos de equilíbrio entre os mundos pessoal e profissional.

KEYNOTE SPEAKER

O COMPORTAMENTO SOCIAL, O RELACIONAMENTO ENTRE AS PESSOAS E A EMPATIA. O PAPEL DO NOSSO CÉREBRO

Diana Prata partilha o seu conhecimento sobre a oxitocina e como esta hormona contribui para criarmos relações de empatia e altruísmo. De que forma a nossa biologia nos dá ferramentas para nos relacionarmos e sermos construtores de comunidades de partilha.

18 de junho

MEET THE MAKERS

QUANTO VALE A EXPRESSÃO “I LOVE MY BRAND”

Marta Branquinho Garcia, HR People & Culture Advisor , fala-nos do amor pela nossa marca/organização e como deixar entrar o “amor” dentro das organizações. O processo de enamoramento entre o colaborador e a organização explicado, emoções e problemas incluídos.

MESA REDONDA

COWORKING ENTRE BOARD E COLABORADORES - PARTILHA DE VALORES E PROPÓSITO

Ana Lourenço, Learning & Development Manager da IFE by Abilways, moderou a mesa-redonda ‘Coworking entre board e colaboradores – partilha de valores e propósito’, que reuniu Carla Caló, People Strategy & Transformation Manager da BOLD by Devoteam, Paula Ferreira Borges, Diretora Geral da SRS Legal, e Sandra Brito Pereira, Diretora Gestão de Pessoas do Banco Montepio. Um debate com uma perspetiva genuína, transparente e colaborativa sobre o que significa liderar e ser liderado e como esta pode ser uma relação win-win.

INTERVENÇÃO

O LÍDER GUARDIÃO DA CULTURA DA ORGANIZAÇÃO, DA SUA SINGULARIDADE

O face-to-face entre Raquel Rebelo, CEO da IFE by Abilways, e Telma Lopes mostrou-nos, sem artifícios, o que é fazer a experiência de liderança e o impacto na construção da história da organização e das suas pessoas.

19 de junho

PONTOS DE VISTA

CORRESPONSABILIZAÇÃO É VALORIZAR OS COLABORADORES

David da Costa Mota, Head of Customer Happiness do OLX, aborda a importânica do employer branding no desenvolvimento do compromisso entre colaborador e empresa e o reflexo que daí resulta na relação com o cliente. A diversidade e a inclusão, mais do que palavras bonitas, enquanto pilares fundamentais para o progresso dos colaboradores.

PONTOS DE VISTA

CORRESPONSABILIZAÇÃO É VALORIZAR OS COLABORADORES

Marlene Franco, Diretora de Recursos Humanos do Oney Bank Portugal, fala da colaboração entre departamentos para garantir a corresponsabilização do colaborador. Como preparar o futuro da empresa e inspirar o colaborador a aceitar a mudança e a transformação digital? Comece-se pela transformação humana.

MESA REDONDA

O DESAFIO DOS COLABORADORES CURIOSOS E APAIXONADOS

Telma Lopes, Learning & Project Manager, moderou a mesa-redonda ‘O desafio dos colaboradores curiosos e apaixonados’ que reuniu Gonçalo Sequeira, People & Culture da Mercedes-Benz.io Portugal, Rita Figueiredo, People Advisor da Galp, e Sílvia Alemão, Human Resources Manager da Bet Entertainment Technologies Limited.
A curiosidade como motor diário de trabalho, independentemente da faixa etária, geografia e género, e como a felicidade é fundamental para o dia a dia. Que tipo de compensações realmente estimulam os colaboradores? O que pretende um colaborador apaixonado para a sua carreira? Qual o papel da aprendizagem para desenvolver a paixão?

MEET THE MAKERS

CULTURA DE SUSTENTABILIDADE: O QUE SIGNIFICA NA PRÁTICA TORNAR O NEGÓCIO SUSTENTÁVEL?

Paulo Monteiro, Diretor de Sustentabilidade da Auchan, realça a emergência climática atual e a adaptação indispensável de uma postura sustentável das organizações. Da certificação à ação, passando pela redução de plásticos e desperdício alimentar, pelo estímulo da mobilidade eléctrica e envolvimento dos gestores e colaboradores no caminho da sustentabilidade.

IFE by Abilways
Av.ª da Liberdade, 144 – 3º Dto.
1250-146 Lisboa
Tel.: (00 351) 210 033 800
E-mail: geral@ife.pt

Gestora Projeto
Web Ana Lourenço
Tel.: (00 351) 210 033 805
E-mail: alourenco@ife.pt

Expor e Patrocinar
Web Andreia Sousa
Tel.: (00 351) 914 112 527
E-mail: asousa@ife.pt

Marketing
Web Tiago Faquinha
Tel.: (00 351) 915 158 713
E-mail: tfaquinha@ife.pt

Inscrições/Logística 
Web Ana Paredes
Tel.: (00 351) 210 033 824
E-mail: aparedes@ife.pt

Formações ajustadas ao seu negócio

FORMAÇÕES À MEDIDA

Provocamos e aceleramos processos de mudança com a implementação e desenvolvimento de soluções pragmáticas orientadas para os resultados

SABER MAIS