Business Case – Cliente Menarini

Business Cases formação e consultoria

BUSINESS CASE MENARINI – CONVERTER UM PLANO DE FORMAÇÃO TRANSVERSAL NUM FORMATO 100% DIGITAL

CONTEXTO

Este projeto surgiu no contexto da pandemia Covid 19 com o objetivo de desenvolver as competências comportamentais de todos os colaboradores da organização para fomentar a colaboração, a curiosidade, o espírito de equipa, melhorar a eficiência profissional em teletrabalho, promover a auto-motivação e dar ferramentas de gestão do stress de forma a toda a organização, e desenvolver competências específicas em alguns grupos funcionais.

Neste contexto, o plano de formação foi desenhado para ser 100% digital, podendo combinar sessões síncronas e assíncronas e sendo que pela primeira vez que os colaboradores da Menarini estavam  envolvidos num projeto neste formato, foi necessário encontrar estratégias inovadoras e dinâmicas para estimular a adesão e garantir retorno na aprendizagem.

SOLUÇÃO IFE

Um plano de formação 100% digital, assente sobretudo em momentos síncronos, com sessões formativas práticas, estimulantes e divertidas com a duração máxima de 3h/cada.
O plano foi estruturado da seguinte forma:

  • Ciclo Board Together composto por 4 módulos em live training destinados a todos os colaboradores
  • Ciclo The Mind of the Leader composto por 3 módulos e uma sessão de coaching individual, destinado exclusivamente aos diretores da empresa

Ciclo Design new sales focus para os delegados de informação médica, composto por 4 módulos em live training, um módulo em mobile learning e a construção de um projeto individual inovador, a desenvolver entre módulos e para apresentar numa sessão final síncrona

Módulos síncronos com temáticas diversificadas e destinados a áreas específicas da empresa, como sejam equipa de marketing, recursos humanos, compras, área técnica e médica, área financeira e equipa administrativa

Módulo específico de sensibilização à segurança e saúde no trabalho destinado a vários colaboradores internos no sentido de ficarem mais capacitados para responder a situações de prevenção da segurança e de primeiros socorros

METODOLOGIA

Coconstrução de um plano de formação totalmente digital, alinhado com os desafios e objetivos definidos pela equipa de recursos humanos e atualizado considerando o contexto de teletrabalho das equipas devido à pandemia

Sessões síncronas de 3 horas, na plataforma ZOOM , considerado como o formato ideal para disciplinar o acesso e a participação dos colaboradores às formações e para permitir  conciliar com as atividades profissionais do dia a dia

Utilização de outros formatos digitais, para além da plataforma ZOOM, nomeadamente, o mobile learning (solução assíncrona em que os conteúdos são acedidas pela App da Abilways) e o canal digital Slack para partilha de informações e trabalhos

Dinamização do plano de formação modular, através de uma equipa de 15 formadores de diferentes áreas que potenciaram o sucesso do projeto pela  diversidade de estilos e metodologias utilizadas

Coordenação, gestão pedagógica e operacional a cargo da equipa de projeto IFE

DESAFIOS

• Proporcionar um plano de formação “não presencial” para responder às necessidades de formação identificadas nas diversas áreas da empresa, bem como responder a novas necessidades que surgiram no contexto da pandemia

• A empresa cliente quer fomentar a aprendizagem junto de todos os colaboradores, proporcionando sessões de live training com uma equipa de formadores da IFE que motive e estimule a participação, colaboração e a curiosidade

• O formato digital learning utilizando, por exemplo o ZOOM, a App mobile da IFE e outras aplicações digitais é um desafio totalmente novo para os colaboradores

OBJETIVOS

Fomentar a eficiência pessoal e profissional

Melhorar o foco e a concentração

Melhorar a gestão das emoções, do relacionamento interpessoal em contexto de incerteza e mudança

Dominar novas ferramentas de comunicação e apresentação de ideias e argumentos

Utilizar novas ferramentas/estratégias na gestão das suas atividades, projetos ou equipas.

OS BENEFÍCIOS DA INTERVENÇÃO

Customização: todos os módulos em live training são construídos “à medida” para o cliente

Formação modular: diversos momentos de aprendizagem que estimulam a colaboração e a curiosidade: conteúdos, atividades e dinâmicas divertidas e inovadoras e uma equipa de formadores variada e a utilizar diferentes estilos e técnicas pedagógicas

Debriefings: recurso a debriefings no final de cada módulo para proporcionar a partilha de opiniões, o debate de ideias e o alinhamento com boas práticas

Engagement: através de uma comunicação interna eficaz dos diferentes momentos do Plano de Formação conseguimos um excelente nível de envolvimento dos participantes

Formações ajustadas ao seu negócio

FORMAÇÕES À MEDIDA

Provocamos e aceleramos processos de mudança com a implementação e desenvolvimento de soluções pragmáticas orientadas para os resultados

SABER MAIS