RHBizz

Porque razão somos mais criativos numa cafetaria?

Porque razão somos mais criativos numa cafetaria?

Porque razão somos mais criativos numa cafetaria? Se daquilo que estamos fartos é de trabalhar em casa e sozinhos, porque razão preferimos ir para um espaço público e “enterrar” a cabeça no computador?

A História prova que muitas pessoas famosas, faziam o seu trabalho à mesa de um café, sejam filósofos, escritores, músicos, nesses espaços libertavam a sua criatividade.

Na verdade, colocar os auriculares para reduzir o ruído em casa não é o mesmo que fazê-lo num espaço público. O artigo publicado na BBC News sobre o tema revela é que os estímulos de uma cafetaria, por exemplo, ativam a criatividade, uma vez que combinam ruído, entrada e saída de pessoas diferentes, contrastes visuais e tudo isto contribuiu para estimular a curiosidade e criatividade. O ruído de fundo em doses certas, beneficia os sentidos e pode aumentar o pensamento abstrato e consequentemente a gerar ideias “fora da caixa”.

De igual importância, diz o estudo de Sunkee Lee, da Carnegie Mellon University’s Tepper School of Business, é variar de ambientes visuais, sentarmo-nos sempre na mesma cadeira, à mesma secretária, rodeados das mesmas quatro paredes, não provoca o estímulo visual necessário para gerar ideias. Até o aroma do café, sem termos consciência disso, pode funcionar como um micro estímulo e o ambiente informal que se vive nestes espaços têm um efeito positivo. Naturalmente que não vale tudo para tudo, há espaços públicos que não provocam boas experiências para trabalhar e estimular a criatividade, há algum critério de escolha subjacente.

Hoje, há arquitetos que na conceção dos espaços de trabalho, ou campus universitários, criam espaços similares ao ambiente de uma cafetaria precisamente para provocar uma experiência parecida.

Mesmo que trabalhar a partir de casa continue a ser uma opção a longo prazo, os benefícios de ocasionalmente optar por uma cafetaria podem ser uma boa experiência. Porque não experimentar?

 Gostou deste artigo? Subscreva a newsletter do RHBizz aqui. Siga-nos também no LinkedIn.

Formações ajustadas ao seu negócio

FORMAÇÕES À MEDIDA

Provocamos e aceleramos processos de mudança com a implementação e desenvolvimento de soluções pragmáticas orientadas para os resultados

SABER MAIS