RHBizz

Os colaboradores do futuro

Colaboradores do futuro
Raquel Rebelo
Raquel Rebelo, CEO da IFE by Abilways

 

Já todos nós fomos um colaborador do futuro um dia. Já todos nós achámos que iríamos mudar o mundo e que tudo era possível. Já todos nós sonhámos e lutámos por uma causa. Eu sonhei em integrar uma ONG e, como voluntária, ir para África acabar com a fome. Sonhei em ser diplomata e viajar pelo mundo. Fui irreverente e nunca me movi por dinheiro. Queria descobrir e conhecer o mundo. E os novos colaboradores do futuro, os que estão neste momento a terminar a faculdade? Também têm sonhos e defendem causas… serão assim tão diferentes das gerações anteriores? Em quê exatamente?

Nasceram na viragem do século, ligados à Net e com um smartphone nas mãos. Num momento em que a Internet e a tecnologia começavam a evoluir ao segundo, transformando a forma com que nos relacionamos, aprendemos e consumimos.

Nasceram num mundo ultraconectado, onde tudo é aparentemente fácil e rápido. Fazem parte da chamada geração Z, a geração online.
São muito mais liberais, menos preconceituosos, respeitadores das diferenças e da individualidade. A igualdade de género e a orientação sexual não são discutíveis. São autênticos e espontâneos. Não têm medo de dizer o que pensam e sabem defender a sua posição. Não estaremos ainda pouco habituados a este estilo?

Movem-se por um propósito, querem e buscam a verdade e são adeptos da transparência. Procuram empresas éticas, que cumpram promessas e falem verdade. Não serão as nossas empresas ainda demasiado opacas para acomodar esta necessidade?
São talvez um pouco indefinidos e não sabem, ainda, muito bem o que querem. O que não é de todo mau e faz deles pessoas flexíveis, versáteis e pragmáticas, capazes de enfrentar desafios diferentes.

São multitasking e impacientes, desafiando o aqui e agora. A noção de tempo é bem diferente da nossa, fazem várias coisas em simultâneo, integrando múltiplas realidades presenciais e digitais em paralelo e absorvendo muita informação ao mesmo tempo, sobretudo informação visual. Não se assustam com o que é novo e a mudança faz parte das suas vidas. Estarão certamente mais preparados para o que há de vir.

Vivem em rede, em comunidade, são inclusivos. São agregadores, dialogam, compreendem a diferença e não gostam da polarização, do ‘ou é preto ou é branco’. Têm muito a ensinar-nos em termos de colaboração, respeito e inclusão.

Falam em código, escrevem em código. Conseguiremos decifrá-los?

Confiam na sua família, que os guia, os apoia e os inspira!

Esperam que os seus futuros líderes tenham paciência para lhes ensinar tudo o que precisam saber e lhes deem espaço para aprender. Têm noção de que a universidade é uma base teórica e que é no mercado de trabalho que vão aprender a executar. Esperam não ser largados sem rede nos primeiros dias de trabalho e contam com uma equipa por trás para os apoiar. E quando se fala em benefícios não dispensam o seguro de saúde.

Foram algumas destas características que aprofundei durante a minha conversa com três colaboradoras do futuro, no PortoRH Meeting. Com um background comum, uma história de vida partilhada, mas projetos de futuro muito diferentes, a Carolina Lopo, a Daniela Ribeiro e a Inês Sousa partilharam o que esperam do seu futuro empregador e como imaginam a sua organização ideal. A Carolina Lopo, é proativa, persistente, divertida e aventureira e espera trabalhar na área das energias renováveis em prol da sustentabilidade. A Daniela Ribeiro é comunicativa, dinâmica, determinada e sorridente e tem duas grandes paixões: o marketing digital e a área comercial. A Inês Sousa é otimista, muito focada, empática e resiliente e apesar de ainda não saber qual a especialidade que gostava de seguir, espera acima de tudo tornar-se uma médica que nunca perca a humanidade e a empatia.

Estaremos preparados para acolher estes colaboradores do futuro nas nossas organizações? Estaremos aptos a concretizar os seus sonhos? A apoiá-los e responder da melhor forma às suas ambições?

Gostou deste artigo sobre os colaboradores do futuro? Subscreva a newsletter do RHBizz aqui. Siga-nos também no LinkedIn.

Formações ajustadas ao seu negócio

FORMAÇÕES À MEDIDA

Provocamos e aceleramos processos de mudança com a implementação e desenvolvimento de soluções pragmáticas orientadas para os resultados

SABER MAIS