RHBizz

O poder do teambuilding no engagement das equipas

Há um provérbio africano que diz: ‘’Se queres ir rápido, vai sozinho. Se queres ir longe, vai em grupo.”

Sabemos que as empresas são as pessoas e que o desenvolvimento das equipas é um fator indissociável do sucesso das organizações.

Neste sentido, a criação de equipas eficazes, promove o atingir de elevados níveis de envolvimento entre os seus elementos e é aqui que as atividades de teambuiding se tornam fundamentais ao permitirem desenvolver, cultivar e fortalecer o trabalho em equipa, ao mesmo tempo que promovem o employer engagement, aumentando a moral e a motivação dos colaboradores.

Ciente desta realidade e da importância das atividades de teambulding, a IFE desenvolve em parceria com a multinacional Catalyst, dinâmicas de trabalho em equipa com um cunho mais informal, onde a atividade física associada a desafios em equipa demonstram ser uma excelente forma de envolver os colaboradores, ao mesmo tempo que promovem um estilo de vida mais saudável e desenvolvem o espírito de equipa.

Para os especialistas da Catalyst, o ideal é temos colaboradores motivados (engaged) e simultaneamente comprometidos (commited) com a organização. Dessa forma toda a energia e motivação que trazem é canalizada para mover a organização na direção correta. Uma das ferramentas fundamentais para fomentar e desenvolver este tipo de atitudes nos colaboradores, nas duas vertentes referidas, é o recurso a atividades de teambuilding.

Acerca deste tema, a Catalyst refere ainda: ‘’A natureza informal e divertida dessas atividades, promove a empatia entre as pessoas, facilitando a comunicação e o conhecimento mútuo. A simples partilha e vivência deste tipo de experiências reforça os laços entre os colaboradores, aumenta a confiança mútua e fortalece o espírito de corpo de uma organização.

Todos nós já passámos por situações em que somos obrigados a superar desafios em equipa, fora da nossa zona de conforto, muitas vezes com pessoas que pouco ou nada conhecemos. Quando a experiência termina tudo está diferente. Já não são mais um grupo de pessoas mas sim uma equipa com referências comuns e cumplicidades mútuas. Estes sentimentos levariam muito tempo a desenvolver, ou nunca se desenvolveriam, se essas situações não tivessem sido vivenciadas e superadas.

Tudo isso, transportado para o ambiente normal de trabalho, ajuda a que este se torne mais agradável, aumentando a motivação dos colaboradores para as suas tarefas. Ou seja, apenas pelo facto de uma empresa proporcionar atividades de teambuilding aos seus colaboradores, aumenta o seu engagement.’’

Ainda segundo os nossos parceiros, as atividades de teambuilding não só promovem um ambiente que reforça o empenho dos colaboradores, como devem ser uma ferramenta para os alinhar com os objetivos da organização, e um catalisador para a mudança das suas atitudes. Para que estes efeitos sejam maximizados, e consigamos ter colaboradores engaged e commited, as atividades devem ser desenhadas e adaptadas à realidade e ao momento de cada organização. Por essa razão, na Catalyst, as atividades estão preparadas para que se adaptem e incorporem a mensagem dos clientes.

As atividades de teambuilding surgem assim como formas inovadoras de obter o compromisso dos colaboradores para com os objetivos comuns da organização e são uma excelente forma de criar um ambiente organizacional mais saudável, onde os níveis de energia e produtividade são mais altos e onde o envolvimento de todos constitui uma prioridade de topo.

Uma equipa que joga junto, mantém-se junto!

 

Formações ajustadas ao seu negócio

FORMAÇÕES À MEDIDA

Provocamos e aceleramos processos de mudança com a implementação e desenvolvimento de soluções pragmáticas orientadas para os resultados

SABER MAIS