RHBizz

O poder do desenvolvimento pessoal e profissional

Desenvolvimento pessoal e profissional

Texto | Isabel Barroso, Senior Account Formação, IFE – International Faculty for Executives

 

A propósito destas questões, recordo uma história que demonstra que o maior inimigo do sucesso e do desenvolvimento pessoal e profissional é na verdade o conformismo. A história leva-nos até uma aldeia muito pobre onde vivia a mais pobre das famílias, cujo único bem que possuíam era uma vaca faminta cujo pouco leite que dava, era o escasso alimento da família. Um dia, um velho mestre e o seu discípulo visitaram a aldeia e o pai, pobre mas hospitaleiro, convidou o mestre e o discípulo a passarem a noite com eles. No dia seguinte, bem cedo quando todos ainda dormiam, o velho mestre disse ao seu discípulo:

-Chegou a hora da lição.

Sem mais delongas e sob olhar atónito do discípulo, degolou a pobre vaca. O discípulo não entendeu o gesto do velho mestre, mas este disse-lhe apenas:

– Regressemos a casa.

Um ano mais tarde quando regressaram à aldeia para saber o que tinha acontecido aquela família, em vez do casebre miserável, encontraram uma casa grande e luxuosa da qual saiu o pai, com um ar orgulhoso. Ele contou que há um ano atrás, alguém lhes havia morto a pobre vaca e quando se viram sem sustento, perceberam então que tinham de reagir. E foi o que fizeram. Limparam o pátio das traseiras, semearam batatas e alguns legumes e passado algum tempo tinham não só o necessário para o seu sustento mas também para vender e, com os lucros, comparam mais sementes para plantar mais batatas, mais legumes…e assim continuar a crescer e a prosperar. Enquanto o pai contava a sua história, o discípulo percebeu finalmente, que a vaca tinha sido durante muito tempo, não só o único bem daquela família, mas também a corrente que a mantinha presa a uma vida de conformismo e acomodação.

Também todos nós temos uma vaca que nos permite ir sobrevivendo, mas que no fundo nos mantem presos ao insucesso e nos impede de crescer. Algo que nos mantém amarrados a situações confortáveis mas que nos deixa aquém do nosso verdadeiro potencial. Querer ter sucesso obrigamos a pensar estrategicamente acerca das nossas competências, objectivos e áreas onde precisamos evoluir. Esta não é tarefa fácil.

Para singrar, o desenvolvimento pessoal é de extrema importância, ajuda-nos a fazer frente aos problemas e às dificuldades, com optimismo rumo ao sucesso e a uma vida mais feliz e realizada. Nas learning organizations, os colaboradores têm a possibilidade de desenvolver competências e conhecimentos que associados à oportunidade de crescerem enquanto pessoas, os orientam rumo ao progresso profissional ao mesmo tempo que estes ajudam com o seu talento estas organizações a vencer em mercados altamente competitivos e a diferenciarem-se face aos restantes players.

A aposta no desenvolvimento das suas pessoas, promove a criação de um clima organizacional saudável, ajuda a elevar a moral dos colaboradores, a construir um sentimento de pertença, fortalece o engagement e atrair os melhores talentos.

Oportunidades para aprendermos e nos desenvolvermos estão em todo o lado, só temos que nos manter atentos, despertos e agir proactivamente.

 

Formações ajustadas ao seu negócio

FORMAÇÕES À MEDIDA

Provocamos e aceleramos processos de mudança com a implementação e desenvolvimento de soluções pragmáticas orientadas para os resultados

SABER MAIS