RHBizz

Literacia digital

Literacia digital

Equipas em teletrabalho e a importância da literacia digital

Diversidade e inclusão, ganham destaque no léxico corporativo e integram cada vez mais o discurso das empresas. Já vivenciar cada uma delas, não é óbvio para todas as empresas.

Veja-se o desafio que é gerir equipas no ambiente online quando o conhecimento da tecnologia e a agilidade não são iguais em todas as pessoas. O que podem as empresas fazer para garantir que o alinhamento existe e que o facto da literacia digital não ser a mesma, o trabalho em equipa flui e todos estão confiantes?

Algumas dicas:

  • Opte por plataformas digitais ágeis e intuitivas, facilmente exploradas e utilizadas por todos os colaboradores. Que não seja imperativo um conhecimento exaustivo da tecnologia associada, para que as pessoas possam usar as ferramentas apropriadas à função que desempenham.

 

  • Não exagere na frequência de reuniões de equipa, não exponha demasiado os colaboradores e tenha a preocupação de falar individualmente com cada um.

 

  • Partilhe oportunidades de formação que tornarão acessível o uso da tecnologia, que ninguém sinta desconforto em manifestar que não sabe e tem necessidade de “aprender”.

 

  • Transforme a aprendizagem numa experiência saudável de coesão da equipa, crie pequenos grupos em que uns aprendem com os outros, momentos divertidos em que trabalhar competências digitais acontece de forma natural e sem julgamentos.

 

 

  • Garanta que não é por desconhecimento do uso da tecnologia que um colaborador não tem um bom desempenho.

 

Agora que se aproxima o regresso ao escritório e que muitas empresas vão optar por modelos híbridos de trabalho, alternando o teletrabalho com a presença física no escritório, que esta possa ser uma opção acessível a todos. Lembre-se sempre que a tecnologia existe para estar ao serviço.

 Gostou deste artigo? Subscreva a newsletter do RHBizz aqui. Siga-nos também no LinkedIn.

Formações ajustadas ao seu negócio

FORMAÇÕES À MEDIDA

Provocamos e aceleramos processos de mudança com a implementação e desenvolvimento de soluções pragmáticas orientadas para os resultados

SABER MAIS