Liderança | Sabe como ser um bom líder?

Seja um líder autêntico

Muitas pessoas acreditam que para liderar uma equipa devem colocar uma ‘máscara’ e fingir ser uma pessoa diferente. “Infelizmente, na maioria das vezes essa ‘mascara’ é transparente e os membros da sua equipa conseguirão ver através dela. Por isso, seja autêntico, seja você mesmo e não tenter ser algo que não é”, defende o especialista.

Seja um líder claro no estabelecimento de expectativas

Não se foque apenas em coisas óbvias como objetivos de produtividade e performances. Faça com que a sua equipa se sinta à vontade para contribuir com ideias e para discutir pontos de vista de forma regular.

Não se esqueça dos standards

Faça questão de seguir as suas próprias regras, caso contrário tornam-se insignificantes. Seja rápido a agir e nunca perca de vista os standards.

Seja um ator

Esta regra parece contradizer a primeira, no entanto, serve para lembrar que quando se está numa posição de liderança, todos olham para o líder. “Apesar da sua equipa não ter consciência disso, o comportamento deles é apenas um reflexo do seu comportamento”, indica Jacobs.

Conheça os números que são importantes

Um líder deve saber que números são relevantes e tê-los sempre presentes na sua memória. “Obrigar-se a memorizá-los fará com que esteja sempre focado nas coisas certas”, explica.

Assuma a sua responsabilidade de líder

Se cometer um erro, admita, resolva e siga em frente. Se um dos membros da sua equipa cometer também um erro permita-lhe que faça o mesmo. Para além disso, é importante que passe a mensagem de que cada erro que a sua equipa cometer é da sua responsabilidade e que cada sucesso atingido foi conseguido apesar de si e não só por si.

Seja um líder resiliente

Não se deixe afundar e lembre-se que um dia mau não é o fim do mundo, assim como uma má semana, mês ou trimestre. Continue a fazer o que está certo e as coisas irão, certamente, melhorar.

Seja um líder justo

Quer esteja a elogiar, a criticar ou a promover, tenha em consideração que deve ser sempre justo. Seja consistente e não caia no erro de favorecer os membros da equipa preferidos.

Formações ajustadas ao seu negócio

FORMAÇÕES À MEDIDA

Provocamos e aceleramos processos de mudança com a implementação e desenvolvimento de soluções pragmáticas orientadas para os resultados

SABER MAIS