Flexibilidade no trabalho pode ajudar a atrair talentos

68% dos portugueses consideram que a procura por mais equilíbrio entre a vida profissional e pessoal está a impulsionar o trabalho flexível. A conclusão é de um estudo da Regus, que revela a necessidade crescente de equilibrar cada vez mais a vida profissional e pessoal dos colaboradores, também uma forma de “atrair talentos de várias áreas”.

O estudo publicado em janeiro mostra que as organizações têm também elas cada vez maior interesse em incentivar o trabalho flexível, não só por ser visto como uma forma de “criar organizações ágeis”, mas também por ser compreendido como uma forma de mostrar que se é capaz de “lidar com a rápida evolução das condições de mercado”.

De acordo com a Regus, 30% dos profissionais portugueses inquiridos neste estudo desejam trabalhar mais perto de casa, uma necessidade partilhada pelos inquiridos nos outros países envolvidos no estudo.

O estudo reflete as opiniões de cerca de 44 mil profissionais de 100 países e mostra que para 61% a procura por uma melhor conciliação entre a profissão e a família está contribuir para o crescimento da tendência do trabalho flexível.

De resto, como explica a Regus, o trabalho flexível “também é benéfico para as empresas, permitindo-lhes expandir ou retrair rapidamente, sem gastos avultados. Estas empresas encontram-se também em melhor posição para atrair talentos de várias áreas, especialmente se estiverem em consonância com as melhores práticas laborais no que respeita à flexibilidade.”

Jorge Valdeira, Country Manager da Regus Portugal, refere que “este estudo confirma que o trabalho flexível aumenta a eficiência e reduz os custos, permitindo às empresas poder reduzir o espaço subutilizado para escritórios e operar de uma forma mais ágil. Embora as motivações para o trabalho flexível possam diferir para as empresas e para os colaboradores, ambos têm a ganhar. O facto de as empresas já estarem a beneficiar com o trabalho flexível, com o aumento da sua agilidade, é uma boa notícia. Adicionalmente, ajudar os colaboradores a encontrar um equilíbrio mais satisfatório entre a vida pessoal e profissional cria uma força de trabalho mais saudável e produtiva.”

Formações ajustadas ao seu negócio

FORMAÇÕES À MEDIDA

Provocamos e aceleramos processos de mudança com a implementação e desenvolvimento de soluções pragmáticas orientadas para os resultados

SABER MAIS