RHBizz

Desafios da Formação de Executivos

Entrevista | Isabel Barroso, Senior Account  de Formação, IFE – International Faculty for Executives

 

A formação para os profissionais das empresas coloca ainda novos desafios?

Claro que sim. Hoje mais do que nunca a formação é parte importante de uma estratégia para fazer face à incerteza e à mudança. Os locais de trabalho são cada vez mais complexos, rápidos e tecnologicamente avançados. Os colaboradores sabem que ‘’fazer mais’’ ou trabalhar ‘’mais horas’’ já não é suficiente e que necessitam apostar de forma consciente e individualizada na melhoria contínua das suas competências, sob pena de se não o fizerem, serem ultrapassados e fracassarem profissionalmente.

 

A quem são colocados esses desafios, mais aos profissionais das empresas, aos seus responsáveis ou aos formadores? E em que medida?

Na verdade a todos, em diferentes medidas mas de forma integrada. O mercado está em constante evolução e para se ser bem sucedido, cada um em função do papel que desempenha tem que estar predisposto e preparado para enfrentar estes desafios.

Os colaboradores têm que estar disponíveis para aprofundarem e adquirirem novos conhecimentos, para alterar comportamentos, para se adaptarem a novos ambientes e realidades. Não podem ficar agarrados a atitudes conformistas que os impeçam de crescer. Têm que pensar estrategicamente sobre as suas competências, objetivos e áreas de desenvolvimento. As empresas devem agir como learning organizations, capazes de ajudar os seus colaboradores a crescerem, orientando-os rumo ao progresso, enquanto estes com o seu talento, ajudam as organizações a vencer em mercados altamente competitivos. Por fim, as empresas de formação e os seus formadores, têm que ser capazes de antecipar estas mudanças, manter-se na vanguarda e ter uma oferta consistente que ajude estes profissionais e as suas empresas a progredir e a competir de forma musculada com os seus pares e munidos das melhores ferramentas.

 

Como concebem na vossa instituição um ambiente que considerem propício para a formação, interessante para os profissionais, rentável para as empresas, desafiador para todos?

Tentamos criar um ambiente capaz de envolver os diferentes players, através da oferta e implementação de soluções de formação que respondam eficazmente às necessidades dos nossos parceiros. Programas que tragam valor acrescentado, consistentes com a qualidade que oferecem, entregues por profissionais competentes, com recurso a metodologias inovadoras e atraentes. Procuramos acima de tudo, estar a par das tendências, implementando-as antecipadamente e sendo uma referência no setor.

 

Fonte | Revista Human

 

Formações ajustadas ao seu negócio

FORMAÇÕES À MEDIDA

Provocamos e aceleramos processos de mudança com a implementação e desenvolvimento de soluções pragmáticas orientadas para os resultados

SABER MAIS