Dados e storytelling: o segredo para conteúdos de formação impactantes?

Dados e storytelling: o segredo para conteúdos de formação impactantes?

Como saber em que nos devemos focar quando desenvolvemos conteúdo para uma formação? De acordo com o portal Training Industry, a solução pode estar na combinação de dados com ferramentas de storytelling.

Loren Sanders, senior adviser of learning and communications da CVS Health, diz que no que diz respeito à criação de conteúdos de formação apelativos e eficazes, “o melhor que podemos fazer é aprender a contar uma história envolvente” e baseada em dados. Conheça as dicas da especialista:

Escolha uma narrativa com princípio, meio e fim

Analise a audiência e as suas preferências e adapte o estilo de comunicação. “Use um ‘gancho’, por exemplo, ao falar de um momento de descoberta que teve e use as informações mais interessantes disponibilizadas pelos dados que tem ao seu dispor.

A história que criar deve ser capaz de responder às seguintes questões: o que é que a minha audiência deve aprender? O que é que a minha audiência já sabe?

Use elementos visuais simples

Uma das melhores formas de contar uma história de forma apelativa é usar diferentes formas de representação dos dados e editar o desnecessário. Além disso, lembre-se: não importante o quão bonita uma apresentação é se não contar a história de forma correta.

Fazer as perguntas certas

Além disso, uma boa história deve ser capaz de responder a perguntas específicas com respostas acionáveis. Assim, em vez de perguntar ‘Como posso ajudar a minha equipa de customer service a melhorar as taxas de satisfação?’, deve perguntar ‘Quais são os comportamentos que permitem à minha equipa responder de forma mais rápida e eficaz?’. Fazer as perguntas certas permite criar conteúdos de formação fáceis de colocar em prática.

De onde vêm os dados

Os dados são provenientes de questionários? Usámos alguma ferramenta de analytics? Assim que sabemos de onde vêm os dados, devemos ser capazes de determinar se são relevantes para as questões que colocámos previamente. Se não, poderá ser necessário repensar a abordagem de recolha de dados ou as questões que colocámos.

Assim que recolhemos todos os dados, devemos ser capazes de criar uma história com insights claros e apresentá-la para que toda a gente entenda.

A criação de conteúdos de formação apelativos e eficazes poderá ser totalmente conduzida pelos dados, desde que saibamos trabalhá-los e apresentá-los de uma forma simples e clara para todos. As empresas melhor posicionadas para mudar na próxima década serão aquelas preparadas para a recolha do tipo certo de dados e para investir na sua capacidade analítica.

Gostou deste artigo?
Subscreva a newsletter quinzenal do blog RHBizz. Clique aqui.

Formações ajustadas ao seu negócio

FORMAÇÕES À MEDIDA

Provocamos e aceleramos processos de mudança com a implementação e desenvolvimento de soluções pragmáticas orientadas para os resultados

SABER MAIS