RHBizz

À Conversa com…Paula Arriscado, Diretora da Divisão de Pessoas, Marca e Comunicação do Grupo Salvador Caetano

Qual o seu principal desafio na sua atual função?

A implementação de uma estratégia de Employer Branding baseada numa Gestão por Valores no Grupo Salvador Caetano, que visa unir negócio, ideias e pessoas, de forma transformar cada empresa “numa excelente casa para se trabalhar” é o desígnio da Direção Corporativa de Pessoas, Marca e Comunicação, a qual integro e oriento.

Para ser possível dar resposta a esta missão, são vários os desafios que abraçamos, enquanto Organização: criar uma visão comum para o conjunto das áreas de negócio do Grupo Salvador Caetano e respetivas empresas; tornar os 6.000 colaboradores do Grupo em verdadeiros embaixadores da marca Ser Caetano. Assim e com vista a reter, desenvolver e atrair talento, a resposta desta direção assenta numa gestão integrada de Pessoas, através de uma estratégia que alia os recursos humanos à marca e comunicação corporativas, através de uma marca agregadora que transforma os Valores do GSC em comportamentos diários das Empresas, Lideranças e todos os nossos Colaboradores.

Concluindo, o desafio da minha função é participar ativamente numa Equipa multidisciplinar e heterogénea que tem a responsabilidade de trabalhar diariamente para fazer tudo isto acontecer.

Numa perspetiva de ‘Ser Caetano’ o que significa dar autonomia aos colaboradores?

“Ser Caetano” está na origem do Grupo e traduz o pensamento e herança do seu Fundador, Salvador Fernandes Caetano, que sempre acreditou e estimulou a capacidade de iniciativa e criatividade, de cada um, responsabilizando as chefias quer no dissimilar da cultura, quer no desenvolvimento da autonomia das respetivas equipas. Esta forma de estar foi assumida publicamente pelo Fundador do GSC no 1º Congresso de Ética Empresarial, em Maio de 1996: “A cultura da empresa manifesta-se pela postura empresarial dos seus gestores, no plano interno e externo, criando e transmitindo uma imagem de credibilidade. (…) A empresa deve contribuir para que aumentem em cada dia, a dedicação, competência e capacidade de realização. A empresa deve procurar a promoção social, estimulando e recompensando a sua capacidade de iniciativa e criatividade, através da formação permanente, valorização profissional e plano de carreira”.

Portanto, a cultura “Ser Caetano”, enquanto marca agregadora baseada numa Gestão por Valores, tem por obrigação transformar cada valor em comportamentos diários, os quais só acontecem com equipas autónomas e de alto rendimento:

  • Ambição –> Ser Exigente e Ambicioso
  • Responsabilidade –> Ser Socialmente Responsável
  • Cooperação –> Ser Cooperante e Trabalhar em Equipa
  • Confiança –> Ser Próximo e Confiável
  • Comprometimento –> Ser Comprometido com o Cliente

Em termos de identidade visual da marca e tendo em conta a respetiva proposta de valor, o “Ser” transporta-nos para a individualidade de cada Colaborador que contribui para um todo “Caetano”. Esta estratégia centrada na Gestão por Valores pretende apoiar a melhoria contínua e o desempenho organizacional, assim como a sustentabilidade a longo prazo, olhando e refletindo sobre as perspetivas do indivíduo e do coletivo em uníssono. Todos são peças fundamentais para a transformação destes valores em comportamentos, de forma a contribuírem para o sucesso e rentabilidade do Grupo Salvador Caetano. Dar autonomia aos Colaboradores é fazer com que estes cumpram esta premissa base, através de comportamentos alicerçados na Ambição, Responsabilidade, Confiança, Cooperação e Comprometimento. Comportamentos que se querem reforçados por uma Liderança pelo Exemplo.

Numa frase defina ‘Power to People’ numa perspetiva do Grupo Salvador Caetano.

A melhor forma de o fazer é através de mais uma frase assumida publicamente pelo Fundador do Grupo Salvador Caetano no 1º Congresso de Ética Empresarial, Maio de 1996:  “O factor humano – o Homem – é, no seu todo, o único e verdadeiro activo das empresas”.

Formações ajustadas ao seu negócio

FORMAÇÕES À MEDIDA

Provocamos e aceleramos processos de mudança com a implementação e desenvolvimento de soluções pragmáticas orientadas para os resultados

SABER MAIS