5 skills essenciais que ninguém lhe ensina, mas que tem de aprender

5 skills essenciais que ninguém lhe ensina, mas que tem de aprender

Independentemente da sua área de expertise, existem lições que só podem ser aprendidas na escola da vida. E num mercado de trabalho cada vez mais competitivo, as organizações procuram, cada vez mais, pessoas que tenham aprendido não só os essenciais para a função que exercem, mas que tenham tido a oportunidade de experienciar o mundo à sua volta e desenvolver determinadas competências.

E apesar de as soft skills não serem mensuráveis, não quer dizer que sejam menos importantes que qualquer outra competência. As competências técnicas podem até garantir uma entrevista de emprego, mas são estas competências que lhe vão garantir o posto de trabalho.

Empatia

Theodore Roosevelt dizia que “as pessoas não se preocupam com o quanto você sabe até saberem o quanto você se preocupa”. Quantos de nós não tivemos já ‘conversas surdas’? Conectar-se com os outros implica ser empático.

Estar presente. Olhar a pessoa nos olhos quando comunica e tentar, sempre, entender o seu ponto de vista, colocando de lado o seu próprio julgamento em relação ao que está certo e ao que está errado. Nas relações laborais isto é especialmente importante. Ofereça-se para ajudar os outros, encoraje a sua equipa e seja gentil.

Resolução de conflitos

O conflito é um dos problemas mais difíceis de resolver no seio das organizações. Mas evitar o conflito também não é solução, porque o ressentimento e frustração contidos implicam necessariamente uma má comunicação entre membros da mesma equipa, o que em última análise coloca em risco os objetivos da empresa.

Como resolver os conflitos? A capacidade de resolver conflitos implica que recorra a outras competências. Saber ouvir é uma delas. Quando uma pessoa fala é porque acredita que tem algo de importante para partilhar e quer ser ouvida. Se ouvir o outro com atenção estará a validar a importância daquilo que essa pessoa tem a dizer como profissional.

Colaboração e trabalho de equipa

Qualquer organização deseja ter uma equipa que trabalhe bem em conjunto. Isto significa que às vezes temos de saber liderar, outras temos de saber ser ‘seguidores’ e, sobretudo, que temos nos adaptar aos outros.

Adaptabilidade

Para ser bem-sucedido é preciso gostar de aprender e de estar em constante crescimento, estando disposto a alargar as competências para ir ao encontro das necessidades da organização.

Fazer as perguntas certas

Não tente ser a pessoa que tem sempre as respostas certas. Tente ser a pessoa que faz as perguntas certas! Fazer as questões certas promove a partilha de opiniões e estimula a discussão, o que no final resultará em novas ideias.