5 dicas para melhorar o foco e ser mais eficaz

foco no trabalho - Rh Bizz

Terminada a época festiva e chegado o novo ano, são muitos os que regressam ao trabalho contaminados por desmotivação e uma certa nostalgia por deixar os dias de lazer para trás (quem nunca?).

Felizmente, há pequenos passos que podemos implementar para recuperar o foco, manter a concentração e sermos mais eficazes. Damos-lhe algumas dicas.

1- O bem-estar é essencial

O que comemos, o que fazemos e a forma como dormimos tem um enorme impacto no nosso bem-estar físico. Contudo, o que quase ninguém sabe é que a forma como nos alimentamos e a nossa higiene do sono podem afetar o nosso foco.

Mitchell Hicks, psicólogo clínico e coordenador do curso de Psicologia da Walden University, explicou recentemente ao portal Thrive que “a nossa capacidade de nos concentramos é dramaticamente influenciada pela nossa fadiga, pela nossa nutrição, pela desidratação e pela fome”. Por isso, cuidar de si é uma das melhores formas de ter uma boa performance enquanto profissional.

2- Uma coisa de cada vez

Sim, ‘venderam-nos’ a ideia de que para sermos bem-sucedidos temos de ser multitaskers, mas a verdade é que há vários estudos que demonstram que são muito poucas as pessoas que conseguem gerir (bem) várias tarefas ao mesmo tempo. A realidade é que o nosso cérebro não está inteiramente focado quando estamos a desempenhar várias tarefas ao mesmo tempo e isso tem impacto na produtividade. Quando a nossa atenção está repartida por várias coisas, como menos eficientes e, consequentemente, menos produtivos.

Uma das melhores estratégias pode ser tentar perceber quando é que é mais produtivo (de manhã ou à tarde) e fazer as tarefas mais exigentes durante esse período. Faça as restantes tarefas noutra altura.

3- Faça listas (que não sejam intermináveis)

As listas podem, acima de tudo, ajudá-lo a priorizar as tarefas que são realmente prioritárias. Porém, se a sua falta de foco se dever ao facto de se sentir assoberbado com a quantidade de coisas que tem para fazer, criar uma lista pode tornar as coisas piores.

Para evitar este sentimento, identifique as coisas mais importantes que tem para fazer em determinado dia e escreva-as. As restantes, igualmente importantes, mas não tão prioritárias, devem ser colocadas noutra lista.

4- Trabalhe muito, mas descanse em igual quantidade

Às vezes não nos conseguimos concentrar porque aquilo que precisamos mesmo é de descansar. As pausas frequentes são mais positivas do que negativas no impacto que têm na nossa produtividade. Vá dez minutos à rua caminhar ou coloque os headphones e oiça música durante alguns minutos. Reservar tempo para recarregar baterias e se afastar do trabalho pode melhorar drasticamente o foco e a produtividade.

5- Recorra a um colega de trabalho que o responsabilize

A autodisciplina pode ser desafiante para algumas pessoas e a verdade é que com ajuda, quase todas as tarefas são mais fáceis. Por isso, escolha um colega de trabalho que o ajude a estar focado. Crie objetivos e partilhe-os com essa pessoa, que deverá ter o papel de o responsabilizar sempre que não estiver a cumprir os objetivos que traçou, sejam pausas a cada duas horas ou listas de prioridades.

Gostou deste artigo?
Subscreva a newsletter quinzenal do blog RHBizz. Clique aqui.

Formações ajustadas ao seu negócio

FORMAÇÕES À MEDIDA

Provocamos e aceleramos processos de mudança com a implementação e desenvolvimento de soluções pragmáticas orientadas para os resultados

SABER MAIS