Academias Corporativas

ALINHAR COMPETÊNCIAS AOS OBJETIVOS DO NEGÓCIO

As Academias Corporativas estão assentes numa arquitetura de aprendizagem colaborativa, atuam como elemento agregador e garantem o alinhamento entre cultura, estratégia, negócio e competências das pessoas e equipas

As organizações estão conscientes deste papel fulcral da aprendizagem corporativa, no entanto, são muitas as questões:

  • Qual a estrutura e o modelo de gestão, de uma AC adequada à organização?
  • Como implementar uma AC que reflita a cultura e a estratégia da organização e contribua para atingir os objetivos do negócio?
  • Que factores críticos de sucesso devem ser considerados?
  • Como construir uma equipa de suporte, interna, externa?

Atentos a esta realidade temos definidos um conjunto de cenários, ferramentas, processos de construção de Academias Corporativas, com modelos diferenciados adequados a cada organização.

DIAGNÓSTICO

  • Perceber a cultura da organização
  • Conhecer a estratégia
  • Compreender a estrutura e funcionamento dos processos de formação
  • Identificar as competências chave para promover o alinhamento com o negócio
  • Identificar potenciais parceiros

DESENHO

  • Definir o Modelo de Academia Corporativa
  • Eixos de atuação e público alvo
  • Recursos humanos, materiais e tecnológicos
  • Estrutura financeira
  • Definição dos indicadores de performance

CONSTRUÇÃO

  • Currículos de aprendizagem customizados que se tornam propriedade do cliente
  • Definição de competências essenciais
  • Treino de formadores internos do cliente

GESTÃO E OPERACIONALIZAÇÃO

  • Comunicação interna da AC
  • Gestão operacional da AC
  • Monitorizar a performance
  • Avaliar o impacto e medir o ROI
  • Processos de melhoria contínua