Facilitação da Mudança
Qual é o seu nível de abertura à mudança?
objetivos
- Identificar os diferentes tipos de mudança e as suas consequências
- Utilizar estratégias de gestão das emoções e de preocupações
- Reconhecer as várias barreiras à mudança e utilizar estratégias para as ultrapassar
- Otimizar a capacidade de comunicação, empatia e resiliência em processos de mudança
- Utilizar estratégias de gestão/mediação de conflitos ligados a processos de mudança
- Utilizar ferramentas para promover, estimular e implementar a mudança nas equipas que integra e/ou lidera
A quem se dirige
Dirigindo-se a managers ou responsáveis de equipa/departamentos, esta formação profissional em Facilitação da Mudança tem como objetivo saber como utilizar estratégias de gestão de emoções e gestão de conflitos para promover a abertura à mudança. Desenvolva a sua capacidade de comunicação e de liderança com esta formação.
O que nos faz mudar?
- Autodiagnóstico: qual o meu nível de abertura à mudança?
- Tipos de mudança, fatores desencadeadores e respetivos efeitos
- A fórmula mágica da mudança: custo vs benefício no processo de mudança
Facilitar os processos de Mudança
- Utilizar estratégias que promovem a abertura à mudança
- Desenvolver auto confiança, autoeficácia e a motivação intrínseca
- Identificar barreiras à mudança e estratégias para as ultrapassar
- Sair da zona de conforto
- O privilégio da adversidade
- O papel das crenças, expectativas e da seletividade percetiva na atitude face à mudança
- O efeito de Pigmalião: autorrealização de profecias
- Condutor ou passageiro? Atitude reativa vs. atitude proativa
Gestão das emoções
- O papel das emoções nos contextos de mudança
- Técnica para gerir as preocupações
Comunicação em contextos de mudança
- A importância da comunicação para promover a adesão
- Níveis de escuta, tipos de perguntas
- Dar e receber feedback
- Reconhecer e reforçar comportamentos de sucesso no processo de mudança
Gestão e mediação de conflitos ligados à mudança
- Identificar os sinais precursores e a natureza dos conflitos
- Diferentes estratégias de gestão de conflitos
A gestão do desempenho no processo de mudança
- Utilizar estratégias de gestão das objeções à mudança e influenciar positivamente a mudança de atitude/comportamentos
- Estabelecer objetivos e desenvolver um plano de ação
FORMADORA - Cláudia de Almeida
Consultora Sénior, Facilitadora de Workshops e Psicóloga Clinica na área de Programas de Desenvolvimento Pessoal e Organizacional.
Ao nível da formação e consultoria, é certificada pelo IEFP, tem uma experiência de 16 anos em formação e é especialista nas áreas da Inteligência Emocional, Liderança, Gestão de Equipas, Comunicação, Organizações Positivas, Bem-estar, Atendimento ao Cliente, Influência, Trabalho em Equipa e Falar em Público. É certificada em vários instrumentos de Diagnóstico e Desenvolvimento pessoal, tais como: Master em Programação Neurolinguística, certificação reconhecida pela IA-NLP (International Association of NLP) e pelo InPNL (Instituto Internacional de Programação Neurolinguística, Portugal), MBTI (Myers-Briggs Type Indicator da OPP, Reino Unido), DISC (Certified Professional Behaviour Analyst pelo Success Insight International - Portugal), Instrumentos de Wave Professional e o Wave Performance 360º da Saville Consulting (Conceito O2, Portugal).
Licenciada em Psicologia na área das Organizações, pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa e Pós-graduada em Formação de Adultos – Educar e Formar – Mutações e Convergências de um campo profissional, pela Universidade de Psicologia e Ciências da Educação, Universidade de Lisboa.
Desenvolvimento de exercícios práticos, entre eles a realização de um autodiagnóstico para perceber a abertura à mudança.
- Código da Formação: 1871924
- Preço: 695 € (+iva)
- Duração: 2 dias - 14 horas
- Local: LISBOA, PORTO